Mirabilia Journal 2018/1

À Comunidade Acadêmica,

Informamos o lançamento de Mirabilia Journal – publicação do Institut d’Estudis Medievals (IEM) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) – edição deJunho de 2018, e suas respectivas seções:

ZIERER, Adriana; COSTA, Ricardo (orgs.). Mirabilia Journal 26 (2018/1). Society and Culture in PortugalInternet;

SALVADOR GONZÁLEZ, José María; SILVA, Matheus Corassa (orgs.). Mirabilia Ars 08 (2018/1). Between the sacred and the profaneInternet;

CORTIJO, Antonio; MARTINES, Vicent (orgs.). Mirabilia MedTrans 07 (2018/1). New Approaches in the Research on the Crown of AragonInternet.

Nossa diversidade de trabalhos mostra a pluralidade de perspectivas e abordagens dos temas tratados. O fato de recebermos textos de especialistas de mais de uma dezena instituições acadêmicas de seis países (Espanha, Portugal, Brasil, Itália, Grécia e Argentina) e que superaram o peer review reafirma Mirabilia Journalcomo uma publicação espanhola de alto impacto – indexada, aliás, em mais de oitenta programas internacionais de busca de publicações acadêmicas, especialmente ERIHPLUS (Índice Europeu de Referência para as Ciências Humanas e Sociais), um dos mais prestigiados sistemas europeus, e o cumprimento de todas as características consideradas por LATINDEX ou a boa avaliação de Journal Scholar Metrics. Arts, Humanities, and Social SciencesPor fim, agradecemos a todos os pesquisadores que contribuíram para os presentes volumes.

www.revistamirabilia.com

Revista DIAPHONIA vol 4, n°1/2018

cover issue 988 pt BR

Prezados Leitores,

É com grata satisfação que lançamos, agora, o n°1/2018, referente ao Volume 4, da Revista DIAPHONIA [ISSN 2446-7413] do Curso de Filosofia da UNIOESTE [http://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/issue/view/988]

Trata-se de uma publicação pioneira, na UNIOESTE, voltada, prioritariamente, à produção acadêmica em nível de graduação, mas sem deixar de ser aberta e plural a pesquisadores de pós-graduação e docentes.

 

A DIAPHONIA segue, pois, aberta a colaborações em fluxo contínuo! Elas podem ser submetidas, via cadastro, no próprio sistema ou interface da Revista: 

http://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/


Desejamos a todos um salutar experimento de leitura!
Comissão Editorial da DIAPHONIA
UNIOESTE/Campus Toledo

 

Novo Número - Revista de Filosofia Aurora

Novo Número da Revista de Filosofia Aurora - 2018/1

"O presente número da Aurora traz dossiê com reflexões acerca da filosofia ímpar de Arthur Schopenhauer (1788-1860), organizado por Eduardo Brandão e Eduardo Ribeiro da Fonseca, em comemoração aos duzentos anos de Die Welt als Wille und Vorstellung. O público acadêmico nacional conheceu, ultimamente, duas excelentes traduções da magna do Filósofo Alemão, O Mundo como Vontade e Representação, a famosa obra que deixou Nietzsche siderado e projetou, de certa forma, um rumo para sua própria filosofia, de caráter trágico. Além de tal fato, por extensão, haver retirado Schopenhauer de um lugar pouco favorável à sua filosofia, que, grosso modo, pendula entre a filosofia moral de Kant e a sabedoria indiana. Isso, aquém da suspeita despertada pela ponta de inveja do sucesso universitário de Hegel a ofuscar o exercício professoral de Schopenhauer, a um tempo em que a filosofia era ainda um fenômeno intramuros da Universidade, ao menos na Alemanha..."

Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/about/editorialTeam

Revista Trilhas Filosóficas: Dossiê Kierkegaard e a Educação

pageHeaderTitleImage pt BR
É com muita satisfação e alegria filosófica que o Departamento de Filosofia da UERN, Campus Caicó- CaC, e o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, núcleo da UERN, convidam a todos para leitura e divulgação do novo número da revista Trilhas Filosóficas. O vol. 11, Nº 1 de 2018 é um Dossiê Kierkegaard e a Educaçãoorganizado pelo Prof. Dr. Marcos Érico de Araújo Silva (UERN), contando com 11 artigos de pesquisadores, sobretudo da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard), com especial destaque para seu membro de honra Alvaro Valls, tradutor de Kierkegaard e ex-presidente da ANPOF. A partir deste número procuraremos publicar um número ao ano de um Dossiê em que pesquisadores pensarão a temática da Educação a partir de um determinado filósofo consagrado na tradição filosófica.


Veja Sumário:
http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/issue/view/V.%2011%2C%20N.%201%20%282018%29%3A%20REVISTA%20TRILHAS%20FILOSÓFICAS/showToc

Leia a Apresentação: http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/3032/pdf

Boa leitura!

Problemata Revista Internacional de Filosofia (Problemata International Journal of Philosophy)

cover issue 2072 pt BR

Problemata Revista Internacional de Filosofia (Problemata International Journal of Philosophy), vinculada ao PPGFIL-UFPB. Trata-se do nosso primeiro número de 2018, a saber - uma edição especial com o tema Filosofia crítica alemã:  

Sinopse: O presente número especial resulta de um projeto envolvendo uma rede de pesquisadores do Brasil, da Alemanha e da França, e foi idealizado e organizado pelo Prof. Wécio P. Araújo (UFPB) durante seu estágio doutoral na Alemanha (HGB/Leipzig) em 2017. O número é dedicado à filosofia crítica alemã, entrecruzando os mais diversos temas dentro de um arco teórico pluralista que se estende dos clássicos aos contemporâneos, envolvendo desde Kant até Cassirer; assim como também de Hegel e Marx até Adorno, Habermas, Axel Honneth e Christoph Türcke; juntamente com Schopenhauer e Nietzsche. Na capa, trazemos a arte da pintora chilena radicada em Leipzig, Ivana de Vivanco, que integra o grupo de estudos Ästhetische Theorie na Hochschule für Grafik und Buchkunst (HGB), onde nasceu a ideia de montar esta coletânea. Esta edição é multilíngue e traz artigos em português, alemão e francês. Trazemos também uma entrevista com o neokantista, o Prof. Christoph Möckel, e um ensaio sobre a situação hodierna da vida política brasileira.

Segue abaixo o link para acessar o periódico direta na publicação em tela: