You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare

Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo

Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo
USP
Instituição
Universidade de São Paulo
Apresentação

A pós-graduação em filosofia da Universidade de São Paulo começou pouco tempo depois da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1934. Os primeiros doutores foram João Cruz Costa, em 1942, e Lívio Teixeira, em 1944. Desde seu início, as atividades da pós-graduação têm sido integradas com as atividades de ensino e de pesquisa da graduação e com as atividades de extensão. Não é por acaso que todos os professores do Departamento de Filosofia fazem parte do corpo docente do programa, lecionam e orientam tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Um dos atributos mais marcantes do programa – e que vem sendo mantida há várias décadas – é a sua capacidade de formar docentes e pesquisadores altamente qualificados. O programa tem preparado professores para integrar seu próprio corpo docente, bem como tem sido a escola formadora de grande parte dos professores de filosofia de diversas universidades do país. Os seus diversos grupos de pesquisa, que reúnem tanto professores quanto alunos, permitem a permanente formação dos pesquisadores a eles vinculados. A realização regular de eventos científicos assegura o necessário espaço de reflexão filosófica para os seus membros.

O programa, que atualmente tem avaliação 7 da Capes, a mais alta em Filosofia, possui duas características principais: caráter eminentemente formador e grande flexibilidade, com oferta semestral equilibrada de disciplinas. As disciplinas oferecidas normalmente possuem 8 créditos, o que significa que o aluno deve cursar 3 disciplinas para o Mestrado (M), 1 disciplina para o Doutorado (D) ou 4 disciplinas para o Doutorado Direto (DD = sem o título de Mestre). Levando-se em conta que o estudante dispõe de 2 anos e meio para a conclusão dos créditos, a carga didática dos cursos pode parecer pequena. Isto, no entanto, deriva da característica formadora do programa. Entende-se que, na pós-graduação, não se deve privilegiar o aspecto informativo, mas sim o trabalho de pesquisa, para o qual o estudante é devidamente instrumentalizado.

O reduzido número de disciplinas supõe, em contrapartida, um trabalho efetivamente intenso no âmbito das atividades programadas, por meio das quais se processa o desenvolvimento da pesquisa inicialmente planejada. Estas atividades consistem principalmente em leitura e interpretação de textos clássicos bem como em trabalhos de exposição e discussão, aferidos em seminários e colóquios regularmente organizados pelos orientadores.

No final de cada ano, o aluno deve apresentar um relatório das atividades desenvolvidas durante o período.

O programa estimula a produção científica de seu corpo docente e discente, apoiando a publicação de revistas e cadernos, que tem contribuído para a difusão dos trabalhos de seus professores e alunos, assim como a participação de seus membros em eventos realizados no país e no exterior. Os acordos estrangeiros e as redes de pesquisa e ensino com outras universidades e centros de pesquisa têm sido uma prática constante,

Linhas de Pesquisas

História da Filosofia;

Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências;

Estética e Filosofia da Arte;

Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas.

Estrutura Admin.

Coordenação: Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros

 

Endereço eletrônico
Filosofia | USP
Endereço Postal

Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 CEP: 05508-900 - Cidade Universitária São Paulo - SP / Brasil

 

Contatos

ppgdf@usp.br

Telefone 1: (11) 3091-3761

Telefone 2: (11) 3031-2431

Fax (11) 3091-3765

FaLang translation system by Faboba