You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare

COORDENADORA

Maria Cristina Müller (UEL)

Contato - mcrismuller@hotmail.com

 

NÚCLEO DE SUSTENTAÇÃO

Adriana Delbó Lopes (UFG)
Adriano Correia Silva (UFG)
André Constantino Yazbek (UFF) 
Bethânia de Albuquerque Assy (UERJ/PUC-Rio)

Castor Bartolomé Ruiz (UNISINOS)
Daniel Arruda Nascimento (UFF)
Edson Teles (UNIFESP)

Fábio Abreu dos Passos (UFPI)
José Luiz de Oliveira (UFSJ)
Maria Cristina Müller (UEL)

Mariana de Mattos Rubiano (USP)
Odílio Alves Aguiar (UFC)
Rodrigo Ribeiro Alves Neto (UNIRIO)
Sônia Maria Schio (UFPel)

 

OUTROS INTEGRANTES

Deyvison Rodrigues Lima (UFRJ)

Márcia Junges (UNISINOS)

Ricardo George de Araújo Silva (UVA/UFC)

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler (UNISINOS)

Coordenador:

Rodrigo Ribeiro Alves Neto (UNIRIO/UFRN).

e-mail: rodrigo.alvesneto@gmail.com 

 

Núcleo de Sustentação:

Adriana Delbó Lopes – Universidade Federal de Goiás (UFG)

Adriano Correia – Universidade Federal de Goiás (UFG)

André Constantino Yazbek – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bethânia de Albuquerque Assy – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (UERJ e PUC-Rio)

Castor M. M. Bartolomé Ruiz – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Daniel Arruda Nascimento – Universidade Federal Fluminense (UFF) e PPGFIL da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Deyvison Rodrigues Lima – Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Edson Teles – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fábio Abreu dos Passos – Universidade Federal do Piauí (UFPI)

José Luiz de Oliveira – Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Kathlen Luana de Oliveira – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Márcia Junges – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Maria Cristina Müller – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mariana de Mattos Rubiano – Universidade de São Paulo (USP)

Odílio Alves Aguiar – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Olaya Fernández Guerrero – Universidad de la Rioja/España (UNIRIOJA)

Rodrigo Ribeiro Alves Neto – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e PPGFIL da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Sônia Maria Schio – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Ricardo George de Araújo Silva – Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Marcos Alexandre Gomes Nalli – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

Núcleo de Apoio:

Rodrigo Dias de Vivar y Soler – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) 

David Inácio Nascimento – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Eduardo Tergolina Teixeira – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Fernando José do Nascimento – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Geraldo Adriano Emery Pereira – Universidade Federal de Viçosa (UFV)  

Lucas Barreto Dias – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Lucas Rocha Faustino – Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Sérgio Fernando Maciel Corrêa – Instituto Federal Catarinense  

Sergio Luis Rizzo Dela-Sávia – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Tiago Cerqueira Lazier – Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) 

Daniel Nery da Cruz - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) 

William Costa Filho - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) 

Evandro da Fonseca Costa - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE-Vitória) e Doutorando em Filosofia pelo Programa Integrado de Pós-Graduação UFPB-UFRN-UFPE

 

IV ENCONTRO DE FILOSOFIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA: Política, Direito e Economia no Século XXI

26, 27 e 28 de Junho de 2019

Local: UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Campus Natal – Av. Sen. Salgado Filho, 3000 Candelária, Natal - RN, 59078-900. 

O Encontro Nacional de Filosofia Política Contemporânea articula pesquisas de docentes e discentes de pós-graduação que convergem no esforço teórico de compreensão e discussão crítica dos desafios, questões, conceitos e significados que emergem da dimensão política da existência humana no contexto histórico-filosófico contemporâneo. De abrangência nacional, o evento atrai um amplo e diversificado público oriundo de várias instituições, contando com a eventual participação de pesquisadores estrangeiros convidados. Em sua quarta edição, o encontro terá como tema geral as recíprocas relações entre Política, Direito e Economia no Século XXI, tendo em vista refletir, a partir de variados referenciais teóricos, sobre os impasses da política, os riscos à liberdade e as ameaças à democracia em face aos desafios provenientes da economia e do direito nas sociedades contemporâneas. O evento incentiva a divulgação e a visibilidade dos resultados das pesquisas desenvolvidas em nosso país no âmbito dessa relevante área da investigação filosófica, estimulando a cooperação acadêmica, qualificando a produção científica conjunta e fortalecendo a formação de recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação. O evento tem contribuído efetivamente para a capacitação profissional de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, oportunizando um espaço de debate público, cooperação científica, inovação acadêmica e reflexão conjunta para a troca de experiências e aprendizado. A cada edição, o evento consolida essa rede de pesquisadores e estudantes de Filosofia Política Contemporânea, fortalecendo a convergência teórica e temática das pesquisas nessa importante área, estimulando as atividades conjuntas entre os membros do Grupo de Trabalho “Filosofia Política Contemporânea” da ANPOF, os pesquisadores do seu Núcleo de Sustentação, estudiosos convidados e o público em geral.

Criado em outubro de 2010, o Grupo de Trabalho Filosofia Política Contemporânea articula pesquisas de docentes e discentes de pós-graduação que convergem no esforço teórico de compreensão e discussão crítica dos desafios, questões, conceitos e significados que emergem da dimensão política da existência humana no contexto histórico-filosófico contemporâneo. Abordando variados autores, temas, perspectivas teóricas, problemas e conceitos que emergem da multifacetada reflexão filosófica sobre a política na atualidade, o GT promove o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e discentes oriundos de diversas Universidades e diferentes Programas de Pós-graduação em Filosofia pelo país. 

Para incentivar o diálogo entre as pesquisas desenvolvidas no âmbito dessa relevante área da investigação filosófica, o GT organiza o evento “Encontro de Filosofia Política Contemporânea”. A cada edição, o Encontro consolida essa rede de pesquisadores e estudantes de Filosofia Política Contemporânea, fortalecendo a convergência teórica e temática das pesquisas nessa importante área, estimulando as atividades conjuntas entre os membros do GT, estudiosos convidados e o público em geral. O encontro foi fixado como evento itinerante para reunir os membros do grupo de trabalho e eventuais convidados nos intervalos do Encontro Nacional da ANPOF.

O I Encontro, organizado por Edson Teles (UNIFESP), aconteceu nos dias 18 a 20 de abril de 2012 na Universidade Federal de São Paulo. As reflexões concentraram-se no tema "Democracia e Revolução" e a memória do evento concretizada com a publicação dos trabalhos na edição 23 do periódico especializado "Cadernos de Ética e Filosofia Política" (USP) em julho de 2014.

Em outubro de 2012, o GT reuniu-se no XV Encontro Nacional da ANPOF e, em outubro de 2014, no XVI Encontro Nacional da ANPOF. O II Encontro foi coordenado por Daniel Arruda Nascimento (UFF) nos dias 08 a 10 de abril de 2015 na UFF, Campus Gragoatá, Niterói-RJ. As discussões foram motivadas pela temática "Política e Governo" e os resultados dos trabalhos foram publicados na edição número 28 da Revista "Cadernos de Ética e Filosofia Política" (USP) em junho de 2016.

Após o XVII Encontro Nacional da ANPOF, em outubro de 2016, a coordenadora Maria Cristina Müller ficou responsável pela organização do III Encontro. O evento foi realizado na UEL, Londrina-PR, em torno do tema "A Crise da Democracia e do Estado de Direito", no dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017, tendo ocorrido a publicação de parte dos trabalhos na Revista Philósophos (UFG).

Após as atividades do XVIII Nacional da ANPOF, em outubro de 2018, realizamos o "IV Encontro de Filosofia Política Contemporânea: Política, Direito e Economia no Século XXI” na UFRN, de 26 a 28 de junho de 2019, organizado pelo coordenador do GT Rodrigo Ribeiro Alves Neto (UNIRIO-UFRN), com o apoio de Sérgio Dela-Sávia (UFRN). Conferindo visibilidade às pesquisas desenvolvidas no âmbito dessa relevante área da investigação filosófica, o evento representou a consolidação e o fortalecimento de uma rede de pesquisadores comprometidos com a compreensão abrangente e multifacetada dos impasses e das novas possibilidades da política, dos riscos à liberdade pública e das ameaças à democracia em face dos desafios provenientes da Economia e do Direito nas sociedades contemporâneas. Mediante distintas perspectivas teórico-conceituais – de diálogos contemporâneos com Aristóteles, Nietzsche, Benjamin e Schmitt ao exame das contribuições originais de Hannah Arendt, passando pelas reflexões de Adorno, Horkheimer, Foucault, Agamben, Dardot e Laval, dentre outros pensadores – os trabalhos apresentados discutiram o lugar e o sentido da vida política na atualidade. A realização do encontro contou com o imprescindível apoio e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante edital 29 de 2018 do Programa de Apoio a Eventos no País. Os Anais do IV Encontro Nacional de Filosofia Política Contemporânea se encontram reunidos em um livro impresso e publicado pela Editora VIA VERITAS (Rio de Janeiro) em novembro de 2019. 

 

Qual o sentido da democracia? Essa é uma pergunta fundamental para sinalizar o momento dramático da nossa situação política, social e econômica. Por integrarmos o GT Filosofia Política Contemporânea d ANPOF e sermos interlocutores de intelectuais que pensam as práticas sociais do tempo presente, nos sentimos na obrigação de nos manifestarmos com relação a crescente onda de autoritarismo e conservadorismo. A barbárie nessas eleições nos lançará em absoluto descompasso quanto a qualquer projeto civilizatório e defensor das garantias e direitos fundamentais em torno das quais nossa Carta Magna foi formulada no ano de 1988. Nesse sentido, expomos nossa aversão em relação ao programa de criminalização e extermínio posto em marcha por um candidato que, ao longo de toda sua vida pública, legislou a favor da intolerância, do racismo e da homofobia.

Às vésperas de mais uma eleição presidencial nunca é demais evocarmos o aviso dado por Walter Benjamin à época do início da perseguição aos judeus na Alemanha hitlerista. Aviso de incêndio, a todos os que defendem uma pauta supostamente neoliberal, mas carregada de uma barbárie sem limites. Aviso de incêndio, aos que acreditam que, por portarem legalmente uma arma serão mais seguros quanto a criminalidade. Aviso de incêndio aos que acreditam, seletivamente, que a corrupção será varrida desse país pela destruição do Partido dos Trabalhadores. Aos nossos alunos e pares nessa luta, gostaríamos de enfatizar o nosso compromisso pela democracia por meio dessas quatro atitudes políticas que listamos abaixo:

  1. Acolheremos as vítimas, nos sensibilizaremos e, acima de tudo, denunciaremos toda e qualquer forma de violência discriminatória praticadas por grupos extremistas;   
  2. Defenderemos as lutas dos ribeirinhos, dos quilombolas, dos indígenas, das mulheres e das comunidades LGBTQ+ por justiça e equidade dentro das nossas produções acadêmicas e das nossas práticas profissionais;
  3. Continuaremos a pensar a Universidade como um espaço de ampla discussão e formação crítica da atividade intelectual da nossa sociedade seja pelo viés do Ensino, seja pela Pesquisa, seja pela Extensão;
  4. Nos posicionaremos sempre a favor da consolidação de um Estado democrático de direito e respeitador das diferenças como categorias imprescindíveis da vida social. Vitória, 25/10/2018.

Assinam essa carta os seguintes professores,

Profa. Dra. Maria Cristina Müller – Universidade Estadual de Londrina/PR (UEL) Coordenadora do GT;

Profa. Dra. Adriana Delbó Lopes – Universidade Federal de Goiás/Goiás (UFG);

Prof. Dr. Adriano Correia – Universidade Federal de Goiás/Goiás (UFG);

Prof. Dr. André Constantino Yazbek – Universidade Federal Fluminense/RJ (UFF);

Prof. Dr. Castor M. M. Bartolomé Ruiz – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS (Unisinos);

Prof. Dr. Daniel Arruda Nascimento – Universidade Federal Fluminense/RJ (UFF);

Prof. Dr. Edson Teles – Universidade Federal de São Paulo/SP (UNIFESP);

Prof. Dr. Fábio Abreu dos Passos – Universidade Federal do Piauí/PI (UFPI);

Prof. Dr. José Luiz de Oliveira – Universidade Federal de São João Del Rei/MG (UFSJ);

Prof. Dr. Odílio Alves Aguiar – Universidade Federal do Ceará/CE (UFC);

Profa. Dra. Olaya Fernández Guerrero – Unirioja;

Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro Alves Neto – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/RJ);

Profa. Dra. Sônia Maria Schio – Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel);

Prof. Dr. Deyvison Rodrigues Lima – Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ (UFRJ);

Profa. Dra. Márcia Junges – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS (Unisinos);

Prof. Dndo. Ricardo George de Araújo Silva – Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral);

Prof. Dndo. Rodrigo Dias de Vivar y Soler – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS (Unisinos)

Prof. Dr. Marcos Alexandre Gomes Nalli – Universidade Estadual de Londrina (UEL);

Prof. Dndo. Sergio Fernando Maciel Corrêa - Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS (Unisinos)/ IFC/ Videira;

Prof. Dr. Fernando José do Nascimento – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

Prof. Dr. Geraldo Adriano Emery Pereira (UFV);

Profa. Dra. Kathlen Luana de Oliveira – Instituto Federal do Rio Grande do Sul/ Osório (IFRS);

Prof. Dndo. Lucas Barreto Dias – IFCE;

Dondo. David Inácio Nascimento –  UFPel;

Prof. Dr. Tiago Cerqueira Lazier – UNIMEP.

Results 1 - 5 of 5
FaLang translation system by Faboba

Grupos de Trabalho