You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare
CEFET / RJ PPFEN - Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino
CEFET / RJ PPFEN - Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino
Sigla
CEFET / RJ PPFEN

Apresentação

Em 2010, organiza-se no CEFET/RJ, um grupo de discussão com encontros regulares, no qual se debatia e se avaliava, além da bibliografia referente à área, as aulas produzidas pelos professores, seus objetivos, seus métodos e formas de avaliação. Inicialmente, desse grupo participavam, além dos professores do próprio CEFET/RJ, professores do Colégio Pedro II e hoje também fazem parte professores oriundos da PUC-Rio, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

Com efeito, o principal fruto do desenvolvimento do referido grupo foi a Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Filosofia com Ênfase na Prática Docente, aprovada pelo CEFET/RJ em 2012 e que funcionou até início de 2016. Vale ressaltar tanto o caráter pioneiro desta iniciativa no Estado do Rio de Janeiro, quanto o seu compromisso político-social de oferecer formação gratuita de qualidade aos profissionais distantes da academia que, muitas vezes, ainda que lecionem a disciplina, não possuem formação na área.

O caminho natural da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Filosofia com Ênfase na Prática Docente foi a criação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino. Primeiramente, havia uma demanda da sociedade, que precisava de uma formação continuada do professor de filosofia em nível de pós-graduação, mas carecia de espaço institucional para tal. Com a obrigatoriedade do ensino de filosofia em todos os anos do ensino médio (que vigorou até o ano de 2016 em âmbito nacional), cresceu o número de licenciaturas na área, mas não cursos Lato e Stricto Sensu, voltados para o ensino de filosofia. Diante desta necessidade, o caminho para a criação do PPFEN foi incentivado pela Direção do CEFET/RJ e também esperado pelos estudantes e ex-estudantes da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Filosofia com Ênfase na Prática Docente. As experiências de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, adquiridas ao longo dos anos pelo grupo de discussão, pela Pós Graduação Lato Sensu, e pelos demais projetos em execução no interior da instituição possibilitaram o encaminhamento da proposta de criação do primeiro mestrado profissional de filosofia e ensino do país, no CEFET/RJ, à CAPES,  com a primeira turma em início de 2015.


Justificativa:

A Filosofia, ainda que seja uma disciplina teórica, demanda do estudante uma atividade prática sem a qual não logra qualquer sucesso. Não basta que um estudante de Filosofia saiba reproduzir as principais características dos sistemas dos expoentes do pensamento filosófico. Antes e preferivelmente, o estudante deve ser capaz de refletir sobre as questões clássicas da Filosofia e relacioná-las com o seu cotidiano segundo as mais diferentes perspectivas. Este curso pretende oferecer um espaço apropriado aos docentes de Filosofia e, de maneira geral, aos profissionais do setor educacional, que possuem ensino superior, de repensar o seu compromisso pedagógico ao refletir sobre as práticas adequadas, bem como seus pressupostos teóricos, para a realização efetiva do Ensino de Filosofia. Além...

Linhas de Pesquisas

O PPFEN possui três linhas de pesquisa:

Teoria e Prática do Ensino de Filosofia:

Descrição:

Se Filosofia é uma atividade reflexiva, ensinar Filosofia também deve ser uma atividade reflexiva. Isto significa que o professor de Filosofia deve pesquisar tanto problemas clássicos para a Filosofia (e aspectos da História da Filosofia), quanto problemas relativos ao seu ensino.

Dessa maneira, fica claro que o professor de Filosofia deve se dedicar tanto às questões do ensino, pois isso concerne à sua atividade profissional, quanto às questões próprias à história da Filosofia, pois isso lhe concerne enquanto Filósofo. No aprofundamento da formação de professores de Filosofia, é preciso incentivar a sólida formação nesses dois eixos: História da Filosofia e Ensino de Filosofia.

Esta linha de pesquisa pretende, propor projetos educacionais e discutir tópicos concernentes à história do ensino de filosofia no Brasil e em outros países; concernentes à  presença da Filosofia nos diversos sistemas escolares nacionais; concernentes às abordagens teóricas, filosóficas e pedagógicas, sobre o ensino de filosofia e sobre a filosofia como disciplina escolar;  concernentes ao o  currículo em filosofia, às concepções sobre o ensino (por problemas, por conceitos, por temas e pela história da disciplina), seus objetivos, sua realização e estratégias didático-pedagógicas e de avaliação.

Projetos de pesquisa vinculados: Arte, Filosofia e Ensino (participam os professores: Luís César Fernandes de Oliveira e Eduardo Giglio Gatto); Ensino de Filosofia no Brasil – História, Teorias e Métodos (participam os professores: Edgar de Brito Lyra Netto, Felipe Gonçalves Pinto, Filipe Ceppas Carvalho e Faria, Marcelo Senna Guimarães, Renato Nogueira dos Santos Junior); Produção e Avaliação de Material Didático em Ensino de Filosofia (participam os professores: Taís Silva Pereira, Rafael Mello Barbosa, João André Fernandes da Silva e Roberto César Zarco Câmara).

 

Questões Políticas, Sociais e ...

Endereço eletrônico
CEFET I PPFEN
Endereço Postal

 

DIPPG 
CEFET/RJ - Av. Maracanã 229, 
Bloco E, 5º andar, Maracanã, 
20271-110, Rio de Janeiro, RJ 
Brasil 

+55 21 2566-3179 
+55 21 2569-4495 (Fax: r.201) 

dippg@cefet-rj.br

 

Resultados 1 - 1 de 1
FaLang translation system by Faboba