XVIII Encontro Nacional da ANPOF

22 a 26 de outubro de 2018
Vitória - ES

A ANPOF realizará de 22 a 26 de outubro seu XVIII Encontro Nacional em Vitória, no Campus Goiabeiras, da Universidade Federal do Espírito Santo. As inscrições para o evento terão início hoje, 26 de fevereiro, e obedecerão a um cronograma divulgado na página do evento no portal da ANPOF. A data final para submissão de trabalhos é o dia 07 de maio. A partir do dia 08 de maio os valores das inscrições das diversas categorias de participantes serão gradativamente elevados até próximo ao início do evento.

Desde a realização do primeiro Encontro Nacional, em Diamantina/MG, em 1984, os eventos da ANPOF se consolidaram como o evento mais importante da área de filosofia no Brasil e presentemente é um dos maiores do gênero no mundo. Com a contribuição inestimável dos Grupos de Trabalho e dos Programas de Pós-graduação afiliados, os Encontros Nacionais da ANPOF reúnem parte expressiva da nossa comunidade filosófica brasileira e ainda convidados internacionais na discussão e na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas.

Além das apresentações das pesquisas dos mais de 2000 participantes esperados, teremos ainda minicursos, mesas-redondas, debates sobre política acadêmica e sobre o funcionamento de instituições importantes para a área, como a CAPES, o CNPq e a própria ANPOF. 

O Programa de Pós-graduação em Filosofia, o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF- FILO/Núcleo UFES) e o Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo serão os anfitriões do evento. Litorânea, a capital do Espírito Santo possui em sua orla uma estrutura hoteleira ampla com fácil acesso ao Campus Goiabeiras. Vitória também oferece infraestrutura básica de pequenos hotéis e pousadas a preços mais acessíveis tanto no centro da cidade quanto na região do Campus. A ANPOF buscará negociar condições ainda mais favoráveis de hospedagem e alimentação, conforme divulgaremos oportunamente.

A realização do evento mais uma vez no espaço da universidade nos permitiu manter o valor das inscrições dos docentes e ainda reduzir um pouco o valor da inscrição dos discentes. Além disto, manteremos subsídios para discentes de universidades cujo deslocamento para Vitória é mais oneroso.

Todas as categorias de participantes já podem realizar sua inscrição, mas nos próximos dias faremos uma chamada específica para o IV Encontro Anpof Ensino Médio, que mais uma vez ocorrerá junto às atividades do Encontro Nacional da ANPOF.