Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da PUC-São Paulo
PUCSP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

O Curso de Filosofia da PUC-SP, na sua configuração atual, resulta da confluência de três trajetórias: a da Faculdade de São Bento, a da Faculdade "Sedes Sapientiae" e a da instituição da Universidade.

Em 1970 iniciaram-se estudos para implantação da reforma universitária exigida por lei federal. Simultaneamente, decidiu-se a incorporação definitiva da Faculdade "Sedes Sapientiae" à Pontifícia Universidade Católica e, no começo da década, fundiram-se a Faculdade São Bento e a Faculdade "Sedes Sapientiae". Foi da reunião dos seus cursos de Letras e de Filosofia que nasceu a nova Faculdade denominada "de Comunicação e Filosofia".

O Departamento recém-criado ocupou-se então, quase exclusivamente, do curso de graduação em Filosofia, remodelando-o segundo os rumos já traçados nos últimos anos da Faculdade "Sedes Sapientiae". As diretrizes mais acentuadas na recomposição e condução do curso foram: garantir espaço para a pluralidade de abordagens filosóficas, assegurar a mobilidade de conteúdos programáticos, reforçar o rigor no contato com os textos filosóficos. Em meados da década de 1970, o curso foi sucessivamente atingido por ameaças de extinção. Em 1974, um episódio alarmante: a reitoria prenunciou o fechamento do curso, por razões de ordem orçamentária, suspendendo as vagas para o vestibular-75. O Departamento reagiu, elaborou relatórios, conseguiu a realização do vestibular e sustentou a existência do curso. A partir de 1977, foi adquirindo maior segurança e ampliando suas atividades; o quadro docente se alterou com a inclusão de professores renomados e novos professores; cresceu o número de alunos; foi criado o Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, em nível de Mestrado.

Em setembro de 2000, o Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES recomendou a implantação do Doutorado em Filosofia da PUC-SP, avaliado com o conceito " 4 ". Em outubro do mesmo ano ocorreram as inscrições para o processo seletivo da primeira turma de doutorandos em filosofia da PUC-SP.

O curso de Doutorado em Filosofia da PUC-SP foi o segundo curso de Doutorado na cidade de São Paulo (o primeiro é o da USP) e desde sua implantação contou com o auxílio de bolsas da CAPES. No triênio 2007-2009 o Programa de Estudos Pós-0Graduados em Filosofia da PUC-SP (Mestrado e Doutorado) foi avaliado com o conceito " 5 ".

História da Filosofia:
Estudo da constituição histórica das doutrinas e dos problemas filosóficos. Análise dos eixos sistemáticos e temáticos no conjunto de uma obra particular, como também no contexto histórico cultural ou ainda numa linha diacrônica comparativa.

Questões Temáticas da Filosofia das Ciências Humanas:
Reflexão interdisciplinar sobre as Ciências Humanas contemporâneas, da perspectiva da Filosofia, privilegiando questões específicas de cada uma delas (éticas, estéticas, políticas, etc.)

Lógica e Teoria do Conhecimento:
Análise das linguagens formais e ordinárias, sua fundamentação filosófica e seu desenvolvimento histórico. Análise dos pressupostos lógicos, ontológicos e epistemológicos dos sistemas filosóficos singulares. Reflexão epistemológica sobre a constituição e a metodologia das ciências particulares. Lógicas clássicas e não-clássicas.

Coordenador 
Prof. Dr. Peter Pal Pelbart (ppelbart@uol.com.br)
Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781065E3

Vice-coordenador 
Prof. Dr. Sonia Campaner Ferrari (soniacampaner@uol.com.br)
Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4782842H9

Filosofia | PUC-SP

Rua Ministro Godoi, 969 - 4º andar - Bloco A - Sala 4E-16 - Perdizes - 05015-901 - São Paulo - SP - Brasil

Expediente: 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00 (de segunda a sexta-feira)

E-mail: posfil@pucsp.br
Secretária: Larissa
Fone/Fax: (11) 3670-8417

FaLang translation system by Faboba