AGENDA ANPOF
  • RESULTADO DO EDITAL DE ADESÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE FILOSOFIA AO PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DA ANPOF

    Resultado do Edital de Adesão de Periódicos da área de Filosofia ao Portal de Periódicos Eletrônicos da ANPOF.Confira aqui a lista de Periódicos Aprovados para compor o Portal de Periódicos da ANPOF.

    LEIA MAIS

  • PRESIDENTE DA ANPOF PARTICIPA DE REUNIÃO COM PRESIDENTE DA CAPES

    No último dia 11 de outubro, o Prof. Adriano Correia, presidente da ANPOF, participou de uma reunião com o Presidente da CAPES, o prof. Anderson Correia. Também estiveram presentes os diretores de avaliação, de programas de bolsas e de relações internacionais da entidade, além de outros representantes de entidades de humanidades.

    LEIA MAIS

  • CARTA DE CURITIBA - CHAMADO À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

    Vivemos um momento de graves e irresponsáveis agressões ao meio ambiente, com ataques à já frágil legislação, retrocessos institucionais e supressão de direitos patrocinadas por um governo que nega as evidências da crise climática criando vexames internacionais e incentivando práticas de pilhagem que incluem o desmatamento da Amazônia, queimadas, uso indiscriminado de agrotóxicos e a extinção da vida.

    LEIA MAIS

  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DA ANPOF - 2019/1

    A diretoria da ANPOF tem tomado várias iniciativas visando defender o direito à pesquisa e ao ensino de filosofia em todos os níveis de ensino, em conformidade com os objetivos definidos em seu estatuto. Temos acompanhado de perto o processo inédito de construção coletiva do documento de área junto à coordenação da área de filosofia junto à CAPES e também nos manifestado em defesa do financiamento da pesquisa na área e da manutenção da presença da disciplina filosofia no nível médio de ensino.

    LEIA MAIS

  • FÓRUM DE DEBATES: ANPOF/ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILOSOFIA

    A ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) é reconhecida pela comunidade filosófica brasileira como sua associação nacional. A entidade surgiu no início dos anos 1980 como uma associação de programas de pós-graduação, a qual não obstante possui dentre suas finalidades básicas – definidas em seu Estatuto Social (2013).

    LEIA MAIS

  • LEVANTAMENTO FEITO PELA ANPOF INDICA BAIXA PRESENÇA DE ENSINO DE MARX NAS PÓS-GRADUAÇÕES EM FILOSOFIA NO BRASIL

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia no Brasil reúne 47 programas em todas as regiões do país. Estes programas oferecem mestrado e/ou doutorado. De acordo com levantamento feito pela instituição, neste semestre apenas 2,3% das disciplinas oferecidas pelos programas são sobre Marx.

    LEIA MAIS

  • NOTA DE REPÚDIO A DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS FACULDADES DE HUMANIDADES, NOMEADAMENTE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa na área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.

    LEIA MAIS

  • Coordenações da graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Aracaú se manifestam contra a fala do Ministro da Educação

    Na última segunda-feira (8/4) o jornalista Josias de Souza divulgou em seu blog no portal UOL uma fala do Ministro da Educação recém-empossado, Abraham Weintraub, em que diz que as universidades nordestinas não deveriam ensinar filosofia, mas priorizar o ensino de agronomia. Ao que tudo indica, a fala do ministro é de setembro do ano passado, mas ganhou repercussão agora em razão da posição que ora ocupa, numa Pasta central para o país. Nem por isso deixa de ser, ao mesmo tempo, revoltante e compreensível.

    LEIA MAIS

  • DOCUMENTO APRESENTA DIRETRIZES PARA PREVENIR E COMBATER ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

     No último dia 12 de dezembro estiveram reunidos em Brasília os coordenadores de área de Filosofia junto à CAPES, oscoordenadores e coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e o Presidente da ANPOF. 

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

REVISTA DIALECTUS

Lançamento da REVISTA DIALECTUS 2017.1 (Nº 10) 

Chamada para novo número: Dossiê: O Pensamento de Foucault.

Os artigos podem ser submetidos até 31 de outubro de 2017 por meio do endereço: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/dialectus/index ou no site:http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/user/register

Lembramos que, além dos artigos submetidos para o dossiê, serão apreciados para possível publicação artigos inéditos, traduções e resenhas, todas de fluxo contínuo, desde que estejam em conformidade com a linha editorial e as diretrizes da revista.

Revista Dialectus não aceitará submissões impressas. Para enviar uma contribuição científica à revista, o autor deve realizar seu registro no site:http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/user/register



Após o registro, o autor deve seguir um processo em cinco etapas, conforme as instruções contidas no site.

O autor tem ainda a opção de enviar sua contribuição textual para o e-mail: revistadialectus@yahoo.com.br

Todos os artigos submetidos à apreciação do Comitê Científico serão subsequentemente avaliados por pares às cegas (double blind peer review). As orientações aos autores podem ser consultadas em:http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/about/submissions#authorGuidelines


Dúvidas e sugestões podem ser enviada através do e-mail: revistadialectus@yahoo.com.br

 Atenciosamente,

Profº Dr. Eduardo F. Chagas – Editor

Profº Dr. Hildemar L. Rech – Editor

Dialectus – Revista de Filosofia

SUMÁRIO - REVISTA DIALECTUS 2017.1 (Nº 10)

Dossiê: Democracia e Formação Humana em Debate

1. La Democracia Directa y la Democracia Participativa Hoy: de Suiza a la A. Latina del Socialismo Del Siglo XXI – Prof. Dr. Sirio Lopez Velasco (FURG).

2. Democracia e Formação Humana: a Dimensão Ideológica destes Conceitos no Contexto da Sociedade Capitalista – Profa. Dra. Anita Helena Schlesener (UFPR).

3. Educação, Liberdade e Responsabilidade na Filosofia de Jean-Jacques Rousseau – Ms. Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho/ Prof. Dr. Eduardo F. Chagas (UFC/CNPq).

4. Schiller e a Educação Estética e Revolucionária do Homem – Prof. Dr. Jadir Antunes (UNIOESTE-PR).

5. Arte, Trabalho e Educação para a Formação Humana – Profa. Dra. Isabel Cristina C. Lopes (UFF).

6. Educação, Política e Transformação Social: Contribuições a partir da Teoria Crítica – Profa. Dra. Franciele Bete Petry (UFSC).

7. A Formação de Professores como Estratégia de Consolidação da Hegemonia do Capital – Profa. Dra. Wildiana Kátia Monteiro Jovino (UECE/UAB).

8. Estado, Educação e a Formação (Anti-Capitalista) em Tempos de Neoliberalismo – Prof. Dr. Raimundo Jucier Sousa de Assis (UFPI).

9. Formação de Professores e Prática Docente: uma Reflexão à Luz do Pensamento Crítico Marxista – Profa. Dra. Lúcia Helena de Brito (UECE)/ Ms. Lydyane Maria Pinheiro de Lima (UECE)/ Ms. Sirneto Vivente da Silva (UECE).

10. A Gestão Democrática da Escola Pública sob a Égide do Capitalismo Neoliberal – Profa. Dra. Clarice Zientarski (UFC).



Artigos de Fluxo Contínuo

11. A Ética da Responsabilidade como Pilar da Cidadania no Século XXI – Profa. Dra. Josélia Ribeiro Fonseca (Universidade dos Açores – Portugal).

12. El Concepto de Crítica en los Escritos Tempranos de Siegfried Kracauer – Prof. Dr.Miguel Vedda (Facultad de Filosofía y Letras, Univ. de Buenos Aires).

13. Algumas Notas acerca da Relação entre a Lógica, de Hegel, e O capital, de Marx – Dialética e Percepção – Prof. Dr. Jesus Ranieri (UNICAMP).

14. Rousseau e as Condições da Liberdade Republicana – Prof. Dr. Luiz Felipe Sahd (UFC).

15. Nietzsche, o Intempestivo: sobre os Excessos da História Científica e o Não-Histórico – Ms. Raylane Marques Sousa, Prof. Dr. Eduardo F. Chagas (UFC/CNPq).

16. A Gênese da Política Imperialista: “a Aliança entre a Ralé e o Capital” e “o Pecado Original do Acúmulo Original de Capital” na perspectiva de Hannah Arendt – Prof. Dr. Daner Hornich (UNISAL – SP).

Resenha
17.O Problema da Crise Capitalista em O Capital de Marx – Bruno Gonçalves da Paixão (UNIOESTE).

Tradução
18. A Breve Carta de Sartre sobre a Não Aceitação do Prêmio Nobel de Literatura – Marquessuel Dantas de Souza (USP).

 

FaLang translation system by Faboba