AGENDA ANPOF
  • INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

    Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da Anpof e a comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF definiram por suspender a partir de hoje as inscrições e as submissões para o encontro e consultar a comunidade sobre os encaminhamentos futuros.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME2-ENG
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
Working Groups ANPOF

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Lançamento do livro "O Valor da Simplicidade" Jelson Oliveira

Elogio à simplicidade é o título do novo livro do filósofo Jelson Oliveira, professor do programa de pós-graduação em Filosofia da PUCPR. A obra, que sai com o selo PUCPRess, é o terceiro volume da Coleção Sabedoria Prática, cujos outros dois títulos (Sabedoria prática e Filosofia da viagem), foram revisados e estão sendo relançados num charmoso box de Filosofia do cotidiano. Os livros serão lançados no próximo dia 23.08, às 20h, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.  

Elogio à simplicidade analisa como o conceito de simplicidade se desenvolveu ao longo da história ocidental, associado a valores como prudência, moderação, temperança, equilíbrio, serenidade. O livro foi dividido em duas partes: “nada em excesso” e “conhece-te a ti mesmo”, dois lemas gregos escritos no Templo de Delfos. Na primeira parte, o autor analisa a simplicidade como princípio exterior: o consumismo exagerado, a ostentação e o luxo no morar, comer e vestir. Na segunda parte a simplicidade é um princípio interior: um cuidado consigo mesmo que leva a uma vida mais tranquila, com relações mais autênticas, baseadas na prudência e na moderação.

Segundo a proposta do livro, a simplicidade é um equilíbrio entre a pobreza e a riqueza. Um princípio político, portanto, um modo de existir que faz parte da dietética dos cuidados, um regime filosófico cujo benefício é a beleza existencial. Uma arte de viver destinada ao bom uso dos prazeres e à satisfação adequada das necessidades vitais. Elogio à simplicidade, nesse sentido, analisa a forma de relação com os objetos dispostos para o nosso uso no mundo, com a natureza vinculada ao nosso cuidado e com as gerações futuras sob nossa responsabilidade. Ao elogiá-la, a obra valoriza as práticas de vida simples que contestam aquilo que muitos consideram o único modo de viver em nossa sociedade, que é, sobretudo, uma sociedade de consumo.

Com uma linguagem ao mesmo tempo densa e simples, Elogio à simplicidade é um livro para todos os que querem recordar a importância teórica do conceito, mas sobretudo para quem pretende ressignificar a própria vida e rever suas práticas cotidianas.
FaLang translation system by Faboba