AGENDA ANPOF
  • EDITAL DO PRÊMIO ANPOF 2020

    É com grande satisfação que damos início ao processo de inscrições para a edição 2020 do Prêmio ANPOF de melhor dissertação e de melhor tese defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Esta é uma grande oportunidade para prestigiarmos nossos melhores trabalhos acadêmicos e divulgarmos nossa produção filosófica.

    LEIA MAIS

  • PRÊMIO FILÓSOFAS

    Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) tornam pública a edição 2020 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 2017 e 2020. 

    LEIA MAIS

  • ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF - INSCRIÇÕES SUSPENSAS

    A diretoria da Anpof, após consulta aos Programas de Pós-graduação em Filosofia, comunica o adiamento do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, devido à pandemia do novo coronavírus.

    LEIA MAIS

  • INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

    Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da Anpof e a comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF definiram por suspender a partir de hoje as inscrições e as submissões para o encontro e consultar a comunidade sobre os encaminhamentos futuros.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

CHAMADA DE ARTIGOS: ARTEFILOSOFIA N.24 / DOSSIÊ: HANS ULRICH GUMBRECHT

Hans Ulrich Gumbrecht tem se dedicado à descrição da temporalidade contemporânea (broad present), compreendendo-a como um espaço determinado pelo que podemos chamar de uma dupla-redução: do “espaço de experiência” e do “horizonte de expectativas”. Esta experiência temporal específica, própria à contemporaneidade, tem intensificado certa suspensão em relação a entes que estão à nossa volta. O que está em questão aqui é que esta suspensão provocaria certa tendência à repetição de determinadas experiências mais sedimentadas e mesmo uma tendência ao que podemos chamar de virtualismo, consumismo etc. No entanto, ao mesmo tempo em que temos esta suspensão também podemos observar certa tendência à recolocação (por vezes hipertrofiada) da sensibilidade, do corpo em um lugar fundamental. 

É justo neste sentido que Gumbrecht vem tematizando, por exemplo, a necessidade de uma “produção de presença”, ou seja, de uma ampliação da experiência quer em relação ao presente quer em relação ao passado, com base na provocação de atmosferas (Stimmungen) latentes a partir das artes em geral, da literatura, da música, da história, da filosofia, do esporte, espaços através dos quais outras regiões da realidade poderiam aparecer. Neste sentido, temos uma reflexão estética assentada nisto que seria a descrição e compreensão da temporalidade contemporânea e na ampliação das experiências possíveis, o que tem repercussões estéticas, ético-políticas e epistemológicas significativas. 

Neste sentido, gostaríamos de reunir trabalhos que estejam dialogando com este gesto que é o de pensar a estética, a arte, a ética/política e as ciências em geral a partir de uma preocupação de base em relação à temporalidade e ao mundo contemporâneo, bem como da própria preocupação no que diz respeito aos entes e perspectivas que têm despontado hoje.  Ou ainda, que se dediquem a pensar a estética, a arte, a ética/política e as ciências como sendo âmbitos importantes à tematização, descrição, compreensão, crítica e mesmo a possíveis reorganizações do/no contemporâneo. Também são bem-vindas contribuições que se dediquem a relações entre Gumbrecht e Nietzsche, Heidegger, Benjamin, Adorno, Gadamer, Danto, Derrida, Deleuze, Foucault, Agamben, Koselleck, Lacan, Lacoue-Labarthe, Sloterdijk, Zizek, Butler, Achille Mbembe e outros teóricos dos pós-colonialismos, da desconstrução, da teoria crítica, dos pós-modernismos...

 

Organizadores do dossiê:
Rachel Costa, Mestrado em Filosofia, UFOP e Escola Guignard - UEMG
Marcelo de Mello Rangel, Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História - UFOP
Data para o envio dos textos: 15/05/2018.

 

ArteFilosofia – Biannual Journal
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Aesthetics and Philosophy of Art – UFOP
ISSN: 2526-7892 (on-line)
ISSN: 1809-8274  (print)
Qualis CAPES: B1 (Philosophy)
Contact: revista_artefilosofia@yahoo.com.br

FaLang translation system by Faboba