AGENDA ANPOF
  • NOTÍCIA SOBRE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA O XIX ENCONTRO

    Devido à pandemia da COVID-19, a organização do XIX Encontro Nacional da ANPOF prorrogou a data final de submissão de trabalhos do dia 08 de maio para o dia 06 de julho. A data de realização do evento está mantida, mas a possibilidade de adiamento da realização do eventopara data posterior em 2020 ou mesmo para o primeiro semestre de 2021 será avaliada no final do período de submissão de trabalhos.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • V ENCONTRO NACIONAL ANPOF ENSINO MÉDIO CONVOCATÓRIA

    A ANPOF realizará pela quinta vez o Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio durante seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia (GO), de 19 a 23 de outubro de 2020.

    A submissão de trabalhos para esta atividade deve ser feita entre os dias 28/02/2020 e 08/05/2020.
    Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ensino.medio@anpof.org.br

    LEIA MAIS

  • CHAMADA DE INSCRIÇÕES - XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

    A ANPOF realizará de 19 a 23 de outubro de 2020 seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia/GO. As inscrições para o evento terão início hoje, 28 de fevereiro, através deste link. A data final para submissão de trabalhos é o dia 08 de maio e a data prevista de divulgação da lista de trabalhos selecionados é 1º de junho de 2020.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

CHAMADA DE ARTIGOS: ARTEFILOSOFIA N.24 / DOSSIÊ: HANS ULRICH GUMBRECHT

Hans Ulrich Gumbrecht tem se dedicado à descrição da temporalidade contemporânea (broad present), compreendendo-a como um espaço determinado pelo que podemos chamar de uma dupla-redução: do “espaço de experiência” e do “horizonte de expectativas”. Esta experiência temporal específica, própria à contemporaneidade, tem intensificado certa suspensão em relação a entes que estão à nossa volta. O que está em questão aqui é que esta suspensão provocaria certa tendência à repetição de determinadas experiências mais sedimentadas e mesmo uma tendência ao que podemos chamar de virtualismo, consumismo etc. No entanto, ao mesmo tempo em que temos esta suspensão também podemos observar certa tendência à recolocação (por vezes hipertrofiada) da sensibilidade, do corpo em um lugar fundamental. 

É justo neste sentido que Gumbrecht vem tematizando, por exemplo, a necessidade de uma “produção de presença”, ou seja, de uma ampliação da experiência quer em relação ao presente quer em relação ao passado, com base na provocação de atmosferas (Stimmungen) latentes a partir das artes em geral, da literatura, da música, da história, da filosofia, do esporte, espaços através dos quais outras regiões da realidade poderiam aparecer. Neste sentido, temos uma reflexão estética assentada nisto que seria a descrição e compreensão da temporalidade contemporânea e na ampliação das experiências possíveis, o que tem repercussões estéticas, ético-políticas e epistemológicas significativas. 

Neste sentido, gostaríamos de reunir trabalhos que estejam dialogando com este gesto que é o de pensar a estética, a arte, a ética/política e as ciências em geral a partir de uma preocupação de base em relação à temporalidade e ao mundo contemporâneo, bem como da própria preocupação no que diz respeito aos entes e perspectivas que têm despontado hoje.  Ou ainda, que se dediquem a pensar a estética, a arte, a ética/política e as ciências como sendo âmbitos importantes à tematização, descrição, compreensão, crítica e mesmo a possíveis reorganizações do/no contemporâneo. Também são bem-vindas contribuições que se dediquem a relações entre Gumbrecht e Nietzsche, Heidegger, Benjamin, Adorno, Gadamer, Danto, Derrida, Deleuze, Foucault, Agamben, Koselleck, Lacan, Lacoue-Labarthe, Sloterdijk, Zizek, Butler, Achille Mbembe e outros teóricos dos pós-colonialismos, da desconstrução, da teoria crítica, dos pós-modernismos...

 

Organizadores do dossiê:
Rachel Costa, Mestrado em Filosofia, UFOP e Escola Guignard - UEMG
Marcelo de Mello Rangel, Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História - UFOP
Data para o envio dos textos: 15/05/2018.

 

ArteFilosofia – Biannual Journal
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Aesthetics and Philosophy of Art – UFOP
ISSN: 2526-7892 (on-line)
ISSN: 1809-8274  (print)
Qualis CAPES: B1 (Philosophy)
Contact: revista_artefilosofia@yahoo.com.br

FaLang translation system by Faboba