Chamada de artigo - Sapere aude

A revista Sapere aude, do Departamento de Filosofia da PUC Minas, abre chamada de artigo para seu próximo dossiê, MARX: 200 ANOS. Submissão até o dia 30 de outubro de 2018.

Em maio de 2018 se comemora os 200 anos de nascimento de Karl Marx (1818-1883) e a revista Sapere Aude abre aos estudiosos de sua obra a oportunidade de apresentar a riqueza de seu pensamento e sublinhar sua relevância para a compreensão da sociedade contemporânea. Ao contrário de alguns juízos que anunciam Marx como um autor ultrapassado, interessa-nos pensar a atualidade de suas teses, nesse momento em que a materialidade das questões econômicas se mostra, de uma forma quase despudorada, como o cerne das contradições que impactam a vida social e política, atingindo a democracia e a noção de justiça social. Nada mais urgente que conhecer, discutir e repensar o lugar de suas contribuições à análise da sociabilidade, de forma a nos reapropriarmos da arma da crítica oferecida por Marx, no sentido de colocar novamente no horizonte a questão da emancipação humana.

http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude

 

Mirabilia Journal 2018/1

À Comunidade Acadêmica,

Informamos o lançamento de Mirabilia Journal – publicação do Institut d’Estudis Medievals (IEM) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) – edição deJunho de 2018, e suas respectivas seções:

ZIERER, Adriana; COSTA, Ricardo (orgs.). Mirabilia Journal 26 (2018/1). Society and Culture in PortugalInternet;

SALVADOR GONZÁLEZ, José María; SILVA, Matheus Corassa (orgs.). Mirabilia Ars 08 (2018/1). Between the sacred and the profaneInternet;

CORTIJO, Antonio; MARTINES, Vicent (orgs.). Mirabilia MedTrans 07 (2018/1). New Approaches in the Research on the Crown of AragonInternet.

Nossa diversidade de trabalhos mostra a pluralidade de perspectivas e abordagens dos temas tratados. O fato de recebermos textos de especialistas de mais de uma dezena instituições acadêmicas de seis países (Espanha, Portugal, Brasil, Itália, Grécia e Argentina) e que superaram o peer review reafirma Mirabilia Journalcomo uma publicação espanhola de alto impacto – indexada, aliás, em mais de oitenta programas internacionais de busca de publicações acadêmicas, especialmente ERIHPLUS (Índice Europeu de Referência para as Ciências Humanas e Sociais), um dos mais prestigiados sistemas europeus, e o cumprimento de todas as características consideradas por LATINDEX ou a boa avaliação de Journal Scholar Metrics. Arts, Humanities, and Social SciencesPor fim, agradecemos a todos os pesquisadores que contribuíram para os presentes volumes.

www.revistamirabilia.com

Revista Temporal - novo portal e chamada para artigos

Chamada para artigos Temporal, v 2, n 3, jul 2018

Justiça

Walter Benjamin, em um texto de 1921, cujo teor de complexidade já se enuncia na difícil tradução de seu título Zur Kritik der GewaltPara uma crítica da violência ou Crítica da violência – crítica do poder, pensa como se institui a ordem do direito:
"A justiça é o principio de toda instauração divina dos fins, o poder é o princípio de toda instauração mítica do direito". (Para uma crítica da violência, In: Escritos sobre mito e filosofia, 2011).

A Justiça, ordem divina dos fins, não se estabelece por um código de direito, ordem violenta e mítica dos meios. Direito, poder e violência estão, portanto, imbricados. E a relação entre Justiça e Direito é problemática. Claro que a leitura é polêmica, e aberta a contraposições, mas não deixa de ser atual pensar qual a potência/poder – Gewalt – do Direito e da Justiça nos dias atuais.  O dossiê de nosso próximo número propõe investigar esse poder em suas múltiplas facetas.

Aceitamos contribuições até 31 de julho.

Continue Reading

REVISTA REFLEXÕES DE FILOSOFIA – ANO 07, Nº 13 de JUL a DEZ de 2018

É com  satisfação que informamos a publicação do Nº 13, ano 07 / 2018, da Revista Reflexões de Filosofia.Revista do Grupo de Estudo em Política, Edução e Ética - GEPEDE / UVA / CNPQ. Dossiê L. Feuerbach, organizado pela Prof. Dr. José Edmar Lima Filho- UVA.

E-mail para envio de Artigos. r.reflexoes@gmail.com 

REVISTA REFLEXÕES DE FILOSOFIA – ANO 07, Nº 13 de JUL a DEZ de 2018

Continue Reading

Revista Trilhas Filosóficas: Dossiê Kierkegaard e a Educação

pageHeaderTitleImage pt BR
É com muita satisfação e alegria filosófica que o Departamento de Filosofia da UERN, Campus Caicó- CaC, e o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, núcleo da UERN, convidam a todos para leitura e divulgação do novo número da revista Trilhas Filosóficas. O vol. 11, Nº 1 de 2018 é um Dossiê Kierkegaard e a Educaçãoorganizado pelo Prof. Dr. Marcos Érico de Araújo Silva (UERN), contando com 11 artigos de pesquisadores, sobretudo da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard), com especial destaque para seu membro de honra Alvaro Valls, tradutor de Kierkegaard e ex-presidente da ANPOF. A partir deste número procuraremos publicar um número ao ano de um Dossiê em que pesquisadores pensarão a temática da Educação a partir de um determinado filósofo consagrado na tradição filosófica.


Veja Sumário:
http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/issue/view/V.%2011%2C%20N.%201%20%282018%29%3A%20REVISTA%20TRILHAS%20FILOSÓFICAS/showToc

Leia a Apresentação: http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/3032/pdf

Boa leitura!

Revista DIAPHONIA vol 4, n°1/2018

cover issue 988 pt BR

Prezados Leitores,

É com grata satisfação que lançamos, agora, o n°1/2018, referente ao Volume 4, da Revista DIAPHONIA [ISSN 2446-7413] do Curso de Filosofia da UNIOESTE [http://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/issue/view/988]

Trata-se de uma publicação pioneira, na UNIOESTE, voltada, prioritariamente, à produção acadêmica em nível de graduação, mas sem deixar de ser aberta e plural a pesquisadores de pós-graduação e docentes.

 

A DIAPHONIA segue, pois, aberta a colaborações em fluxo contínuo! Elas podem ser submetidas, via cadastro, no próprio sistema ou interface da Revista: 

http://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/


Desejamos a todos um salutar experimento de leitura!
Comissão Editorial da DIAPHONIA
UNIOESTE/Campus Toledo