You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare

Veja aqui uma seleção de notícias publicadas em páginas de veículos de comunicação que produzem conteúdo de interesse da nossa comunidade.

 

Advanced search options Advanced search options


Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil - Sociedade Portuguesa de Filosofia, Associação Portuguesa de Sociologia e Associação de Portuguesa de Antropologia

A Sociedade Portuguesa de Filosofia, a Associação Portuguesa de Sociologia e a Associação de Portuguesa de Antropologia têm acompanhado, com apreensão cívica e consternação intelectual, a degradação profunda da situação pública a que estão a ser sujeitos nas áreas científicas que representamos colegas do Brasil, suas instituições e mecanismos de trabalho.
Petição Pública
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT92978

Académicos portugueses mandam "um cheirinho de alecrim" para o Brasil

A história tem um episódio perturbador. Já se sabia que o governo brasileiro tinha em curso várias medidas polémicas para cortar gastos na educação. E também que o atual ministro do setor, Abraham Weintraub, defende que um dos seus objetivos é "vencer o marxismo cultural nas universidades".
Diário de Notícias
https://www.dn.pt/pais/interior/academicos-portugueses-mandam-um-cheirinho-de-alecrim-para-o-brasil-10892450.html

DECLARACIÓN PÚBLICA – enfático rechazo a la declaración reciente del presidente brasilero Jair Bolsonaro

Por medio de la presente, comunicamos nuestro enfático rechazo a la declaración reciente del presidente brasilero Jair Bolsonaro respecto del posible recorte del financiamiento público de las Facultades de Filosofía y Sociología, para con ello, redestinar dichos recursos al fomento del desarrollo de otras disciplinas con resultados más útiles y rápidos.
Asociación Chilena De Filosofía (ACHIF)
http://www.achif.cl/declaracion-publica-enfatico-rechazo-a-la-declaracion-reciente-del-presidente-brasilero-jair-bolsonaro/

Sociedade Brasileira de Física repudia ataque às ciências humanas e mais um corte de 30% na educação

O Brasil sem dúvida apresenta muitos problemas, demandando grande esforço conjunto para atingirmos o grau de desenvolvimento humano que nosso povo tanto merece e necessita. Mas apesar de todas as nossas dificuldades e deficiências, vivemos numa sociedade ampla e dinâmica, com claro potencial de crescimento, e que para tal pode contar com diferentes organizações da sociedade civil capacitadas e preocupadas com o desenvolvimento brasileiro. Dentre essas instituições, sem dúvida as universidades, e em especial as universidades públicas, personificam a geração de conhecimento, ideias e análises críticas tão necessárias ao progresso social que almejamos. A própria designação universidade (do latim ‘universitas’, ou seja, o todo), remete a sua função primordial, que é criar conhecimento e transmiti-lo na forma mais diversa e geral concebível. Isto é justamente a pluralidade que a sociedade tanto precisa, englobando todos os saberes: artísticos, científicos, humanísticos, técnicos, etc.
SBF- Sociedade Brasileira de Física
http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/acontece/893-sociedade-brasileira-de-fisica-repudia-ataque-as-ciencias-humanas-e-mais-um-corte-de-30-na-educacao
Page 1 of 4 Results 1 - 20 of 72
FaLang translation system by Faboba