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O artigo analisa noções e teses com as quais o filósofo e sociólogo Henri Lefebvre constroi um saber voltado à totalidade aberta do fenômeno social e ao mesmo tempo situado na realidade histórica. O objetivo é compreender em que medida “vida cotidiana” e “espaço socialmente produzido” se tornam elementos centrais para o que autor entende como um programa de realização da filosofia, o que implica a efetivação de uma sociedade livre e plenamente democrática. Para tanto, o texto é dividido em três momentos. No primeiro, apresento brevemente a situação de impasse nos quais, segundo Lefebvre, encontram-se a filosofia tradicional e as ciências humanas parcelares: em seguida elucido a busca lefebvriana por uma filosofia do concreto, o que o conduz à chave da superação materialista da filosofia [dépassement materialiste de la philosophie] e a constatação segundo a qual cotidiano e espaço se tornaram, na modernidade capitalista de meados dos século XX, vetores para a reprodução das relações de dominação e exploração, mas também pontos de irrupção para forças de transformação e experimentação. No segundo momento, reitero a centralidade do cotidiano – trabalho alienado, lazer passivo e vida privada de realidade – neste programa filosófico, por meio do diagnóstico do autor a respeito da chamada sociedade burocrática de consumo dirigida. Ainda neste bloco, aponto para o papel de uma crítica radical da vida cotidiana em transformações profundas, o que inclui – além do reordenamento nas forças produtivas -- outras formas de sociabilidade, de uso do tempo e do corpo. No terceiro momento, analiso os desdobramentos da tese segundo qual a urbanização é a contra-face dos avanços das forças produtivas, sublinhando os bloqueios e as possibilidades reabertas por este momento histórico. Isto significa compreender que nestas condições as lutas sociais são também lutas p

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18.10 | Terça-Feira | sala 56| 09h00
sala 56
18/10/2016
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