Concurso Para Professor substituto (20h) em filosofia da UFFS

EDITAL Nº 615/GR/UFFS/2018

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 003CHAPECÓ PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR SUBSTITUTOO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, consoante com LEI Nº 8.112/90 DECRETO Nº 6.944 DECRETO Nº 7.485/11 DECRETO Nº 8.259/14 Portaria Interministerial Nº 316/17 , torna público o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor do Magistério Superior Substituto - classe auxiliar, na área e quantidade especificada no Anexo I, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária nos termos da LEI Nº 8.745/93 .

https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/gr/2018-0615












Novo Número - Revista de Filosofia Aurora

Novo Número da Revista de Filosofia Aurora - 2018/1

"O presente número da Aurora traz dossiê com reflexões acerca da filosofia ímpar de Arthur Schopenhauer (1788-1860), organizado por Eduardo Brandão e Eduardo Ribeiro da Fonseca, em comemoração aos duzentos anos de Die Welt als Wille und Vorstellung. O público acadêmico nacional conheceu, ultimamente, duas excelentes traduções da magna do Filósofo Alemão, O Mundo como Vontade e Representação, a famosa obra que deixou Nietzsche siderado e projetou, de certa forma, um rumo para sua própria filosofia, de caráter trágico. Além de tal fato, por extensão, haver retirado Schopenhauer de um lugar pouco favorável à sua filosofia, que, grosso modo, pendula entre a filosofia moral de Kant e a sabedoria indiana. Isso, aquém da suspeita despertada pela ponta de inveja do sucesso universitário de Hegel a ofuscar o exercício professoral de Schopenhauer, a um tempo em que a filosofia era ainda um fenômeno intramuros da Universidade, ao menos na Alemanha..."

Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/about/editorialTeam

Griot : Revista de Filosofia - novo número e chamada de artigos

Novo Número: 
A nova publicação da Griot : Revista de Filosofia (v.17, n.1, junho/2018) já está disponível e todos os textos podem ser acessados pelo endereço: https://www2.ufrb.edu.br/griot/edicao-atual

Chamada de Artigos:
A Griot : Revista de Filosofia (Qualis B1) está recebendo artigos, resenhas e traduções para o próximo volume que será publicado em dezembro de 2018. Os textos devem ser enviados por e-mail (griotrevista@gmail.com) até o dia 15 de outubro de 2018.


PSS abre 1 vaga para professor substituto na área de Ciências Sociais/Filosofia/Sociologia no IFPR Campus Telêmaco Borba

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná torna público que estão abertas as inscrições no período de 21 de maio de 2018 a 05 de junho de 2018, para a seleção de professor substituto na área de Ciências Sociais/Filosofia/Sociologia no IFPR Campus Telêmaco Borba, para 40 horas, e remuneração de R$ 3.121,76.

A inscrição será efetuada pessoalmente ou por procuração no Protocolo do campus Telêmaco Borba Rodovia PR 160, Km 19,5 – Jardim Bandeirantes – Telêmaco Borba – Paraná, das 08 horas às 12 horas e das 13h30 as 17h30.

Confira o Edital

http://telemaco.ifpr.edu.br/2018/05/21/pss-abre-1-vaga-para-professor-substituto-na-area-de-ciencias-sociais-filosofia-sociologia-no-ifpr-campus-telemaco-borba/#more-17676

Chamada de Artigos - Cadernos Espinosanos - No.39

Prezado(a)s, 

A Revista Cadernos Espinosanos abre chamada para a submissão de trabalhos para a sua edição de número 39, com previsão de publicação no segundo semestre de 2018. 

Aceitamos artigos inéditos e ensaios originais sobre filósofos seiscentistas e suas leituras contemporâneas, assim como traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

Os artigos e resenhas bibliográficas são aceitos nas seguintes línguas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de traduções para o português.

Os trabalhos devem ser enviados diretamente para o site da revista e devem estar em conformidade com as normas de publicação (www.revistas.usp.br/espinosanos). 

Prazo para envio: 30 de agosto de 2018




Atenciosamente, 

As Editoras

Revista Em Construção - Chamada para Dossiê temático: Crise

Chamada para Dossiê temático: Crise

Organizador: Leonardo Rogério Miguel – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Revista Em Construção torna pública a chamada de trabalhos (artigos, ensaios, resenhas e traduções) para o dossiê temático Crise, organizado pelo professor Leonardo R. Miguel (UENF). A publicação está prevista para o terceiro número da revista em dezembro de 2018. Os trabalhos devem ser enviados diretamente para o site da revista e devem estar em conformidade com as normas de publicação (disponíveis em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/about/submissions#onlineSubmissions).

Prazo para o envio: 01 de julho de 2018.

Leia Mais

Chamada de artigos - Revista Kínesis - Edição Especial "Filosofia no Ensino Médio"

Prezados,

A Revista Kínesis (http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/index) abre nova chamada para submissão de artigos para o Número Especial temático "Filosofia no Ensino Médio".

Esta edição será organizada pelos professores Dr. Ricardo Henrique Resende de Andrade (UFRB) e Dr. Rafael dos Reis Ferreira (UFRB).

Os artigos deverão ser enviados até  31 de Julho de 2018, com previsão de publicação em Novembro de 2018. 

As Normas de Publicação estão disponíveis no site da Revista:  http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/about/submissions

E-mail: revistakinesis@ymail.com

Atenciosamente,
Os Editores

Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência - n.1 vol. 11 (2018)

 Acaba de ser lançado o número 1 do volume 11 (2018) da Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência, do Grupo de Pesquisas Spin, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. 

Nesta primeira edição do ano, temos, em destaque, a relação entre o pensamento do psicanalista Donald Woods Winnicott e a filosofia.

http://www.tragica.org/lastedition/

Boa leitura!






http://www.tragica.org/lastedition/

Problemata Revista Internacional de Filosofia (Problemata International Journal of Philosophy)

cover issue 2072 pt BR

Problemata Revista Internacional de Filosofia (Problemata International Journal of Philosophy), vinculada ao PPGFIL-UFPB. Trata-se do nosso primeiro número de 2018, a saber - uma edição especial com o tema Filosofia crítica alemã:  

Sinopse: O presente número especial resulta de um projeto envolvendo uma rede de pesquisadores do Brasil, da Alemanha e da França, e foi idealizado e organizado pelo Prof. Wécio P. Araújo (UFPB) durante seu estágio doutoral na Alemanha (HGB/Leipzig) em 2017. O número é dedicado à filosofia crítica alemã, entrecruzando os mais diversos temas dentro de um arco teórico pluralista que se estende dos clássicos aos contemporâneos, envolvendo desde Kant até Cassirer; assim como também de Hegel e Marx até Adorno, Habermas, Axel Honneth e Christoph Türcke; juntamente com Schopenhauer e Nietzsche. Na capa, trazemos a arte da pintora chilena radicada em Leipzig, Ivana de Vivanco, que integra o grupo de estudos Ästhetische Theorie na Hochschule für Grafik und Buchkunst (HGB), onde nasceu a ideia de montar esta coletânea. Esta edição é multilíngue e traz artigos em português, alemão e francês. Trazemos também uma entrevista com o neokantista, o Prof. Christoph Möckel, e um ensaio sobre a situação hodierna da vida política brasileira.

Segue abaixo o link para acessar o periódico direta na publicação em tela:

Lançamento do Periódico "Kant E-Prints"

"Kant E-Prints" (série 2, volume 12, número 2 (especial), com o "Dossiê Kant - Intuição e objetividade: Aparência, Aparecimento e Fenômeno"

O presente Número Especial da Revista Kant E-Prints apresenta Dossiê que reúne trabalhos apresentados em dois eventos acadêmicos com interesse comum pelas noções kantianas de “intuição” e “objetividade”, e direcionados mais especificamente aos conceitos de “Fenômeno” [Phaenomena], “Aparecimento” [Erscheinung] e “Aparência”/ “mero Aparecer” [Schein]. O primeiro evento, a VII Jornada de Metafísica e Conhecimento, foi promovido pelo PPG-Fil da Unioeste na cidade de Toledo/PR em 17 de agosto de 2015 e o segundo, o III Colóquio Kant UFU, foi promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa “Investigações sobre a Filosofia Kantiana e suas Influências” na cidade de Uberlândia/MG em 27 e 28 de setembro de 2017 com o apoio da FAPEMIG, tendo ocorrido durante a 1ª Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia do Instituto de Filosofia da UFU. O gérmen destes eventos foi projetado no ano de 2014, quando Luciano C. Utteich (UNIOESTE/PR) e Olavo Calabria (UFU/MG) identificaram estes temas como sendo de interesse comum em suas pesquisas de estágios pós-doutorais em Duisburg e Mainz, respectivamente. Desde então, para nossa satisfação e honra esta iniciativa veio incorporando um relevante conjunto de colegas com pesquisas afins. Luciano Utteich & Olavo Calábria."

Publicado em: 2018-06-03 - 

Para acessar a edição (link): https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/issue/view/Kant%20e-Prints%2C%20Campinas%2C%20S%C3%A9rie%202%2C%20v.%2012%2C%20n.%202%20%28especial%29%2C%20pp.%2010-27%2C%20maio-ago.%2C%202017

Boa leitura!

Temporal, v 1, n 2, dez 2017

Slide1

Comunidade acadêmica, o que é, como se faz

Em sua resposta ao debate sobre o positivismo nas ciências sociais, Adorno assim classifica a noção de comunidade científica tal como proposta por seus interlocutores:

“Popper esclarece a objetividade científica que sustenta: ‘Esta pode ser explicada somente mediante categorias sociais tais como: competição (tanto dos cientistas isolados, como das diversas escolas); tradição (a tradição crítica); instituição social (como por exemplo publicações em diferentes periódicos concorrentes e por meio de diferentes editoras concorrentes; discussões em congresso); poder do Estado (a tolerância política das discussões livres)’ [Popper, A Lógica das ciências sociais]. Estas categorias são notoriamente problemáticas. Assim, a categoria de competição encerra todo o mecanismo da concorrência, inclusive aquele funesto, denunciado por Marx, conforme o qual o sucesso no mercado tem primazia frente à qualidade das coisas, mesmo tratando-se de formações espirituais. A tradição em que Popper se apoia tornou-se indubitavelmente , no interior das universidade, em freio das forças produtivas [...].” (ADORNO, Positivismo na sociologia alemã)

Frente às proposições de Popper e às críticas de Adorno, este dossiê visa pensar a legitimidade científica em várias áreas do conhecimento humano, das ciências às artes. E visa pensar por dentro das suas práticas legitimadoras, qual seja, a instituição dos periódicos acadêmicos, em uma crítica imanente ao próprio sistema.

Entrevistas com Renato Janine e com os editores Helton Adverse (Kriterion) e Filipe Campello (Perspectivas filosóficas)

Chamada para artigos
Temporal, v 2, n 3, jul 2018
Justiça

Walter Benjamin, em um texto de 1921, cujo teor de complexidade já se enuncia na difícil tradução de seu título Zur Kritik der GewaltPara uma crítica da violência ou Crítica da violência – crítica do poder, pensa como se institui a ordem do direito:

"A justiça é o principio de toda instauração divina dos fins, o poder é o princípio de toda instauração mítica do direito". (Para uma crítica da violência, In: Escritos sobre mito e filosofia, 2011).

A Justiça, ordem divina dos fins, não se estabelece por um código de direito, ordem violenta e mítica dos meios. Direito, poder e violência estão, portanto, imbricados. E a relação entre Justiça e Direito é problemática. Claro que a leitura é polêmica, e aberta a contraposições, mas não deixa de ser atual pensar qual a potência/poder – Gewalt – do Direito e da Justiça nos dias atuais.  O dossiê de nosso próximo número propõe investigar esse poder em suas múltiplas facetas.
Aceitamos contribuições até 25 de maio.

Execpcionalmente, como a BCE UnB está em processo de mudança de plataforma, enviem os artigos  também para nosso email e não apenas pelo sistema.

http://periodicos.unb.br/index.php/temp/index

Call for Reviews / Chamada para Resenhas - Archai Journal

Archai Journal, which commemorates its 10th anniversary, has a new editorial feature: the publication of a list of books available for review that will be permanently and regularly updated. We look forward to your contribution! 

Access list and guidelines here 

Revista Archai, que completa agora 10 anos, tem uma novidade editorial: a disponibilização de uma lista de livros para resenha que será permanente e regularmente atualizada. Esperamos o vosso contributo! 

Para aceder lista e diretrizes, clique aqui.

Archai is published by Archai UNESCO Chair in Brazil (University of Brasília/Annablume) and in Portugal (Coimbra University Press, IUC), both printed and electronic free online access.

It is indexed by Web of Science (Thomson Reuters/ESCI), Scielo, L’Année Philologique,  Emerging Sources Citation Index, European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus), Philosopher‘s Index, Latindex, Cengage Learning, Google Scholar, BASE and Portal de Periódicos da CAPES. It has Impact Factor 5.171 in the Scientific Journal Impact Factor and it got a very high grade (A2) of its field (Philosophy) in the latest Qualis CAPES evaluation.

Articles, reviews, translations, and news can be submitted online. Authors should consult the Author Guidelines prior to submitting any work. The journal assigns a DOI (Digital Object Identifier) to all articles and reviews.

Publishers and Authors interested in submitting work for possible review in Archai may use the following address:

Universidade de Brasilia, 
Instituto de Ciências Humanas, 
Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 
CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, 
70910-900, Brasilia - DF
Brazil
Follow the Archai Journal/Revista Archai on Facebook.

















































































SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO 2018.2

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO 2018.2 - UFT

VAGAS:
1) Epistemologia/História e Teoria da Ciência/Ética/Filosofia Geral
40HS
Graduação em Filosofia e Mestrado em Filosofia.

 

2) História da Filosofia Contemporânea/ Ontologia/Introdução à Filosofia/ Filosofia Geral.
40HS
Graduação em Filosofia e Mestrado em Filosofia ou em áreas afins.

 COPESE (UFT) COPESE 

FaLang translation system by Faboba