You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare
UFJF - Programa de Pós-Graduação em Filosofia
UFJF - Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Sigla
UFJF

Instituição
Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, curso de mestrado acadêmico, foi recomendado pela CAPES em 20 de outubro de 2016, obtendo a nota 3. Encontra-se organizado em uma área de concentração, filosofia, que aglutina duas linhas de pesquisa: epistemologia, na qual se investiga questões referentes à justificação do conhecimento científico; e metafísica, na qual se investiga questões de ontologia geral e questões relativas a teorias da subjetividade. Em 03 de abril de 2017 inaugurou oficialmente suas atividades com o início das aulas de sua primeira turma de mestrandos, selecionada entre dezembro de 2016 e março de 2017.

Linhas de Pesquisas

1 Metafísica: Sem jamais ser equivalente, em função ou abrangência, ao discurso científico e às várias práticas e esferas de ação significativa da vida humana, a filosofia tematiza classicamente a questão do ser e da natureza da “realidade”. Ao mesmo tempo, dedica-se a questões concernentes a âmbitos mais específicos, mas ao menos por princípio indissociáveis, do ser, do real ou de seu sentido. A título de exemplo: aqueles concernentes à antropologia (o ser do “ser humano”), à teologia (o ser e/ou existência do fundamento ou “Deus”) e à cosmologia (o ser, os limites, etc. sugeridos pelo conceito de “mundo” ou de uma “totalidade”). Esta linha de pesquisa se desdobra nos projetos inter-relacionados que problematizam aspectos comuns ou singulares de um destes âmbitos, Ontologia Geral e Teorias da Subjetividade.

2 Epistemologia: Esta linha busca a investigação de problemas relativos a natureza, fontes, limites, validade e justificação do conhecimento, e particularmente, do conhecimento científico. Pretende articular o tratamento filosófico-epistemológico mais geral a questões concretas de fundamentação que surgem no âmbito das ciências humanas, como foco prioritário. A ênfase não será exclusiva sobre a reflexão lógico-metodológica interna às ciências, como, por exemplo, aquela epitomada por algumas modalidades de filosofia da ciência (as “special sciences”). Pretende-se, simultaneamente, investigar e problematizar questões pertinentes à constituição histórica e aos fundamentos ontológicos da epistemologia. Esta linha de pesquisa agrupa os projetos inter-relacionados Fenomenologia e Hermenêutica e Filosofia das Ciências Humanas

Estrutura Administrativa

A coordenação do programa é exercida pelos colegiados pleno e delegado.

colegiado pleno é formado por todos os docentes do programa, por um representante do corpo discente e pelo secretário do programa.

 

colegiado delegado tem a seguinte composição:
Paulo Afonso de Araújo, coordenador - ppgfil.ufjf@gmail.com

Luís Henrique Dreher, vice-coordenador
Gustavo Arja Castañon, corpo docente
Pedro Calixto Ferreira Filho, corpo docente
Richard Theisen Simanke, corpo docente
Fagner Batalha Concolato, corpo discente

Endereço eletrônico
VISITE O SITE
Contatos
Resultados 1 - 1 de 1
FaLang translation system by Faboba