Mesa redonda reúne professores para discutir sobre avaliação da produção de livros de Filosofia

Professores participantes da mesa redonda

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório 1, a mesa redonda com os professores Alfredo Storck (UFRGS), Fernando Costa Matos (UFABC) e Ivan Domingues (UFMG). A mesa faz parte do XVII Encontro Nacional da ANPOF e teve como finalidade tratar do perfil e avaliação da produção de livros de Filosofia.

Para o professor Ivan Domingues, a temática da mesa é importante por refletir sobre as publicações escritas no Brasil, que estão seguindo a tendência mundial, em que os livros da área são na maioria escritos na língua inglesa. Segundo ele, essa tendência permite que os livros brasileiros ganhem visibilidade internacional.

Já para Fernando Costa Matos, a mesa também tem o papel de discutir a importância de manter a escrita de livros sobre filosofia. “Em outras áreas há a predominância de artigos, já na nossa área há a resistência e predominância de escrita de livros, o que é importante, já que livros são mais aprofundados e trazem mais informações que artigos”, conta ele. Na ocasião, também foi discutido e exposto pelo professor Alfredo Stock, os critérios de avaliação dos livros utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  

Mateus Baldin é professor da Faculdade Maurício de Nassau de Maceió (AL) e assistiu a mesa. Ele comentou a importância de uma discussão sobre a avaliação da produção de livros de Filosofia. “É muito importante, pois podemos ficar inteirados sobre o que acontece no universo da produção filosófica, que nem sempre chega até nós”. Mateus também enfatizou a importância do Encontro da ANPOF para a Universidade Federal de Sergipe (UFS). “É bom que a UFS receba um evento como esse, para dar visibilidade ao estado em meio nacional e para se conhecer sobre o que é produzido e divulgado de Filosofia aqui”.

Por Taís Cristina (Monitora de Comunicação da ANPOF)
Profa. Dra. Michele Amorim Becker (Coordenadora da Monitoria de Comunicação da ANPOF)




FaLang translation system by Faboba