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Para Martin Heidegger, o conhecimento não é entrevisto como uma habilidade de homens e mulheres, como o resultado de investigações teóricas tampouco enquanto uma atividade do pensamento. Conhecer é um modo de ser do Dasein e, portanto, inseparável da sua vida concreta. Trata-se de um processo em desenvolvimento explorado pelo filósofo através da hermenêutica. Nesse sentido, é indispensável uma analítica do Dasein como o ente capaz de compreender, interpretar e perguntar pelo significado de ser. Em um primeiro momento, mostramos a crítica de Heidegger à relação entre sujeito e objetos, os quais não devem ser colocados como meros produtos da consciência. Isso quer dizer que o existente humano passa a avaliar os componentes do seu mundo circundante em seus modos de ser. Pretendemos também situar, no contexto da hermenêutica heideggeriana, o método indicativo-formal, que consiste em partir de indicações que podem ser modificadas em oposição à articulação de teorias fixas. Em seguida, discutimos as cinco fases específicas e interligadas do conhecimento, para enfim traçarmos a importância da tomada de uma posição prévia. No processo do conhecimento, a permanência em um determinado ponto de vista é decisiva e inevitável, uma vez que o Dasein parte de ideias já formuladas na anterioridade da tradição. Embora a ilusão da liberdade de ponto de vista tenha sido comum nas ciências empíricas e mesmo na filosofia, Heidegger considera incoerente que o ser-aí se aproxime dos entes sem adotar uma posição prévia e exija um resultado concreto de suas avaliações. Se não há pressupostos com os quais possa se confrontar ou entrar em acordo, não existirá circunstância alguma para o desenvolvimento de uma postura crítica. A posição prévia não é uma escolha aleatória nem uma visão de mundo individual, mas está baseada na vida fática, à qual corresponde

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18.10 | Terça-Feira | sala 55| 16h30
sala 55
18/10/2016
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