O novo site da ANPOF vem sendo concebido e construído desde o início de 2013 e é parte de um projeto de consolidação da ANPOF como instrumento tanto de integração da comunidade de pesquisadores brasileiros quanto de interlocução com pesquisadores e associações de outros países.

O novo site estrutura-se a partir de uma descentralização de sua gestão. Os Programas de Pós-Graduação passam a ter sua página, e seus coordenadores podem inserir livremente informações, notícias, chamadas, eventos e publicações.

Também os Grupos de Trabalho (GTs) passam a ter páginas próprias e podem, por meio de seus coordenadores, inserir informações e entrar em contato com pessoas que tenham interesse nas atividades de um ou mais GTs específicos. As páginas dos GTs incluem ferramentas de debate, publicação de textos e imagens, agenda e informações sobre publicações e eventos de interesse dos participantes, entre outros recursos.

As Revistas que fazem parte do sistema da ANPOF também têm sua página, por meio da qual podem publicar chamadas, informar sobre publicações e inserir notícias. É proposta do site garantir transparência e facilitar a pesquisa sobre publicações de pesquisadores ligados à nossa comunidade. Para isto, disponibiliza três ferramentas de pesquisa em sua base de informações sobre publicações: (1) um buscador restrito às revistas, (2) uma ferramenta de divulgação das publicações mais recentes de cada revista e (3) um sistema ativo de informação individualizada para cada pesquisador, que passará a ser avisado de novidades nos temas e áreas em que tenha interesse.

Assim, mais de 150 pessoas alimentam-no com informações, tornando-o mais atualizado, ágil e informativo. Todos os demais usuários podem solicitar, por meio do site, a inclusão de atividades e publicações na base de informações da ANPOF.

Estas informações estão disponíveis também na Agenda da ANPOF, que apresenta mecanismos de busca e visualização segmentadas para facilitar seu uso. Como os usuários podem indicar qual tipo de informação desejam receber, a comunicação da ANPOF passa a ser mais segmentada, possibilitando que se acompanhe a agenda geral de atividades da comunidade e outra mais específica, ligada aos interesses de cada pesquisador.

Uma novidade importante do novo site da ANPOF é que ele é disponibilizado em versão trilíngue (português, espanhol e inglês), facilitando às pessoas de outros países o acesso às informações sobre a pesquisa em Filosofia no Brasil e, inversamente, possibilitando o acesso de brasileiros a informações sobre as atividades em outros países. Associações de pesquisa em filosofia de outros países também participam do site, inserindo as atividades de suas agendas que considerem de maior interesse para que sejam divulgadas em nossa agenda internacional. A publicação de chamadas e notícias em versão trilíngue é disponibilizada para todos os usuários, mas a apresentação da versão destes textos nas várias línguas é responsabilidade de seus autores.

Um elemento importante neste novo contexto é a utilização do site como um espaço público e plural de debates sobre política acadêmica. Isto será feito por meio de um Fórum de Debates, para o qual serão aceitos artigos diversos sobre temas como avaliação, internacionalização, formação em pós-graduação, publicações etc. Pretende-se constituir um espaço para polêmicas que qualifique e consolide os debates sobre a identidade e os rumos da pesquisa e do ensino de pós-graduação em Filosofia no Brasil.

O Boletim da ANPOF também tem novo visual e traz informações mais segmentadas e links diretos para as atividades e publicações divulgadas.

O conteúdo do site da ANPOF está disponível também por meio de um aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS (Apple), inclusive com uma agenda interativa do XVI Encontro Nacional da ANPOF.

Agenda de implementação

As atividades do novo site da ANPOF estão associadas ao início das inscrições para o XVI Encontro Nacional, em 17 de fevereiro. Estas são duas atividades complexas e, para evitar problemas e sobreposições, neste momento, dentre as muitas novidades do site, só estarão disponíveis as que se referem a informações sobre os GTs e Programas de Pós-Graduação, informações sobre o Encontro Nacional e Cadastro. As demais ferramentas estarão operacionais ao longo do mês de março e início de abril.

Site do XVI Encontro Nacional

O sistema de inscrições para o XVI Encontro Nacional da ANPOF, que inclui a submissão e avaliação de trabalhos, emissão de boletos e certificados e preparação da agenda do evento, encontra-se em outro site, inclusive com diferenças em sua apresentação visual. Os dois sistemas estão integrados e funcionarão paralelamente até a conclusão das atividades do Encontro.
FaLang translation system by Faboba

Grupos de Trabalho