Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

O programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - foi recomendado pela CAPES em novembro de 2004 e iniciou suas atividades com a implantação da primeira turma em abril de 2005. Com área de concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, tem duas linhas de pesquisa: Ética e Filosofia Política e Metafísica e Conhecimento. Atualmente são 18 vagas anuais distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa e 14 docentes permanentes credenciados. Conceito Capes: 4.
O objetivo acadêmico fundamental do Programa é a formação de profissionais qualificados para a pesquisa e para a docência. Em termos formais e curriculares, seu objetivo é atribuir o grau de Mestre em Filosofia aos que cumprirem os requisitos estabelecidos, dentre os quais se destacam o cumprimento com aprovação do número mínimo de créditos em disciplinas, a submissão a um exame de qualificação da sua pesquisa e a defesa pública da Dissertação.

Ética e Filosofia Política; Metafísica e Conhecimento.
a) Linha de Pesquisa de Ética e Filosofia Política:
A linha de pesquisa Ética e Filosofia Política visa investigar o problema teórico moderno da origem, finalidade, legitimação e pressupostos do Estado, do poder e da política, as relações do indivíduo e da sociedade civil com o Estado, os princípios éticos orientadores da ação humana, assim como o problema contemporâneo da constituição de subjetividades, do biopoder, da técnica e da perspectiva prática da ética, da justiça e da ação estatal. A partir deste horizonte serão abordados problemas tanto do Estado e do Direito quanto da Ética e da subjetividade.
b) Linha de Pesquisa de Metafísica e Conhecimento:
A linha de pesquisa Metafísica e Conhecimento pretende investigar temas e problemas relativos a essas duas áreas e às suas articulações, construídas / desconstruídas ao longo da modernidade e da contemporaneidade. Tendo explorado profundamente a complexa imbricação entre elas, os modernos desenvolveram diferentes concepções, abordagens e tensões, nos legando um imenso campo de pesquisas a ser explorado. A contemporaneidade constituiu suas diferentes perspectivas e sua originalidade sem se furtar à herança moderna, embora a acolhendo de forma crítica e a partir de constantes deslocamentos de sentido. Os membros da linha farão suas pesquisas nesta gama bastante ampla de articulações possíveis, a partir de determinados autores ou de determinada correntes filosóficas às quais tais autores se filiam ou com as quais eles mantêm algum tipo de diálogo, discussão ou embate.

Coordenadora:

Coordenação: Profª. Drª. Ester Maria Dreher Heuser - esterheu@hotmail.com

Suplente: Prof. Dr. Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - cafsilva@uol.com.br

 

Assistente da Coordenação:  Maria Damke Anschau Röehrs; Marcilene Cruz

Filosofia |UNIOESTE

Rua da Faculdade, 645 - Jardim Santa Maria
TOLEDO - PR
85903-000
[Contatos]
(45) 3379-7000 - 3379-7127
Fax: (45)3379-7002

toledo.ppgfilosofia@unioeste.br

mestradofilosofiaunioeste@outlook.com

FaLang translation system by Faboba