AGENDA ANPOF
  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ANPOF -

    GESTÃO 2021-2022

    Pelopresenteedital,fica a comunidade representada pelaANPOFASSOCIAÇÃONACIONALDEPÓS-GRADUAÇÃOEMFILOSOFIAconvocadaparainscriçãodechapasqueconcorrerãoàseleiçõespara anovaDiretoriadaANPOF(Gestão2021/2022),deacordocomasnormasprevistasnoEstatuto da ANPOF (http://www.anpof.org/portal/images/Documentos/Estatuto_Social_-_ANPOF_2013.pdf) e o disposto no presente edital.

    LEIA MAIS

  • DIVULGADOS TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO ANPOF E PRÊMIO FILÓSOFAS

    Teses e dissertações em Filosofia têm a possibilidade de serem reconhecidas por meio de dois prêmios da área, neste ano: o prêmio Anpof e, pela primeira vez, o prêmio Filósofas. A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia recebeu indicação de 27 dissertações e 17 teses defendidas em 2020. Em um trabalho de parceria, a Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas lançaram o Prêmio Filósofas neste ano, que recebeu indicação de 33 dissertações e 18 teses de mulheres defendidas entre 2017 e 2020. Todos os trabalhos foram indicados pelas coordenações dos Programas de Pós-graduação em Filosofia associados.

    LEIA MAIS

  • EDITAL DO PRÊMIO ANPOF 2020

    É com grande satisfação que damos início ao processo de inscrições para a edição 2020 do Prêmio ANPOF de melhor dissertação e de melhor tese defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Esta é uma grande oportunidade para prestigiarmos nossos melhores trabalhos acadêmicos e divulgarmos nossa produção filosófica.

    LEIA MAIS

  • PRÊMIO FILÓSOFAS

    Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) tornam pública a edição 2020 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 2017 e 2020. 

    LEIA MAIS

  • ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF - INSCRIÇÕES SUSPENSAS

    A diretoria da Anpof, após consulta aos Programas de Pós-graduação em Filosofia, comunica o adiamento do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, devido à pandemia do novo coronavírus.

    LEIA MAIS

  • INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

    Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da Anpof e a comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF definiram por suspender a partir de hoje as inscrições e as submissões para o encontro e consultar a comunidade sobre os encaminhamentos futuros.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Necrológio - Samuel Scolnicov

SAMUEL SCOLNICOV (1941-2014)

τῶν κρειττόνων τινὸς ἔκλειψις γέγονεν

(Plutarch, Moralia 419f)

Samuel (Shmuel) Scolnicov nasceu em Porto Alegre, cidade na qual passou os primeiros anos da sua vida. Ainda criança, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde viveu até 1959, quando emigrou para Israel. À época, muitos jovens judeus brasileiros foram viver naquele país, atraídos pelo generoso ideal de reconstituição da pátria hebraica em termos de trabalho e de igualdade. Um desses jovens foi Samuel.

Na pátria por opção, ele estudou filosofia. O seu doutoramento foi realizado na Universidade de Cambridge (Reino Unido). A vida como professor e pesquisador teve lugar no Departamento de Filosofia da Universidade Hebraica de Jerusalém, onde ele foi assistente (lecturer, 1974), adjunto (senior lecturer, 1978), associado (associate professor, 1991) e titular (professor, 2005), aposentando-se (como emeritus) em 2009.

A atividade filosófica de Samuel concentrou-se, sobretudo, em Platão, estendendo-se naturalmente ao tema do humanismo em educação. Os seus numerosos estudos em filosofia grega tornaram-no famoso internacionalmente, o que o tornou visitante de universidades como Harvard, Catânia, São Paulo, México e Toronto. Pertenceu a várias sociedades de filosofia, tornando-se presidente da International Plato Society (1998-2001).

Casado com Hanna Scolnicov, uma conhecida especialista em Shakespeare, Samuel teve três filhos: Anat, Ariel e Haggai. Anat é jurista e ensina em Cambridge, Ariel e Haggai são tecnólogos de alto nível na área de computação. A família Scolnicov é intensamente intelectual, mas com interesses variados. Por isso mesmo, a sua casa em Jerusalém sempre recebeu, com muita hospitalidade e amizade, professores e pesquisadores dos mais diversos países.

Apesar de ter deixado o Brasil ao final dos anos 1950, Samuel sempre preservou fortes laços pessoais com este país, ao qual voltou por inúmeras vezes, sobretudo para cursos e conferências de filosofia grega. Ele falava o português como se aqui vivesse e acompanhava cuidadosamente a produção literária brasileira. Era surpreendente vê-lo recomendar, competentemente, livros brasileiros a visitantes brasileiros. Na sua casa, ele mantinha peças de artesanato nacional em posição de destaque.  Israelense por opção, Samuel sempre foi visto pelos brasileiros que com ele privaram como um autêntico compatriota.

Acadêmico competente, exemplar pai de família e amigo inesquecível, Samuel Scolnicov fará muita falta.

Nelson Gomes

Gabriele Cornelli
FaLang translation system by Faboba