AGENDA ANPOF
  • INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

    Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da Anpof e a comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF definiram por suspender a partir de hoje as inscrições e as submissões para o encontro e consultar a comunidade sobre os encaminhamentos futuros.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Revista Limiar - Chamada de Artigos

image
Nova chamada para Dossiê Hegel e Marx

Organizadores: Rodnei Nascimento e Silvio Rosa

A Revista Limiar, vinculada à linha de pesquisa “Subjetividade, arte e cultura” do programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo, estende o prazo da chamada de artigos para o Dossiê Hegel e Marx de sua próxima edição.

Nosso propósito não é restringir o dossiê à clássica questão das relações entre Hegel e Marx – embora esta não esteja excluída – mas, sobretudo, reunir contribuições inéditas de pesquisadores que tratem dos temas privilegiados pela linha editorial da Revista a partir desses dois autores.

Nesse sentido, serão bem-vindos artigos que examinem os vínculos críticos de Hegel com os idealismos subjetivo e objetivo, o romantismo, assim como seu pensamento sobre o trágico na arte e na história, o fim da arte e o declínio do mundo cultura, ou que se insiram nesses grandes tópicos. Do mesmo modo, interessam-nos trabalhos que tratem de maneira atualizada das questões sobre marxismo e subjetividade, um tema que abrange tanto os conceitos de alienação e reificação (e de sua superação) como os de ideologia e fetichismo da mercadoria.

Devemos lembrar que essa ampla gama de problemas tem sido objeto de uma longa tradição teórica, constituída desde os primeiros autores da assim chamada teoria crítica até seus representantes mais atuais, além de passar por autores de outras vertentes teóricas, como Georg Lukács, Jean-Paul Sartre, Louis Atlhusser, e mais recentemente, Antonio Negri e Slavoj Zizek, para citar apenas alguns nomes.

Igualmente relevantes para o dossiê seria recuperar e problematizar as produções teóricas marxistas que refletem sobre os limites entre arte, mercado e cultura estruturados pelas relações sociais capitalistas, assim como as tentativas mais recentes de repensar a noção de indústria cultural no contexto de um modo de produção social marcado cada vez mais intensamente pelas transformações tecnológicas.

Novo prazo para a submissão: 15 de setembro 2017.

E-mail: rodnei.nascimento@uol.com.br e silvio.rosa@unifesp.br

Submissão de artigos não vinculados ao dossiê: limiar@unifesp.br
www.limiar.unifesp.br
FaLang translation system by Faboba