Chamada - Revista Limiar - Dossiê caminhos do pensar em imagens de Proust

vitral proust 1
O ato de pensar tem caminhos múltiplos. Não obstante, a tradição filosófica, ao menos na sua vertente dominante, postulou o pensamento racional, ancorado no conceito, como o único apto a conduzir à verdade, a traduzir a natureza do ser, a desvendar o homem. Sob esse registro, outras formas de saber, relegadas à condição de representações e interpretações secundárias, porque de um modo ou de outro conectadas com a percepção e com a fantasia, não poderiam jamais alcançar o estatuto de conhecimento verdadeiro. O instrumental nelas dominante deslegitimaria tal pretensão: a imagem. No entanto, ao ponderar sobre o modo pelo qual conceitos e imagens são engendrados e invadem não apenas o mundo das representações, mas a própria história dos homens, inscrevendo-se em suas ações, unindo o pensamento e a vida, reconhecemos que tanto o exercício da abstração - dominante na filosofia e na ciência, quanto o esforço criador da imaginação – prevalente nos mitos, na arte, na literatura - resultam de uma atividade pensante e de processos mnemônicos. Daí decorre que, sem que se minimizem as diferenças entre essas instâncias, elas se encontram enquanto resultantes de uma elaboração de pensamento que produz sentidos, tece interpretações, desvela faces ocultas do ser, do real, da condição humana. Para além disso, poderíamos ainda postular que determinadas realidades, como aquelas fugidias, múltiplas e mais intensamente vivas deixam-se capturar antes por um pensamento que se nutre da imaginação do que por aquele que não logra transcender as cercanias da lógica. Nesse caso, o pensar que nos aproximaria com mais rigor e eficácia de uma possível verdade seria antes aquele substancialmente imagético, produzido pela arte e pela literatura, por exemplo, do que o pensamento conceitual. Entre os autores que poderíamos mobilizar para fundamentar o poder revelador e critico da imagem encontramos Marcel Proust.

Continue Lendo

Revista Reflexões de Filosofia, Nº 11, ano 06

É com alegria e satisfação que informamos a publicação do Nº 11, ano 06, da Revista Reflexões de Filosofia, Revista do Grupo de Estudo em Política, Edução e Ética - GEPEDE / UVA / CNPQ e a chamada de artigos para a edição n°12,  com submissão de artigos /resenhas / traduções até Outubro de 2017.

www.revistareflexoes.com.br

Att: Prof. Ricardo George 
Editor

Continue Lendo

Revista Limiar - Dossiê Nietzsche

Chamada de artigos

Dossiê Nietzsche: antagonismos e a necessidade do ilógico
Org. Henry Burnett


Passadas algumas poucas décadas desde que os primeiros leitores acadêmicos de Nietzsche no Brasil estabelecessem um conjunto de princípios de interpretação, quase sempre ancorados numa sólida tradição europeia, resta hoje a impressão de que a recepção brasileira da obra do autor de Humano, demasiado humano não tem uma única face. Isto não significa que grandes teses, livros e artigos não tenham sido escritos e que não se tenha consolidado algo que possamos chamar de “tradição” – ainda que ela pareça tão uniforme quanto o país onde se desenvolveu. Dito de outro modo, talvez seja uma forma enviesada de lembrar o quanto a “filosofia dos antagonismos” de Nietzsche, tão bem dissecada por Wolfgang Müller-Lauter, forma a base de nossa recepção, e de como essa influência acabou resultando em algo como uma “recepção antagônica” entre os pares brasileiros. Ainda é cedo para avaliar o prejuízo ou a virtude desta falta de unidade, que nem sempre expressa apenas discordâncias de interpretação. Este dossiê aspira por um tipo de conciliação, dentro de um ambiente cindido. 

Continue Lendo

Revista Hermeneutic

Número especial: Spinoza: el libro V de la Ética

Hermeneutic es una revista de crítica, arte y filosofía. Centrada en la hermenéutica aplicada, está abierta y da la bienvenida a las contribuciones que desde diferentes disciplinas permiten pensar las interpretaciones de las encrucijadas culturales. Su interés incluye la promoción y la apertura de un espacio para la difusión de trabajos que le hablen al lector de la existencia de un abanico de perspectivas metodológicas. Es también, un ámbito para el diálogo y la reflexión. 
ISSN: 1668-7361 
Indizada en: EBSCO
Normas para el envío de colaboraciones

Continue Lendo

D I S P U T A T I O

D I S P U T A T I O
Philosophical Research Bulletin
Boletín de Investigación Filosófica
Madrid, ISSN: 2254-0601

is preparing a
SPECIAL EDITION ABOUT WITTGENSTEIN AND BRANDOM

Continue Lendo

Revista Sofia - Chamada de artigos

A Revista Sofia (ISSN 2317-2339), Qualis B1, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), abre chamada a toda comunidade filosófica, para submeter artigos em nosso número especial (v.6., n.3, 2017) dedicado aos temas “Filosofia e Ensino” e “Filosofia e Educação”. A Revista também publicará Resenhas e Traduções submetidas.

A data limite para envio dos artigos é 15 de outubro de 2017, e o número especial será publicado em 2017.

O link da Revista Sofia para submissões, com as normas editoriais e seus números anteriores, pode ser acessado pelo link: http://www.periodicos.ufes.br/sofia

Revista Rizoma

Chamada para Publicação

A Revista Rizoma, vinculada ao curso de psicologia do Centro Universitário Estácio Santa Catarina está com chamada para publicação no dossiê Biopolítica, Crise e Insurreição.

Prazo para envio dos artigos vai até o dia 30/09 e a previsão para publicação dos trabalhos selecionados é outubro de 2017.
Inscrições via sitema no endereço: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/rizoma/index 

Ou através do e-mail: diazsoler@gmail.com

Cumpre ressaltar que nosso periódico, embora ainda precoce, é indexado pelo número de ISSN: 2526-947X 

Cadernos Walter Benjamin N 18

Chamada de artigos Cadernos Walter Benjamin N 18

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS - CADERNOS WALTER BENJAMIN

1. Os artigos para publicação nos Cadernos Walter Benjamin devem conter no máximo 30 laudas (Times New Roman 12), com espaçamento 1,5 e citação (mais de 3 linhas) recuada 4 cm a esquerda.
2. Aceitam-se artigos inéditos, precedidos de resumos com o seu Abstract (20 linhas no máximo) e cinco palavras-chave. Serão aceitos artigos em língua portuguesa, inglesa, alemã, francesa, espanhola e italiana.

3. Os artigos devem obedecer à ABNT. As referências devem aparecer (ex.: BENJAMIN, 1984, 87) dentro do texto. Todas as notas explicativas aparecerão em rodapé. No rodapé da 1ª página constará: nome do autor, titulação, e:mail, nacionalidade, local onde reside.

4. A avaliação dos trabalhos será feita pela Equipe de Pareceristas dos Cadernos que poderão aceitar, recusar ou reenviar os artigos aos autores com sugestão de mudança.

5. Cada autor receberá duas unidades do Caderno que contenha seu artigo. Não haverá restrição quanto à republicação em outro periódico.

6. Envie os artigos para revista@gewebe.com.br

Periódico Héstia

CHAMADA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

O Periódico Héstia é uma publicação autônoma que tem o propósito de pôr à prova textos autorais de filosofia, estimulando o diálogo entre os seus autores. Assim, para os interessados em participar desse projeto, pedimos atenção ao que segue:

O corpo editorial do Periódico Héstia receberá artigos e traduções até o dia 27 de Novembro de 2017. A publicação do Periódico será eletrônica e acontecerá no primeiro trimestre de 2018, através do site www.periodicohestia.org .

DO ENVIO DOS TEXTOS Os textos deverão ser enviados em formato *.doc ao e-mail: periodicohestia@gmail.com

Assim que a corpo editorial visualizar o arquivo, acusará o seu recebimento. O texto então será repassado a dois membros do Periódico, que o irão ler com o intuito de iniciar uma conversa com o respectivo autor.

DA ACEITAÇÃO OU NÃO DOS TEXTOS À PUBLICAÇÃO Os textos que estiverem afinados com as disposições deste edital serão aceitos à publicação, enquanto que os que não estiverem serão recusados.

DA FORMALIDADE REFERENTE À REDAÇÃO Máximo de páginas: 30 (trinta) para os artigos; 40 (quarenta) para as traduções. Mínimo de páginas: não há. Margens para a escrita: todas 2,5 cm. Fonte tipográfica: Times New Roman. Tamanho da fonte: 12 pt. Espaçamento entre linhas: 1,5.

CONTATO Em caso de dúvidas relacionadas ao propósito do Periódico Héstia ou ao conteúdo deste edital, pedimos que entrem em contato através do e-mail: periodicohestia@gmail.com .

Para mais informações, acesse o site https://periodicohestia.org/edital/

Griot : Revista de Filosofia

Novo Número e chamada de artigos da Griot : Revista de Filosofia

Novo Número:
A nova publicação da Griot : Revista de Filosofia (v.15, n.1, junho/2017) já está disponível e todos os textos podem ser acessados pelo endereço: https://www2.ufrb.edu.br/griot/

Chamada de Artigos:
Griot : Revista de Filosofia (Qualis B1) está recebendo artigos, resenhas e traduções para o próximo volume que será publicado em dezembro de 2017. Os textos devem ser enviados por e-mail (griotrevista@gmail.com) até o dia 15 de outubro de 2017.

Chamada para publicação de artigos - Periódico Héstia

O Periódico Héstia é uma publicação autônoma que tem o propósito de pôr à prova textos autorais de filosofia, estimulando o diálogo entre os seus autores. Assim, para os interessados em participar desse projeto, pedimos atenção ao que segue:

DISPOSIÇÕES GERAIS
O Periódico Héstia se compromete a trabalhar com composições próprias, então esperamos que os textos enviados à publicação não sejam reflexos de um autor ou outro da filosofia, mas que se mostrem como rigorosas experiências de pensamento, exprimindo genuína disposição para com os temas tratados. Esperamos também o máximo de simplicidade, ou seja, que os autores se esforcem na produção de textos limpos e autorreferentes, com linguagem que demonstre o enfrentamento sem escusa do próprio pensamento. Pois simplicidade, nesse contexto, não quer dizer debilidade, mas expressão vigorosa e clara de entendimento, resultado de sólida investigação e de firme exercício da escrita.

Continue Lendo

REVISTA DIALECTUS

Lançamento da REVISTA DIALECTUS 2017.1 (Nº 10) 

Chamada para novo número: Dossiê: O Pensamento de Foucault.

Os artigos podem ser submetidos até 31 de outubro de 2017 por meio do endereço: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/dialectus/index ou no site:http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/user/register

Lembramos que, além dos artigos submetidos para o dossiê, serão apreciados para possível publicação artigos inéditos, traduções e resenhas, todas de fluxo contínuo, desde que estejam em conformidade com a linha editorial e as diretrizes da revista.

Revista Dialectus não aceitará submissões impressas. Para enviar uma contribuição científica à revista, o autor deve realizar seu registro no site:http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/user/register

Continue Lendo

Sapere Aude - Revista de Filosofia da PUC Minas

Chamada para publicação no próximo dossiê: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER

A revista Sapere aude acaba de publicar o dossiê Filosofia: educação para a diversidade (em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/issue/view/931/showToc) e abre chamada para publicação de artigos em seu próximo número (Jul./Dez. 2017 – V. 8, N. 16), com o dossiê VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER

(SUBMISSÕES ATÉ 23 DE OUTUBRO DE 2017).

Para submissão, acessar o site da revista (http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude) e enviar o artigo.

Obs.: Além de artigos do dossiê, há espaço também para artigos de temática livre, comunicações e recensões. As regras para submissão estão disponíveis no site da revista.

Periódico Héstia - chamada de artigos

CHAMADA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
*

O Periódico Héstia é uma publicação autônoma que tem o propósito de pôr à prova textos autorais de filosofia, estimulando o diálogo entre os seus autores. Assim, para os interessados em participar desse projeto, pedimos atenção ao que segue:

Continue Lendo

Revista Limiar - Chamada de Artigos

image
Nova chamada para Dossiê Hegel e Marx

Organizadores: Rodnei Nascimento e Silvio Rosa

A Revista Limiar, vinculada à linha de pesquisa “Subjetividade, arte e cultura” do programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo, estende o prazo da chamada de artigos para o Dossiê Hegel e Marx de sua próxima edição.

Continue Lendo

Revista Primeiros Escritos

EDITAL DE ABERTURA PARA SUBMISSÕES
 

Está aberto o período para submissões de trabalhos à revista Primeiros Escritos, uma revista de filosofia da FFLCH USP.

O período para submissão vai do dia 12 de junho até o dia 12 de julho. Veja abaixo as regras para o formato e envio dos textos.

Diretrizes para Autores
A revista aceita artigos originais, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, além de poemas, contos e críticas (itens estes que compõem o segmento “fora do expediente”), que deverão estar em conformidade com as diretrizes encontradas abaixo em "Condições para submissão".

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade do texto submetido em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para ajustes.

Maiores informações: http://primeirosescritosfflch.blogspot.com.br/2017/

Em Construção Revista

Chamada para Dossiê temático: Universidade e Utilidade

Organizador: Juan Queijo Universidad de la República (Uruguay)

A Revista Em Construção torna pública a chamada de trabalhos (artigos, resenhas e traduções) para o dossiê temático Universidade e Utilidade organizado pelo professor Juan Andrés Queijo da Universidad de la República (Uruguai). A publicação está prevista para o segundo número da revista em dezembro de 2017. Os trabalhos devem ser enviados diretamente para o site da revista e devem estar em conformidade com as normas de publicação (disponíveis em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/about/submissions#onlineSubmissions)

Prazo para o envio: 01 de setembro de 2017.

Além dos artigos para o dossiê, a Revista Em Construção também recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições (artigos, resenhas e traduções) sobre epistemologia histórica e estudos sobre ciências.

Continue Lendo

Revista Ideação, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Chamada de artigos

A Revista Ideação faz nova chamada, para um dossiê sobre o filósofo francês Henri Bergson, a ser publicado no primeiro semestre de 2018.

Os artigos devem ser submetidos até 15 de Agosto deste ano.

Também recebemos, continuamente, artigos para submissão, em qualquer área da Filosofia. Os artigos deverão ser enviados para revistaideacao@gmail.com, de acordo com o link http://www.revistaideacao.com.br/p/diretrizes.html sobre as regras de submissão. No caso de vínculo com os dossiês, esse vínculo deve ser informado no e-mail.

FaLang translation system by Faboba