II ENCONTRO ANPOF ENSINO MÉDIO

O retorno oficial da filosofia aos currículos das escolas de educação básica brasileiras ocorreu há menos de uma década. Nesse período – e mesmo antes dele, em apoio aos que reivindicaram esse retorno –, a ANPOF tem dedicado atenção crescente à presença da filosofia no contexto escolar. O XVI Encontro Nacional de Filosofia, a exemplo do que ocorreu no encontro anterior, em Curitiba-PR, dedicará parte de sua programação exclusivamente ao ensino da filosofia na educação básica. O objetivo é dar oportunidade para que professores desta disciplina na educação básica integrem-se ao evento e discutam suas questões e demandas com o restante da comunidade filosófica nacional.
 
A política da ANPOF para esse setor está voltada às ações que articulem a pós-graduação em filosofia com as políticas de formação de professores da educação básica. No momento atual, por maiores que sejam as demandas sociais e a multiplicação de ações similares em outras áreas do conhecimento, essas ações na área da filosofia são ainda incipientes e isoladas. Portanto, a ANPOF deve incentivar o amadurecimento dessas ações e integrá-las à comunidade filosófica nacional.
 
O segmento da programação do XVI Encontro Nacional de Filosofia reservado ao ensino desta disciplina será composto por quatro sessões de relatos de experiência, minicursos e um simpósio sobre tema pertinente à formação de professores de filosofia. A chamada descrevendo as condições e o prazo para a submissão de trabalho nas sessões de relatos de experiência será divulgada em breve.
 
Por enquanto, é importante saber que a submissão de trabalhos às sessões de relatos de experiência é exclusiva para professores de filosofia na educação básica e está condicionada à inscrição prévia no XVI Encontro Nacional de Filosofia, com o pagamento da taxa de inscrição dentro dos mesmos prazos válidos para os demais participantes do Encontro. Em vista da prioridade dada às ações visando à formação de professores, será incentivada a submissão de trabalho por professores participantes de programas mantidos pela CAPES, tais como PIBID, PARFOR e OBEDUC. Recomenda-se que os interessados conheçam os relatos apresentados na edição anterior desse evento, que estão disponíveis em vídeo em http://www.youtube.com/user/anpofem


FaLang translation system by Faboba