You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare

Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas

Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP
Instituição
Universidade Estadual de Campinas
Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas tem como princípio norteador, desde a sua criação em 1977, a idéia de aliar a especialização nas áreas canônicas da História da Filosofia com linhas de pesquisa inter- e mesmo transdisciplinares. Esse perfil acadêmico é o que permite, a nosso ver, tanto uma produção diversificada e de qualidade, como atrair bons candidatos das mais diversas áreas e interesses. Como resultante de seu desenvolvimento, o Programa tem atualmente as seguintes quatro linhas de pesquisa: I) História da Filosofia, diferenciada em suas quatro épocas canônicas (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea), II) Lógica, III) Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem, e IV) Pensamento Ético Político. Com esse perfil, além da espinha dorsal da História da Filosofia, o programa abrange diferentes campos da Lógica moderna em muitas de suas implicações com novas disciplinas científicas; inclui a abordagem de temas clássicos de teoria do conhecimento, a reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre as diferentes ciências (especialmente, Física, Matemática, Psicanálise e Ciências Sociais) e a Filosofia da Linguagem; no campo do pensamento ético-político, a ênfase é dada a problemas de Filosofia Prática, oriundos das linhas já mencionadas ou da pesquisa em torno do legado do marxismo, da crítica da economia política e mesmo do horizonte mais amplo do pensamento dialético.
Essa progressiva diferenciação das Linhas de Pesquisa, além de refletir a forte ramificação das especialidades, é fruto, principalmente, das diferentes etapas históricas de um Programa de Pós-Graduação que começou sem um correspondente Curso de Graduação em Filosofia (que só seria criado doze anos depois), que abrigava especialidades marcadas - Lógica e Filosofia da Ciência, para as quais, inicialmente, a História da Filosofia funcionava como elemento complementar -, e que, posteriormente, criou a área de concentração em Filosofia Política e desdobrou-se nas disciplinas clássicas da Filosofia e de sua História.
Foi esse específico desenvolvimento que levou o Programa a sucessivos remodelamentos nos últimos anos, buscando cada vez otimizar os recursos disponíveis e fazer confluir Linhas e Projetos de Pesquisa. Após vinte anos de existência (1977-1997), em que se buscou estimular ao máximo a diversificação e a aquisição de competências em especialidades estratégicas, tratou-se, nos últimos anos, de racionalizar a utilização dos recursos disponíveis. Essa evolução e sua correspondente tendência para os próximos anos iniciaram-se em 1999, com a fusão dos antigos dois Programas de "Lógica e Filosofia da Ciência" e de "Filosofia" em um único, com apenas uma área de concentração: Filosofia.

Linhas de Pesquisas

História da Filosofia;
Lógica;
Pensamento Ético-Político;
Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem;

Estrutura Admin.

COORDENAÇÃO

Marco Antonio Caron Ruffino, Coordenador.
ruffinomarco@gmail.com
link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2177942722419294
Não há a figura do Vice-Coordenador pelos Regimentos da Unicamp
Comissão de Pós-graduação:
Lucas Angioni, Membro.
Marcos Severino Nobre, Membro.
José Carlos Pinto de Oliveira, Membro.
Walter Alexandre Carnielli, Membro.

Endereço eletrônico
Filosofia | UNICAMP
Endereço Postal

Pós-Graduação do IFCH
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária Zeferino Vaz,  Distrito de Barão Geraldo
CEP 13083-960
Caixa postal 6110
Campinas - São Paulo – Brasil

Contatos

E-mail para contatos
scpgfilo@unicamp.br

Secretária do Programa: Maria Rita Gandara
mgandara@unicamp.br

FaLang translation system by Faboba