UFSJ

Universidade Federal de São João del-Rei

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGFIL/UFSJ) foi aprovado pela CAPES em 2018 e terá a entrada de sua primeira turma de alunos no segundo semestre de 2019. O Programa oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia, contando com 2 linhas de pesquisa (Metafísica e Mente; Ética e Filosofia Política), 11 professores permanentes, e 2 professores colaboradores.

Metafísica e Mente: A linha Metafísica e Mente conduz pesquisas em metafísica e em filosofia da mente, concebida de modo a compreender investigações acerca de aspectos da mente que têm origem em diferentes tradições filosóficas. A linha está voltada tanto ao conjunto de questões acerca de que tipos de coisas existem, o que significa 'ser' e 'existir', a natureza daquilo que compõe o mundo e o modo como se encontra estruturado, como também está voltada a questões a respeito da natureza da mente, dos estados mentais, de formas da experiência e de seus componentes. Também são de interesse da linha pesquisas que abordem temas na intercessão dos domínios de investigação da metafísica e da filosofia da mente compreendida de forma abrangente, a incluir a fenomenologia e a filosofia da ciência. A metafísica da mente e investigações a respeito das consequências que teorias acerca da mente possam produzir sobre a metafísica encontram, portanto, lugar de relevância na linha. Apesar de tratar de questões perenes da filosofia, a linha Metafísica e Mente acolherá inicialmente pesquisas que assumam uma perspectiva filosófica contemporânea, com o intuito de disseminar e contribuir para o debate atual no Brasil.

Ética e Filosofia Política: Essa linha de pesquisa está voltada para a reflexão e investigação de temas clássicos da filosofia política e da ética, inclusive aqueles que se situam na interseção desses dois domínios. Tomando como eixo articulador as conexões entre ação, associação e ordem políticas, as pesquisas e investigações dessa linha tratam de questões relativas às concepções abrangentes de associação e organização da vida política. Tanto questões relativas aos ideais e propósitos normativos dessas concepções como aquelas relativas à natureza e aos limites do poder e da autoridade. Nesse sentido, os problemas e temas das pesquisas nessa linha estão agrupados em torno de dois focos principais: Ideais éticos e políticos: reúne pesquisas que investigam a natureza e a crítica filosófica aos ideais normativos da vida política e, também, às teorias e tradições que intentam fundamentá-los e ou justificá-los. Os ideais contemplados nas investigações incluem: legitimidade, segurança, liberdade, bem-estar, justiça, igualdade e virtudes cívicas. Dentre as principais teorias investigadas estão: a doutrina do direito natural, a ética das virtudes, a deontologia kantiana, o utilitarismo, o contratualismo e a ética do discurso. Práticas e instituições: privilegia pesquisas que tratam de problemas relativos às instituições e à regulação e mediação de relações e ações políticas. São investigados problemas em torno de algumas das principais abordagens filosóficas da ideia de governo, incluindo tradições e teorias sobre a polis, a república, o estado constitucional, o governo representativo e a democracia.

PPGFIL UFSJ

Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

Campus Dom Bosco – DFIME – Sala 2.29

Praça Dom Helvécio, 74 – Bairro das Fábricas

São João del-Rei/MG. CEP: 36301-160

Fone: (32) 3379-5193

E-mail: ppgfil@ufsj.edu.br

FaLang translation system by Faboba