You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare

Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
UERJ
Instituição
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ tem como principal objetivo oferecer ao seu corpo discente uma formação profissional voltada para o exercício do magistério superior e para a realização de pesquisas na área de filosofia moderna e contemporânea. Esta formação é oferecida nos níveis de mestrado e doutorado. 
O curso de mestrado pretende aprofundar os conhecimentos e desenvolver as habilidades filosóficas necessárias para a realização de pesquisas de alto nível dedicadas ao estudo das grandes questões pertinentes aos domínios temáticos circunscritos por nossas linhas de pesquisa.
O curso de doutorado acrescenta a estes objetivos a preocupação de capacitar os estudantes para o desenvolvimento de trabalhos autônomos e inovadores, capazes de projetar novas luzes sobre os temas investigados. Outro objetivo fundamental é possibilitar ao pesquisador docente o prosseguimento e o aprimoramento de sua pesquisa, a fim de manter e elevar o nível de produção e contribuição acadêmica de nosso Programa para além dos limites da atividade docente.
Histórico: O PPGFIL foi criado em 1992 e acolheu, desde então, candidatos ao Mestrado. Em virtude do crescimento do Departamento de Filosofia, cujo novo perfil refletiu-se especialmente na diversificação e intensificação das atividades de pesquisa e produção bibliográfica, o PPGFIL foi inteiramente reestruturado entre julho de 1996 e agosto de 1997. Essa reestruturação resultou na implantação do Doutorado, ocorrido em agosto de 1998, bem como na criação de três linhas de pesquisa. No fim de 2009, com a implantação de um novo regulamento, foi introduzida uma quarta linha de pesquisa.
Oferecemos regularmente disciplinas obrigatórias e eletivas, tanto de sua área de concentração, em Filosofia Moderna e Contemporânea, quanto das linhas de pesquisa mencionadas. As disciplinas obrigatórias de cada linha de pesquisa valem como eletivas para as demais linhas do programa.

O corpo docente é composto atualmente por 23 professores, pertencentes à categoria de permanentes, 3 professores visitantes e 1 colaborador. Todos são professores vinculados ao Departamento de Filosofia da UERJ, excetuando-se os colaboradores.
Na última avaliação trienal (2008-2010), o curso recebeu a nota 5.

Linhas de Pesquisas

Linha 1: Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências: As pesquisas no campo da Teoria do Conhecimento articulam-se em torno das questões fundamentais que constituem, tradicionalmente, o seu cerne: a determinação da natureza, origem, certeza e limites do conhecimento humano. Trata-se de examinar, no âmbito circunscrito pela área de concentração do Programa de Pós-Graduação, as diversas respostas suscitadas por tais questões ao longo da Filosofia Moderna (racionalismo, empirismo, criticismo, dogmatismo, ceticismo, relativismo), bem como suas transformações no cenário filosófico contemporâneo. O campo da Filosofia das Ciências integra projetos de pesquisa cujo objetivo é desenvolver questões fundamentais desta área do saber, especialmente as que dizem respeito à natureza e à origem da ciência e da técnica nas diversas vertentes do pensamento moderno e contemporâneo. Tais projetos se constituem como análises de temas clássicos e das abordagens mais atuais da epistemologia, da arqueologia, da genealogia, da história das ciências e da tecnologia, e sua articulação com o domínio da ética, da política e da estética.
Linha 2: Ética e Filosofia Política: A segunda linha de pesquisa concentra-se, por um lado, na investigação acerca da natureza (origens, variações e fundamentos) e do conteúdo (juízos e ações) da Ética. A questão da moralidade, vinculada à área de concentração do Programa de Pós-Graduação, é tratada com base no horizonte definido pelo estatuto moderno da razão prática, a partir do qual perfilam-se diversos temas de interesse filosófico, tais como: o conhecimento moral, a prioridade do justo sobre o bem ou vice-versa, universalidade e tradição, fundamentação do ponto de vista moral, os princípios da razão prática, a ética na era da tecnociência, entre outros. Por outro lado, situando-se entre as interpelações concretas da vida humana em sociedade e as exigências próprias do trabalho filosófico, as pesquisas estudam as questões fundamentais da Filosofia

Estrutura Admin.

Coordenadora: Camila Rodrigues Jourdan: camila.jourdan@gmail.com; lattes.cnpq.br/3659855873286126
Coordenadora Adjunto: Noeli Ramme: noeliramme@gmail.com; lattes.cnpq.br/8781146141336555
Comissão de Pós-graduação: 
Antonio Augusto Videira: guto@cbpf.br;     
Dirce Eleonora Nigro Solis: dssolis@gmail.com;                                              
Edgar Marques: edgarm@terra.com.br;                                                      
Márcia Cristina Ferreira Gonçalves: marciacfgoncalves@gmail.com

Endereço eletrônico
Filosofia | UERJ
Endereço Postal

posfil@gmail.com

Contatos

21 2334 0678, ramal :25; 21 2334 2184, ramal :25; Secretaria: Andreia Mendes Pimentel  e  Daniel Rodrigues Fortes,  e coordenação

FaLang translation system by Faboba