-
UFRRJ - Programa de Pós-Graduação em Filosofia
-
- Sigla
-
UFRRJ
- Apresentação
-
O programa de pós-graduação em filosofia da UFRRJ visa estruturar um centro de pesquisa e de formação de pesquisadores capazes de discutir e formular problemas filosóficos tanto tradicionais quanto emergentes. Nesse sentido, as pesquisas realizadas na área de concentração “Filosofia” devem ser desenvolvidas através de uma abordagem que utiliza o repertório filosófico no tratamento de problemas gerais da tradição filosófica, sem, porém, pressupor nenhum compromisso com estilos específicos de análise. Entretanto, as investigações serão desenvolvidas a partir de uma compreensão de filosofia como uma forma de discurso baseada na preocupação de clarificar conceitos e dialogar argumentativamente em vista tanto da melhor formulação dos problemas relevantes em cada linha de pesquisa, quanto do melhor encaminhamento para sua solução.
A definição da área de concentração em Filosofia se deveu em grande parte à abrangência do perfil dos membros do Programa. O corpo docente desenvolveu suas teses no Brasil e no exterior em autores e/ou temas relacionados a todos os períodos convencionais da história da filosofia. Com efeito, a classificação proposta para a área implica a possibilidade de existência do diálogo entre as linhas e projetos de pesquisa do grupo como um todo.
Nesse sentido, o corpo docente do programa de pós-graduação deve buscar realizar pesquisas voltadas para uma recolocação de problemas e reexame de concepções e argumentações filosóficas, que podem incluir não apenas análises de caráter lógico-formal, mas também investigações de natureza hermenêutica, ou que levam em consideração os contextos culturais das teorias abordadas.
- Linhas de Pesquisas
-
Linha 1 – Subjetividade, Ética e Política
A temática da subjetividade é o elemento estruturador desta linha de pesquisa, estabelecendo o elo entre as temáticas da ética e da política e caracterizando o modo pelo qual os professores pesquisadores da linha abordam questões éticas e políticas a partir de reflexões sobre o sujeito. Essa transversalidade se dá através dos enfoques abaixo, diretamente vinculados a autores clássicos que problematizam as questões estruturantes desta linha de pesquisa.
Sujeito, relações de poder e possibilidades de liberação
Trata-se da interrogação sobre os processos de construção de subjetividade e sobre a liberdade que nos seria possível, tendo em vista refletir sobre as condições pelas quais seríamos agentes éticos no exercício dessa liberdade.
Uma forma de abordar a conexão entre subjetividade e liberdade é através da análise do estatuto da política e da religião em Baruch Spinoza (1632-1677), através da qual pode-se considerar ética e politicamente a questão da servidão e as possibilidades de liberação.
Já a partir da obra de Arthur Schopenhauer (1788-1860), em uma perspectiva ética e eudemonológica, podem-se investigar quais são nossas possibilidades de ação dada nossa constituição volitiva. A clássica crítica da filosofia de Schopenhauer à ética de Immanuel Kant (1724-1804), que acusa o imperativo categórico kantiano de ser um imperativo hipotético, abre espaço para um profícuo debate ético ao questionar as pretensões de poder da razão humana.
Em sentido semelhante, as investigações histórico-filosóficas de Michel Foucault (1926-1984) sobre a formação do conceito de homem na modernidade são fundamentais para investigar a constituição de saberes e as relações de poder que produzem subjetividade e condicionam nossas ações. Quais são as bases epistemológicas, políticas e éticas que permitiram a instauração dessa nova forma de subjetividade? Como é possível pensar as possibilidades de exercício da liberdade e ação política a...
- Estrutura Administrativa
-
Coordenador:
Affonso Henrique Vieira da Costa
affonso.henrique@uol.com.br
- Endereço eletrônico
-
Could not open URL
- Endereço Postal
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
ICHS – Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Sala 5 – PPG – ICHS
BR – 465 Km 07 – Seropédica
Rio de Janeiro – CEP 23897-000 - Contatos
-
Coordenação do PPGFIL:
ppgfilufrrj@gmail.comSecretaria do PPGFIL: secretariappgfilufrrj@gmail.com