AGENDA ANPOF
  • NOTÍCIA SOBRE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA O XIX ENCONTRO

    Devido à pandemia da COVID-19, a organização do XIX Encontro Nacional da ANPOF prorrogou a data final de submissão de trabalhos do dia 08 de maio para o dia 06 de julho. A data de realização do evento está mantida, mas a possibilidade de adiamento da realização do eventopara data posterior em 2020 ou mesmo para o primeiro semestre de 2021 será avaliada no final do período de submissão de trabalhos.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • V ENCONTRO NACIONAL ANPOF ENSINO MÉDIO CONVOCATÓRIA

    A ANPOF realizará pela quinta vez o Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio durante seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia (GO), de 19 a 23 de outubro de 2020.

    A submissão de trabalhos para esta atividade deve ser feita entre os dias 28/02/2020 e 08/05/2020.
    Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ensino.medio@anpof.org.br

    LEIA MAIS

  • CHAMADA DE INSCRIÇÕES - XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

    A ANPOF realizará de 19 a 23 de outubro de 2020 seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia/GO. As inscrições para o evento terão início hoje, 28 de fevereiro, através deste link. A data final para submissão de trabalhos é o dia 08 de maio e a data prevista de divulgação da lista de trabalhos selecionados é 1º de junho de 2020.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Chamada para dossiê da Revista Odeere (2018.2)

Slide1 1

Tema: 
AFROFILOSOFIAS E SABERES DIASPÓRICOS: Filosofias pretas nas palmas das mãos

A filosofia ocidental há muito ignora outros modos de sentir, de existir e de pensar, sabidamente aqueles produzidos em solo africano ou resultantes da diáspora negra, como as afrofilosofias, as pedagogias ancestrais, as religiosidades nagô e iorubá com seus mistérios encruzilhados. Contudo, o epistemicídio, tal como lido por Sueli Carneiro, e o semiocídio, como conceituado por Muniz Sodré, têm sido questionados pela presença cada vez maior e inquietante do pensamento negro nos espaços acadêmicos. Em áreas diversas, na antropologia e no direito, na matemática e na medicina, na estética e no cinema, nos estudos da linguagem e na literatura, problematizam-se os lugares de fala e de representatividade europeias, afirmando: não se filosofa somente em alemão! A filosofia negra se confunde com o corpo negro, qual seja, não ignora o corpo para alçar ao Mundo das Ideias, ao contrário flerta com as rodas de samba e ginga com a capoeira, promove um saber cujo sentido sincopado e em deriva, completa-se com palmas das mãos: negras. Haja vista uma produção pulsante de epistemologias afrocentradas e saberes diaspóricos, a Revista Odeere convida autoras/es para participarem do dossiê “Afrofilosofias e saberes diaspóricos: Filosofias pretas nas palmas das mãos”, remetendo-nos artigos que tematizem a filosofia negra e da ancestralidade em suas várias dimensões, tais como práticas educativas e de produção de conhecimento afrocentrada, afroperspectivada, afro-referenciada, práticas discursivas, estereótipos, estigmas e combate ao racismo, que promovam diálogos entre a afrofilosofia e a Educação, as questões de gênero, etnia e raça, viabilizem interfaces entre a antropologia, a sociologia, o direito e a etnofilosofia.


Site da Revista:
http://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/issue/current
A Revista recebe em fluxo contínuo resenhas, entrevistas, ensaios, artigos.

 

Organização:

Prof. Dr. Alexandre Fernandes (PPGREC/UESB/IFBA)
Prof. Dr. Emanoel Roque Soares (UFRB)
Prof. Dr. Wanderson Flor Nascimento (UnB)
FaLang translation system by Faboba