Temporal, v 1, n 2, dez 2017

Slide1

Comunidade acadêmica, o que é, como se faz

Em sua resposta ao debate sobre o positivismo nas ciências sociais, Adorno assim classifica a noção de comunidade científica tal como proposta por seus interlocutores:

“Popper esclarece a objetividade científica que sustenta: ‘Esta pode ser explicada somente mediante categorias sociais tais como: competição (tanto dos cientistas isolados, como das diversas escolas); tradição (a tradição crítica); instituição social (como por exemplo publicações em diferentes periódicos concorrentes e por meio de diferentes editoras concorrentes; discussões em congresso); poder do Estado (a tolerância política das discussões livres)’ [Popper, A Lógica das ciências sociais]. Estas categorias são notoriamente problemáticas. Assim, a categoria de competição encerra todo o mecanismo da concorrência, inclusive aquele funesto, denunciado por Marx, conforme o qual o sucesso no mercado tem primazia frente à qualidade das coisas, mesmo tratando-se de formações espirituais. A tradição em que Popper se apoia tornou-se indubitavelmente , no interior das universidade, em freio das forças produtivas [...].” (ADORNO, Positivismo na sociologia alemã)

Frente às proposições de Popper e às críticas de Adorno, este dossiê visa pensar a legitimidade científica em várias áreas do conhecimento humano, das ciências às artes. E visa pensar por dentro das suas práticas legitimadoras, qual seja, a instituição dos periódicos acadêmicos, em uma crítica imanente ao próprio sistema.

Entrevistas com Renato Janine e com os editores Helton Adverse (Kriterion) e Filipe Campello (Perspectivas filosóficas)

Chamada para artigos
Temporal, v 2, n 3, jul 2018
Justiça

Walter Benjamin, em um texto de 1921, cujo teor de complexidade já se enuncia na difícil tradução de seu título Zur Kritik der GewaltPara uma crítica da violência ou Crítica da violência – crítica do poder, pensa como se institui a ordem do direito:

"A justiça é o principio de toda instauração divina dos fins, o poder é o princípio de toda instauração mítica do direito". (Para uma crítica da violência, In: Escritos sobre mito e filosofia, 2011).

A Justiça, ordem divina dos fins, não se estabelece por um código de direito, ordem violenta e mítica dos meios. Direito, poder e violência estão, portanto, imbricados. E a relação entre Justiça e Direito é problemática. Claro que a leitura é polêmica, e aberta a contraposições, mas não deixa de ser atual pensar qual a potência/poder – Gewalt – do Direito e da Justiça nos dias atuais.  O dossiê de nosso próximo número propõe investigar esse poder em suas múltiplas facetas.
Aceitamos contribuições até 25 de maio.

Execpcionalmente, como a BCE UnB está em processo de mudança de plataforma, enviem os artigos  também para nosso email e não apenas pelo sistema.

http://periodicos.unb.br/index.php/temp/index

Call for Reviews / Chamada para Resenhas - Archai Journal

Archai Journal, which commemorates its 10th anniversary, has a new editorial feature: the publication of a list of books available for review that will be permanently and regularly updated. We look forward to your contribution! 

Access list and guidelines here 

Revista Archai, que completa agora 10 anos, tem uma novidade editorial: a disponibilização de uma lista de livros para resenha que será permanente e regularmente atualizada. Esperamos o vosso contributo! 

Para aceder lista e diretrizes, clique aqui.

Archai is published by Archai UNESCO Chair in Brazil (University of Brasília/Annablume) and in Portugal (Coimbra University Press, IUC), both printed and electronic free online access.

It is indexed by Web of Science (Thomson Reuters/ESCI), Scielo, L’Année Philologique,  Emerging Sources Citation Index, European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus), Philosopher‘s Index, Latindex, Cengage Learning, Google Scholar, BASE and Portal de Periódicos da CAPES. It has Impact Factor 5.171 in the Scientific Journal Impact Factor and it got a very high grade (A2) of its field (Philosophy) in the latest Qualis CAPES evaluation.

Articles, reviews, translations, and news can be submitted online. Authors should consult the Author Guidelines prior to submitting any work. The journal assigns a DOI (Digital Object Identifier) to all articles and reviews.

Publishers and Authors interested in submitting work for possible review in Archai may use the following address:

Universidade de Brasilia, 
Instituto de Ciências Humanas, 
Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 
CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, 
70910-900, Brasilia - DF
Brazil
Follow the Archai Journal/Revista Archai on Facebook.

















































































Revista Em Construção - Chamada para Dossiê temático: Crise

Chamada para Dossiê temático: Crise

Organizador: Leonardo Rogério Miguel – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Revista Em Construção torna pública a chamada de trabalhos (artigos, ensaios, resenhas e traduções) para o dossiê temático Crise, organizado pelo professor Leonardo R. Miguel (UENF). A publicação está prevista para o terceiro número da revista em dezembro de 2018. Os trabalhos devem ser enviados diretamente para o site da revista e devem estar em conformidade com as normas de publicação (disponíveis em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/about/submissions#onlineSubmissions).

Prazo para o envio: 01 de julho de 2018.

Leia Mais

Chamada de artigos - Revista Kínesis - Edição Especial "Filosofia no Ensino Médio"

Prezados,

A Revista Kínesis (http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/index) abre nova chamada para submissão de artigos para o Número Especial temático "Filosofia no Ensino Médio".

Esta edição será organizada pelos professores Dr. Ricardo Henrique Resende de Andrade (UFRB) e Dr. Rafael dos Reis Ferreira (UFRB).

Os artigos deverão ser enviados até  31 de Julho de 2018, com previsão de publicação em Novembro de 2018. 

As Normas de Publicação estão disponíveis no site da Revista:  http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/about/submissions

E-mail: revistakinesis@ymail.com

Atenciosamente,
Os Editores

Chamada de Artigos - Revista Contemplação n.17 (2018)

CHAMADA DE ARTIGOS - Revista Contemplação

Caros colegas,

informamos que a Revista Contemplação está recebendo trabalhos (artigos, tradução e resenhas) nas áreas de Filosofia e Teologia para a composição do n.17 (2018), com previsão de publicação para Julho.

Os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, para o E-mail revistacontemplacao@gmail.com e devem estar adequados às Normas da Revista.

Link para Revista Contemplação: (http://fajopa.com/contemplacao/index.php/contemplacao/index

Link para as Normas de Submissão: https://drive.google.com/file/d/0BxK_o6BKdCf2WTVQOWxfQUljb3c/view

O prazo final de submissão é 31 de Maio de 2018.

Desde já agradecemos a atenção.

Abraço a todos!

João Moraes - Editor

Chamada de artigos - Revista Outramargem

A Outramargem: revista de filosofia (ISSN 2358-7377) convida pesquisadores de Filosofia e áreas afins a submeterem artigos, resenhas e traduções até o dia 15 de maio de 2018, para sua oitava edição, a ser publicada no primeiro semestre de 2018. Pedimos atenção às normas de publicação. Textos formatados fora dessas normas não serão avaliados.

Submissões via e-mail para revistaoutramargem@gmail.com

Acesse: https://outramargem.com/

CHAMADA DE ARTIGOS: ARTEFILOSOFIA N.24 / DOSSIÊ: HANS ULRICH GUMBRECHT

Hans Ulrich Gumbrecht tem se dedicado à descrição da temporalidade contemporânea (broad present), compreendendo-a como um espaço determinado pelo que podemos chamar de uma dupla-redução: do “espaço de experiência” e do “horizonte de expectativas”. Esta experiência temporal específica, própria à contemporaneidade, tem intensificado certa suspensão em relação a entes que estão à nossa volta. O que está em questão aqui é que esta suspensão provocaria certa tendência à repetição de determinadas experiências mais sedimentadas e mesmo uma tendência ao que podemos chamar de virtualismo, consumismo etc. No entanto, ao mesmo tempo em que temos esta suspensão também podemos observar certa tendência à recolocação (por vezes hipertrofiada) da sensibilidade, do corpo em um lugar fundamental. 

Leia Mais

Call for Papers - Dossiê Schopenhauer

Dossiê Schopenhauer
Org. Wander de Paula

 

A obra de Arthur Schopenhauer ganhou espaço considerável na pesquisa brasileira das últimas décadas. Prova disso é o empenho cada vez maior de pesquisadores e pesquisadoras em trazer a público traduções para a língua portuguesa das obras do filósofo alemão e, muito especialmente, o número significativo de trabalhos acadêmicos em torno do seu pensamento – indicando, desse modo, o processo de consolidação de uma “tradição” brasileira de interpretação da filosofia schopenhaueriana.Como forma de não apenas registrar esse momento especial da interpretação brasileira da filosofia de Schopenhauer, mas, sobretudo, celebrar os 200 anos da publicação do primeiro tomo de sua obra magna, O mundo como vontade e representação, a Revista Sofia abre espaço para o seu primeiro dossiê sobre a obra de Schopenhauer.

 

Ressaltamos, ainda, que a Sofia continua recebendo textos sobre outros temas e autores, que serão direcionados para a Seção “Fluxo Contínuo”.


Submissões até: 31/07/2018

e-mail: wander.paula@ufes.br 

Chamada de Artigos - Cadernos Espinosanos - No.39

Prezado(a)s, 

A Revista Cadernos Espinosanos abre chamada para a submissão de trabalhos para a sua edição de número 39, com previsão de publicação no segundo semestre de 2018. 

Aceitamos artigos inéditos e ensaios originais sobre filósofos seiscentistas e suas leituras contemporâneas, assim como traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

Os artigos e resenhas bibliográficas são aceitos nas seguintes línguas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de traduções para o português.

Os trabalhos devem ser enviados diretamente para o site da revista e devem estar em conformidade com as normas de publicação (www.revistas.usp.br/espinosanos). 

Prazo para envio: 30 de agosto de 2018




Atenciosamente, 

As Editoras

Revista Ideação - Chamada de artigos

A Revista Ideação faz nova chamada para submissão de artigos, associados à Ideação 38, que será publicada no 1o semestre de 2019.

Esta edição terá o dossiê "Marx e o marxismo", que será coordenado pelos professores Mauro Castelo Branco de Moura (UFBA) e Adriana Santos Tabosa (UEFS).

Os artigos poderão ser enviados até o dia 31/08/2018. Também recebemos artigos de submissão com temáticas gerais.

No site da revista, são explicadas as diretrizes para submissão.

http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/index"

Revista Limiar Chamada: Caminhos do pensar em imagens de Proust

 

vitral proust 1
 
O ato de pensar tem caminhos múltiplos. Não obstante, a tradição filosófica, ao menos na sua vertente dominante, postulou o pensamento racional, ancorado no conceito, como o único apto a conduzir à verdade, a traduzir a natureza do ser, a desvendar o homem. Sob esse registro, outras formas de saber, relegadas à condição de representações e interpretações secundárias, porque de um modo ou de outro conectadas com a percepção e com a fantasia, não poderiam jamais alcançar o estatuto de conhecimento verdadeiro.

Leia Mais

Revista Eletrônica Estudos Hegelianos Chamada de artigos: "A filosofia política de Hegel: novos rumos"

Chamada de artigos: "A filosofia política de Hegel: novos rumos".

Não foi apenas uma vez que as obras políticas de Hegel – sobretudo as da dita «maturidade» como as Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito – foram tratadas pela tradição filosófica como um «cachorro morto». Em tempos mais recentes, no entanto, e certamente como resultado da edição crítico-filológica dos seus textos (com destaque aos vários Vorlesungsnachriften), uma vigorosa produção bibliográfica nos permite acreditar que esse quadro se transformou profundamente: A pergunta «Back to Hegel?», parece estar de fato na ordem do dia.

Leia Mais

Occursus - Revista de Filosofia

A Comissão Editorial da Occursus - Revista de Filosofia, informa que está aberta para o envio de contribuições (artigos, ensaios, resenhas e traduções) até o dia 31 de maio de 2018. 
As contribuições aprovadas serão publicadas no v.3, n.1, 2018. 
A publicação desse novo volume está prevista para julho de 2018. 
Para mais informações: http://seer.uece.br/?journal=Occursos
 
unnamed

Polymatheia - Revista de Filosofia da UECE

homepageImage pt BR
 
A Polymatheia - Revista de Filosofia da UECE, convida todos/as graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as a submeterem seus artigos, traduções, resenhas e ensaios para compor a próxima edição: volume 11, número 18, jan./jun. 2018 A publicação desse novo volume está prevista para Agosto de 2018. Os interessados deverão se cadastrar no sistema da Revista (http://seer.uece.br/?journal=PRF&page=index) para enviarem seus textos para a avaliação até 22 de Julho de 2018.
Atenciosamente,
Comissão Editorial.



Chamada para o novo número temático da revista Princípios (PPGFIL/UFRN)

A revista Princípios (B1), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN, anuncia chamada de artigos para seu próximo número, comemorativo do sexagésimo aniversário de A condição humana, de Hannah Arendt.

O prazo de submissão é 31 de março de 2018, com publicação prevista para maio deste ano.

Os artigos devem ser enviados pelo sistema (SEER) a partir do endereço https://periodicos.ufrn.br/principios/about/submissions#onlineSubmissions.

Os interessados devem ler atentamente o conteúdo da seção "Sobre a Revista" (https://periodicos.ufrn.br/principios/about), observando que o escopo da publicação é restrito a pesquisas avançadas em nível de pós-graduação.

FaLang translation system by Faboba