AGENDA ANPOF
  • FÓRUM DE DEBATES: ANPOF/ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILOSOFIA

    A ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) é reconhecida pela comunidade filosófica brasileira como sua associação nacional. A entidade surgiu no início dos anos 1980 como uma associação de programas de pós-graduação, a qual não obstante possui dentre suas finalidades básicas – definidas em seu Estatuto Social (2013).

    LEIA MAIS

  • LEVANTAMENTO FEITO PELA ANPOF INDICA BAIXA PRESENÇA DE ENSINO DE MARX NAS PÓS-GRADUAÇÕES EM FILOSOFIA NO BRASIL

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia no Brasil reúne 47 programas em todas as regiões do país. Estes programas oferecem mestrado e/ou doutorado. De acordo com levantamento feito pela instituição, neste semestre apenas 2,3% das disciplinas oferecidas pelos programas são sobre Marx.

    LEIA MAIS

  • NOTA DE REPÚDIO A DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS FACULDADES DE HUMANIDADES, NOMEADAMENTE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa na área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.

    LEIA MAIS

  • Coordenações da graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Aracaú se manifestam contra a fala do Ministro da Educação

    Na última segunda-feira (8/4) o jornalista Josias de Souza divulgou em seu blog no portal UOL uma fala do Ministro da Educação recém-empossado, Abraham Weintraub, em que diz que as universidades nordestinas não deveriam ensinar filosofia, mas priorizar o ensino de agronomia. Ao que tudo indica, a fala do ministro é de setembro do ano passado, mas ganhou repercussão agora em razão da posição que ora ocupa, numa Pasta central para o país. Nem por isso deixa de ser, ao mesmo tempo, revoltante e compreensível.

    LEIA MAIS

  • A HISTÓRIA DA FILOSOFIA E AS OBRAS ESCRITAS POR MULHERES: UMA NOTA METODOLÓGICA -  NASTASSJA PUGLIESE FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ

    Hipátia de Alexandria, Marie de Gournay, Christine de Pizan, Margaret Cavendish, Kristina Wasa, Anne Conway, Damaris Cudworth, Mary Astell, Émile du Châtelet, Mary Wollstonecraft. Mesmo com a ampliação dos debates na comunidade filosófica brasileira sobre a ausência de autoras mulheres nas obras canônicas da história da filosofia, ainda é muito provável que um aluno de graduação termine seu curso sem ter ouvido falar sobre nenhuma delas.

    LEIA MAIS

  • AS CONTRIBUIÇÕES DE ANGELA DAVIS AO PENSAMENTO FEMINISTA CONTEMPORÂNEO: POR UM 8M CADA VEZ MAIS DIVERSO

    Uma das mais importantes expoentes do feminismo negro e membro de destaque de uma tradição radical de lutas, a filósofa Angela Davis tem alcançado proeminência nos estudos que visam compreender gênero, raça e classe em nosso país apenas muito recentemente, não obstante, muitas sejam suas obras, nas quais figuram em destaque temas como o racismo, o sexismo, a emancipação feminina, o sistema penal e a inter-relações entre esses temas.

    LEIA MAIS

  • ENTREVISTA: É PRECISO AFIRMAR A POTÊNCIA DE UM FEMINISMO AGONÍSTICO", CARLA RODRIGUES (UFRJ)

    Em entrevista concedida à ANPOF, Carla Rodrigues, Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora no Programa de Pós-Graduação de Filosofia (IFCS/UFRJ) e bolsista da Faperj, comenta o contexto teórico a partir do qual a crítica de Butler em Problemas de gênero foi desenvolvida, assim como suas implicações no campo da luta política.

    LEIA MAIS

  • JANYNE SATTLER: A RELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA FEMINISTA E A MILITÂNCIA

    Vice-coordenadora do GT de Filosofia e Gênero, a professora Dra. Janyne Sattler (UFSC) concedeu entrevista à Anpof neste mês de março e discutiu a relação entre militância e teoria feminista. Sattler apresenta uma perspectiva crítica de como a relação entre militância e filosofia apresenta-se como pejorativa.

    LEIA MAIS

  • ENTREVISTA COM SILVANA RAMOS: UMA MULHER QUE ENTRA NO CURSO DE FILOSOFIA JÁ TRANSGREDIU UMA SÉRIE DE INTERDITOS SOCIAIS E CULTURAIS DA SOCIEDADE PATRIARCAL

    Coordenadora do GT de Filosofia e Gênero da Anpof e professora de Filosofia da USP, Silvana de Souza Ramos fala nessa entrevista sobre assédio moral e sexual nos programas de pós-graduação em Filosofia e sobre a baixa presença das mulheres na área.

    LEIA MAIS

  • XVIII ENCONTRO ANPOF
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Plato Journal - 17

cover issue 310 pt PT

Dear Colleagues

a new volume (17) of Plato Journal is now available on line at http://impactum-journals.uc.pt/platojournal/issue/view/310

Plato Journal is available free access on line and printed on demand by Coimbra University Press.

2017
SUMMARY  
Plato Journal 17 (Full volume)
Cornelli, Gabriele (ed.) 
125 p.
Elenchus, Recollection, and the Method of Hypothesis in the Meno
Ionescu, Cristina 
9-29
La relectura positiva de la tradición poética griega en el Banquete de Platón
Soares, Lucas 
31-50
Le commerce de la vérité: économie et commerce dans les Lois de Platon
Helmer, Etienne 
51-64
Socratic Silence in the Cleitophon
Pichanick, Alan 
65-70
The Form of the Good in Plato’s Timaeus
Gkatzaras, Thanassis 
71-83
Dialectical Epimeleia: Platonic Care of the Soul and Philosophical Cognition
Ambury, James M. 
85-99
[Review] TRABATTONI, Franco, Essays on Plato’s Epistemology. Ancient and medieval philosophy
Zucchetti, Nicholas 
103-111
[Review] MOORE, Christopher, Socrates and Self-Knowledge
Pichanick, Ana 
113-119

 

Are you interested in submitting to Plato Journal?

Please, review the About the Journal page for the journal's section policies, as well as the Author Guidelines



Gabriele Cornelli
Plato Journal - Editor
Universidade de Brasília 
Caixa Postal: 4497
70904-970 Brasília - DF 
Brasil
+55 (61) 3107-7040
cornelli@unb.br
www.metafisica.unb.br
www.archai.unb.br
FaLang translation system by Faboba