Produção de verbetes

Editor americano, John Shook, procura brasileiros para produção de verbetes sobre filósofos ou pensadores brasileiros, nascidos a partir de 1560, para enciclopédia da Bloomsbury Publishing http://www.bloomsbury.com/ O editor no Brasil para mais informações e contratações de serviços: Paulo Ghiraldelli, e-mail ghiraldelli.filosofia@gmail.com Os verbetes serão devidamente remunerados.

Boletim ANPOF 175

16 de dezembro de 2016


Olá a todos/as,



apresentamos a seguir informações sobre Periódicos, Concursos e Seleções:

Posse da Diretoria da ANPOF - 2017-2018


No dia 1 de janeiro terá início a gestão da nova diretoria da ANPOF, eleita no Encontro Nacional realizado em Sergipe, entre 17 e 21 de outubro. A atual direção e a diretoria eleita trabalharam juntas ao longo desses últimos dois meses para que se garantisse uma transição tranquila, com continuidade em todas as atividades da ANPOF, inclusive a edição dos livros do XVII Encontro, emissão de documentos, Coluna da ANPOF, Boletim, site, etc.

Com isso se encerra o trabalho do grupo que dirigiu a Associação ao longo desses difíceis anos de 2015 e 2016.

Esse trabalho tinha por objetivo qualificar o debate na comunidade acadêmica de filosofia e a pós-graduação na área, ampliar a transparência de nossas atividades e ajustar a ANPOF a um novo momento de sua história, marcado pela pluralidade de interlocutores, ampliação e difusão dos Programas de Pós e maturidade de sua produção.

Espero que esses objetivos tenham sido em parte alcançados e que a nova Diretoria tenha sucesso em suas iniciativas e na implementação das propostas que apresenta à comunidade, e que o trabalho feito até aqui possa servir como base de sustentação para projetos mais ambiciosos e relevantes para a filosofia, os pesquisadores e o ensino da filosofia no Brasil.

Marcelo Carvalho
Presidente
ANPOF
Gestão 2014-2016

PERIÓDICOS

Novos números e Chamadas de artigos:
Cadernos de filosofia alemã: Crítica e modernidade


IF-Sophia: revista eletrônica de investigações Filosófica, Científica e Tecnológica


Revista Kalagatos


Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer

CONCURSOS

Concurso - UFSM

 

CURSOS E SELEÇÕES

Bolsa de Pós Doutorado - Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia

RECESSO ANPOF

A ANPOF estará em recesso a partir de hoje, 16 de dezembro, até dia 09 de janeiro de 2017.

Divulgações através do portal da ANPOF

Veja aqui como publicar informações sobre eventos e periódicos no boletim e no site da ANPOF.






Para não receber mais o Boletim ANPOF, favor enviar e-mail para diretoria@anpof.org.br





Para não receber mais o Boletim ANPOF, clique aqui

NOTA DA ANPOF SOBRE A SITUAÇÃO DA UERJ

A Direção da ANPOF manifesta a sua profunda preocupação com a situação dramática na qual se encontra a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Neste momento, a Universidade corre o risco de fechar suas portas por estar em condições precárias de funcionamento devido à suspensão do repasse de verbas devido pelo Estado. Além disso, seus servidores, técnicos e professores, encontram-se em uma situação de extrema dificuldade por causa dos atrasos e parcelamento dos salários que vêm ocorrendo há mais de um ano.
 
Juntamos a nossa voz à todas as entidades civis e acadêmicas e pesquisadores do Brasil e do exterior que se solidarizam com a UERJ neste momento crítico. A UERJ não pode fechar suas portas. Ela é atualmente a 5ª melhor Universidade do Brasil e a 11ª da América Latina, de acordo com o ranking “Best Global Universities 2016”, aferido com base em indicadores que mensuram a performance nas áreas de pesquisa acadêmica, número de docentes premiados e reputação regional e global. Patrimônio científico e cultural do Rio de Janeiro, a UERJ firmou sua existência ao longo de 66 anos com avanços e inovações científico-acadêmicas que resultaram em 33 cursos de graduação, 54 de mestrado, 42 de doutorado, 142 de especialização, 623 projetos de extensão, intercâmbios e parcerias internacionais, e dois centros médicos de atendimento e pesquisa: Hospital Universitário Pedro Ernesto e Policlínica Piquet Carneiro - ambos com reconhecidas expertises em vários domínios das ciências médicas. Além do Colégio de Aplicação, que atende a estudantes nos níveis fundamental e médio. Essas conquistas acadêmicas resultam do esforço conjunto de todos os segmentos da Universidade. Dentre esses esforços, destaque-se o programa Prociência, que permitiu à UERJ alcançar os atuais níveis de excelência. A UERJ é também pioneira em sua missão social ao ser precursora na implantação do sistema de cotas. Além disso, a UERJ tem 2.977 docentes altamente qualificados, 4.519 funcionários técnico-administrativos especializados e 32.220 estudantes.
 
Conclamamos a toda comunidade filosófica brasileira a se posicionar publicamente para ajudar a salvar essa importante instituição pública do Estado do Rio de Janeiro.
 
Diretoria da ANPOF
Biênio 2017-2018

Revista Kalagatos

Com enorme alegria comunicamos a publicação do v. 13, n. 25 (2016), da revista Kalagatos. O número traz na capa a comemoração dos 50 anos do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará.

Confira o sumário: http://kalagatos.com.br/index.php/kalagatos/issue/view/3

Aproveitamos a boa notícia para anunciar a chamada de novos artigos para o fluxo contínua da revista e para os dossiês programados:

v. 13, n. 26 (2016) – Dossiê Teoria Crítica: artigos recebidos até 15 de dezembro de 2016.

v. 14, n. 28 (2017) – Dossiê 150 anos de O capital, 100 anos da Revolução Russa e 50 anos de A Sociedade do espetáculo: artigos recebidos até setembro de 2017.

Mais informações: http://kalagatos.com.br/index.php/kalagatos/

Atenciosamente,

Luciano T. Filho

Processo Seletivo Simplificado - IFPR

Edital de Processo Seletivo Simplificado para docentes substitutos das disciplinas de Filosofia e Engenharia Elétrica para o Instituto Federal do Paraná, campus da cidade de Assis Chateaubriand.

Informações para os interessados são acessíveis pelo ´link http://assis.ifpr.edu.br/.

Cadernos de filosofia alemã: Crítica e modernidade

Divulgação do novo número dos Cadernos de filosofia alemã: Crítica e modernidade, o v.21, n.02 de 2016:
http://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/issue/view/9274

Este número conta com artigos de Amaro Fleck sobre Adorno, Mariano Gaudio sobre Fichte, Fernando Moledo e Leonardo Rennó Santos sobre Kant e Antonio Ianni Segatto sobre Carnap. Também integram o número uma tradução do texto de Carnap, “Superação da metafísica pela análise lógica da linguagem”, por Antonio Ianni Segatto, e uma resenha de Ronaldo Tadeu de Souza sobre a tradução brasileira de “Introdução à tragédia de Sófocles” de Nietzsche.

Gratos. 

Atenciosamente,

Comissão EditorialCadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
http://www.revistas.usp.br/filosofiaalema 
https://www.facebook.com/CadernosDeFilosofiaAlema

Mais artigos...

FaLang translation system by Faboba