AGENDA ANPOF
  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

  • RESULTADO DO EDITAL DE ADESÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE FILOSOFIA AO PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DA ANPOF

    Resultado do Edital de Adesão de Periódicos da área de Filosofia ao Portal de Periódicos Eletrônicos da ANPOF.Confira aqui a lista de Periódicos Aprovados para compor o Portal de Periódicos da ANPOF.

    LEIA MAIS

  • CARTA DE CURITIBA - CHAMADO À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

    Vivemos um momento de graves e irresponsáveis agressões ao meio ambiente, com ataques à já frágil legislação, retrocessos institucionais e supressão de direitos patrocinadas por um governo que nega as evidências da crise climática criando vexames internacionais e incentivando práticas de pilhagem que incluem o desmatamento da Amazônia, queimadas, uso indiscriminado de agrotóxicos e a extinção da vida.

    LEIA MAIS

  • FÓRUM DE DEBATES: ANPOF/ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILOSOFIA

    A ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) é reconhecida pela comunidade filosófica brasileira como sua associação nacional. A entidade surgiu no início dos anos 1980 como uma associação de programas de pós-graduação, a qual não obstante possui dentre suas finalidades básicas – definidas em seu Estatuto Social (2013).

    LEIA MAIS

  • LEVANTAMENTO FEITO PELA ANPOF INDICA BAIXA PRESENÇA DE ENSINO DE MARX NAS PÓS-GRADUAÇÕES EM FILOSOFIA NO BRASIL

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia no Brasil reúne 47 programas em todas as regiões do país. Estes programas oferecem mestrado e/ou doutorado. De acordo com levantamento feito pela instituição, neste semestre apenas 2,3% das disciplinas oferecidas pelos programas são sobre Marx.

    LEIA MAIS

  • DOCUMENTO APRESENTA DIRETRIZES PARA PREVENIR E COMBATER ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

     No último dia 12 de dezembro estiveram reunidos em Brasília os coordenadores de área de Filosofia junto à CAPES, oscoordenadores e coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e o Presidente da ANPOF. 

    LEIA MAIS

  • Carta de Vitória

    A poucos dias das eleições que definirão o próximo presidente da República, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia publica carta em defesa da legalidade democrática. Mais de 2 mil pesquisadores se encontram reunidos em Vitória durante XVIII encontro da associação e ali elaboraram documento que reitera a importância de preservar valores e práticas culturais, éticas e políticas comprometidas com a defesa da dignidade da pessoa humana.

    LEIA MAIS

  • INFORMAÇÕES GERAIS

    XVIII Encontro Nacional da ANPOF e IV Encontro ANPOF Ensino Médio

    Neste link você acessa as principais informações divulgadas em nosso portal sobre: chamada do evento; categorias e valores das inscrições; lista de trabalhos aprovados; procedimentos para estorno financeiro, entre outros.

    LEIA MAIS

  • COLUNA ANPOF

    A Coluna ANPOF é um espaço de reflexão e debate sobre temas candentes para a nossa comunidade, tanto no que concerne ao nosso próprio fazer filosófico quanto a questões outras de interesse geral da comunidade. A Coluna está sob a coordenação editorial da diretoria de comunicação da ANPOF. Os autores publicados são pesquisadores convidados pela equipe coordenadora. É também possível enviar contribuições para nosso endereço eletrônico (diretoria@anpof.org.br). Uma vez submetidos, os textos serão avaliados e poderão ser publicados ou não, conforme juízo da equipe coordenadora.

     Veja todos os posts

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Revista Em Construção

Chamada de trabalhos para o próximo dossiê da Revista Em Construção.
 
Chamada para Dossiê temático: Derrida e as Ciências
Organizador: Fernando Fragozo (UFRJ)

A Revista Em Construção torna pública a chamada de trabalhos (artigos, resenhas e traduções) para o dossiê temático Derrida e as Ciênciasorganizado pelo professor Fernando Fragozo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A publicação está prevista para março de 2018.Os trabalhos devem ser enviados diretamente para o site da revista e devem estar em conformidade com as normas de publicação (disponíveis em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/about/submissions#onlineSubmissions)

Prazo para o envio:  17 de dezembro de 2017.
 
Além dos artigos para o dossiê, a Revista Em Construçãotambém recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições (artigos, resenhas e traduções) sobre epistemologia histórica e estudos sobre ciências.
 
DOSSIÊ "DERRIDA E AS CIÊNCIAS"
A questão da ciência perpassa o pensamento de Jacques Derrida desde seu nascedouro na análise da fenomenologia husserliana e da gramatologia até suas últimas considerações sobre a universidade e a razão. Questionando as bases e pressupostos de diferentes domínios da produção científica, da reflexão epistemológica e da história das ciências, e tendo sempre como pano de fundo a desconstrução do projeto da filosofia como ciência, a reflexão derridiana busca tanto problematizar certezas e fundamentos quanto reforçar a necessidade de um questionamento científico radicalmente livre de imposições e teleologismos de toda sorte, inclusive o filosófico, ciente da necessidade de elaborar o abalo que causam nos conceitos até então aparentemente bem estabelecidos de “homem”, “vida”, “história”, “técnica”, “escrita”, “direito” e “poder”, dentre outros.
 
Este número da revista Em Construção tem como objetivo apresentar recepções e disseminações iberoamericanas do pensamento derridiano sobre a ciência, no que este se relaciona com a desconstrução e a questão do evento, do novo e do (im)possível, se é verdade que, hoje, mais do que nunca, no próprio dizer de Derrida, a ciência e a técnica se apresentam como desafios urgentes para o pensamento e a razão, demandando responsabilidade e decisões inauditas.
FaLang translation system by Faboba