1380637826

A Comissão Editorial convida para submissão de artigos para os próximos dossiês
Nº 3: Renascimento, até 15 de julho de 2014
Nº 4: Filosofia Francesa Contemporânea, até 01 de dezembro de 2014
Nº 5: Filosofia e Literatura, até 01 de junho de 2015

Chamada para artigos do próximo dossiê: “Renascimento como questão"  

Os estudos atuais a propósito do período chamado de Renascimento tendem a compor um retrato mais coeso, mas também mais plurifacetado de práticas artísticas e intelectuais, cuja demilitação cronológica se estende, ao menos, desde o século XIV até o século XVII.

Deixando, portanto, de constituir disciplinas que possam ser tratadas de maneira autônoma e especializada, os textos historicamente produzidos nesse intervalo expandido passam a exigir uma abordagem complexiva, ainda mais do que interdisciplinar. Trata-se, agora, de entender como operam as analogias entre obras em vez de projetar um sistema unificado, completo em si mesmo, de diversos saberes, da filosofia à retórica, das artes às ciências naturais, passando necessariamente pelo elo das ciências ocultas.

Nesta perspectiva, evidencia-se o esgotamento das análises substanciais, idealistas, etapistas e teleológicas que cultivaram um “renascimento” florescido como breve intermezzo positivo, humanista, solar, entre dois períodos de decadência, igualmente totalizantes, como “Idade Média” e “Barroco”.

A presente chamada de artigos da revista Limiar, que dedica este seu terceiro número à questão do Renascimento, incentiva o envio de colaborações, incluindo resenhas críticas, que explorem as ligações capilares entre os campos disciplinares em questão e tragam ao primeiro plano dos estudos textos, autores e artistas que permaneceram à sombra dessa imagem de um Renascimento tão fulgurante como fugaz --, Idade do Homem, mas paradoxalmente mantida até agora fora do tempo e da história.

Mais informações:

http://www.revistalimiar.org/normas.html

FaLang translation system by Faboba

Grupos de Trabalho