AGENDA ANPOF
  • Coordenações da graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Arajaú se manifestam contra a fala do Ministro da Educação

    Na última segunda-feira (8/4) o jornalista Josias de Souza divulgou em seu blog no portal UOL uma fala do Ministro da Educação recém-empossado, Abraham Weintraub, em que diz que as universidades nordestinas não deveriam ensinar filosofia, mas priorizar o ensino de agronomia. Ao que tudo indica, a fala do ministro é de setembro do ano passado, mas ganhou repercussão agora em razão da posição que ora ocupa, numa Pasta central para o país. Nem por isso deixa de ser, ao mesmo tempo, revoltante e compreensível.

    LEIA MAIS

  • A HISTÓRIA DA FILOSOFIA E AS OBRAS ESCRITAS POR MULHERES: UMA NOTA METODOLÓGICA -  NASTASSJA PUGLIESE FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ

    Hipátia de Alexandria, Marie de Gournay, Christine de Pizan, Margaret Cavendish, Kristina Wasa, Anne Conway, Damaris Cudworth, Mary Astell, Émile du Châtelet, Mary Wollstonecraft. Mesmo com a ampliação dos debates na comunidade filosófica brasileira sobre a ausência de autoras mulheres nas obras canônicas da história da filosofia, ainda é muito provável que um aluno de graduação termine seu curso sem ter ouvido falar sobre nenhuma delas.

    LEIA MAIS

  • AS CONTRIBUIÇÕES DE ANGELA DAVIS AO PENSAMENTO FEMINISTA CONTEMPORÂNEO: POR UM 8M CADA VEZ MAIS DIVERSO

    Uma das mais importantes expoentes do feminismo negro e membro de destaque de uma tradição radical de lutas, a filósofa Angela Davis tem alcançado proeminência nos estudos que visam compreender gênero, raça e classe em nosso país apenas muito recentemente, não obstante, muitas sejam suas obras, nas quais figuram em destaque temas como o racismo, o sexismo, a emancipação feminina, o sistema penal e a inter-relações entre esses temas.

    LEIA MAIS

  • ENTREVISTA: É PRECISO AFIRMAR A POTÊNCIA DE UM FEMINISMO AGONÍSTICO", CARLA RODRIGUES (UFRJ)

    Em entrevista concedida à ANPOF, Carla Rodrigues, Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora no Programa de Pós-Graduação de Filosofia (IFCS/UFRJ) e bolsista da Faperj, comenta o contexto teórico a partir do qual a crítica de Butler em Problemas de gênero foi desenvolvida, assim como suas implicações no campo da luta política.

    LEIA MAIS

  • JANYNE SATTLER: A RELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA FEMINISTA E A MINITÂNCIA

    Vice-coordenadora do GT de Filosofia e Gênero, a professora Dra. Janyne Sattler (UFSC) concedeu entrevista à Anpof neste mês de março e discutiu a relação entre militância e teoria feminista. Sattler apresenta uma perspectiva crítica de como a relação entre militância e filosofia apresenta-se como pejorativa.

    LEIA MAIS

  • ENTREVISTA COM SILVANA RAMOS: UMA MULHER QUE ENTRA NO CURSO DE FILOSOFIA JÁ TRANSGREDIU UMA SÉRIE DE INTERDITOS SOCIAIS E CULTURAIS DA SOCIEDADE PATRIARCAL

    Coordenadora do GT de Filosofia e Gênero da Anpof e professora de Filosofia da USP, Silvana de Souza Ramos fala nessa entrevista sobre assédio moral e sexual nos programas de pós-graduação em Filosofia e sobre a baixa presença das mulheres na área.

    LEIA MAIS

  • DOCUMENTO APRESENTA DIRETRIZES PARA PREVENIR E COMBATER ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

     No último dia 12 de dezembro estiveram reunidos em Brasília os coordenadores de área de Filosofia junto à CAPES, oscoordenadores e coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e o Presidente da ANPOF. 

    LEIA MAIS

  • NOTA DE SOLIDARIEDADE E APOIO AOS PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE FILOSOFIA DA UECE 

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) manifesta sua irrestrita solidariedade aos professores e estudantes do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Eles são alvo de denúncia apresentada ao Ministério Público Federal na qual há uma acusação de haver “organização de polícia ideológica” e “ação antifascista” na Universidade, especialmente no curso de Filosofia.

    LEIA MAIS

  • NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE FILOSÓFICA 

    Graças à indicação de Ricardo Vélez-Rodríguez para ocupar o cargo de Ministro de Educação no governo de Jair Bolsonaro, foi ressuscitado um antigo texto dele de 2009, intitulado Quem tem medo da filosofia brasileira?

    LEIA MAIS

  • XVIII ENCONTRO ANPOF
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Perspectiva Filosófica - Novo número: "Reconhecimento"

cover issue 14 pt BR

Já está disponível o novo número da Revista Perspectiva Filosófica, dedicada ao tema "Reconhecimento". O número conta com um artigo de Frederick Neuhouser (Columbia University) e de autores e autoras do Brasil e de outros países da América latina, oferecendo uma abordagem bastante compreensiva de algumas das principais questões em torno do debate recente sobre o tema. 



Sumário

Filipe Campello - "Apresentação"

Eixo Temático

Frederick Neuhouser - "Rousseau e a pulsão humana por reconhecimento (Amour propre)"

Ana Fascioli - "O reconhecimento como núcleo de fundamentação da normatividade: reflexões sobre crítica de Honneth à ética do discurso habermasiana"

Martha Palacio - "Las políticas del reconocimiento en clave pragmatista"

Juan Ormeño - "Las eventuales consecuencias políticas que implicaría la adopción del "reconocimiento" como paradigma de la teoría social"

Bárbara Buril - "Reconhecimento ideológico e intimidades políticas"

Enrico Paternostro - "Moralidade intersubjetiva e política passional: abordagens sobre a dimensão emotiva da luta social"

Artigos Variados

Douglas Orben - "Felicidade e prudência: uma comparação entre Aristóteles e Kant"

 


Perspectiva Filosófica - Chamada para dossiê "Fronteiras da Estética"

A arte é perigosa ou inócua? Ainda faz sentido falar em beleza na arte? Qual o papel da arte, se é que existe algum? Tais questões orientam a reflexão filosófica desde que Platão discute o lugar da arte na polis e propõe distinções entre arte e verdade, arte e objeto, poesia e filosofia. Já na modernidade, novos limites são postos com o sentido kantiano de experiência estética e desinteresse do juízo estético, a autonomização da arte preconizada pelo romantismo, e a controversa tese do fim da arte em Hegel. No século XX, tendo como um dos desdobramentos a provocação sobre o próprio alcance da filosofia na reflexão sobre a arte, filósofos como Theodor Adorno, Arthur Danto e Jacques Rancière voltam a discutir temas como o conteúdo conceitual da arte, a tensão entre estética e conceito, e o lugar da arte no espaço público – problematizando, com diferentes nuances, aspectos fronteiriços da estética e ampliando a reflexão sobre a dimensão estética para além da arte.

Tais questões foram norteadoras do  Colóquio “Fronteiras da Estética”, realizado em dezembro passado na Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. Inserido no contexto do Colóquio, encontra-se aberta a chamada para submissão de artigos que versem sobre temas fronteiriços da estética, tanto em uma abordagem filosófica e da história da filosofia como em perspectiva interdisciplinar. Tópicos podem abordar p. ex. a relação entre estética e temas como:

– racionalidade
– conceito
– história e pós-história
– política
– psicanálise
– tecnologia
– espaço público
– perspectivas pós-coloniais



O envio de artigos, traduções e resenhas que versem sobre o tema proposto para este número pode ser efetuado acessando o site da revista, onde também se encontram as normas para cadastro e submissões. O prazo para envio de submissões é 15 de maio de 2017.


Organização do número: Prof. Dr. Filipe Campello (UFPE) / M.ª Bárbara Buril (UFPE)
FaLang translation system by Faboba