You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare
UFMT - Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Mato Grosso
Sigla
UFMT

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem como objetivo principal a formação de mestres de alto nível para o exercício de atividades de pesquisa e magistério, por meio do aprimoramento da competência filosófica e profissional dos graduandos, especificamente na área de concentração e nas linhas de pesquisa do Programa, além de servir como fase de preparação para o doutorado.

Linhas de Pesquisas
 

 

 O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia da UFMT tem como área de concentração FILOSOFIA e possui as seguintes linhas de pesquisa:

 

I)                 Epistemologia, Mente e Linguagem;

 

II)                Filosofia Social.

 

Linha I - Epistemologia, Mente e Linguagem:

 

Esta linha de pesquisa engloba a investigação sobre os fundamentos do conhecimento, sua natureza e implicações, contemplando, também, a investigação sobre os fundamentos das explicações científicas e suas relações com a filosofia da mente. Abrange campos de pesquisa em áreas como epistemologia geral, epistemologia formal e aplicada, epistemologia social, filosofia da ciência, filosofia da mente, neurofilosofia, filosofia da informação, filosofia da psicologia, filosofia da linguagem, lógica, filosofia da matemática e filosofia da física. A relação interativa entre esses campos é pautada pela questão fundamental de como o conhecimento se une e se ramifica a partir de conceitos de justificação e verdade.

 

Linha II - Filosofia Social:

 

Esta linha agrega pesquisas que abrangem as áreas de Ética, Estética, Filosofia Política e Educação, cuja ênfase reside no significado e na natureza da sociedade humana e suas várias relações entre indivíduo e comunidade e suas formas de convivência. Nesse sentido, tanto o que se chama de crítica cultural quanto questões relacionadas à educação, à história da filosofia, bem como questões contemporâneas em torno da política, ética e estética são partes integrantes da Filosofia Social.

Estrutura Administrativa

Coordenação:

Sara Juliana Pozzer da Silveira - 

E-mail: sarapozzer@gmail.com

Vice: Bernardo Gonçalves Alonso

Endereço eletrônico
UFMT I FILOSOFIA
Endereço Postal

Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Secretaria do Programa de Pós Graduação em Filosofia, sala 30. Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367, Bairro: Boa Esperança, Cuiabá/MT, CEP: 78060-900

Resultados 1 - 1 de 1
FaLang translation system by Faboba