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O trabalho que ora se apresenta tem por tema a noção de verdade na ontologia fundamental de Martin Heidegger, vista, mais especificamente, a partir de Ser e Tempo. Diante do referido tema, buscaremos investigar como Heidegger compreende a noção de verdade originária em sua ontologia fundamental. Para isso, apresentaremos a crítica heideggeriana à compreensão metafísica de verdade, a verdade tradicional (não originária). A evidenciação desta crítica se faz necessária porque a compreensão originária de verdade traz à tona o caráter derivado da verdade pensada tradicionalmente: portanto, a crítica à tradição carrega o propósito de justificar a necessidade de uma verdade originária, uma verdade que seja possibilidade desta derivada, desta do âmbito dos entes. Não estamos dizendo, com isso, que a crítica de Heidegger à tradição carrega o propósito de negar a verdade do âmbito dos entes: de modo diferente, ela implica justamente em afirmar a própria constituição do ser-aí, enquanto aquele ente que, por sempre e estar no mundo, por ser “o mundo”, perde de vista aquilo que instaura essa possibilidade mesma (a verdade dos entes). Deste modo, por sempre estar numa relação com o ente, o ser-aí perde de vista sua própria constituição enquanto aquele ente que é a abertura, a possibilidade de todo e qualquer ente, a possibilidade da instauração do sentido, porque é o âmbito mesmo de sentido. Por essas afirmações, podemos perceber que a crítica heideggeriana não é tão somente uma revisão do conceito tradicional da verdade enquanto derivado. A crítica quer mostrar que o lugar originário da verdade, tal como a tradição a pensou, requer um âmbito outro, um âmbito não pensado – o ser-aí como abertura de possibilidade. A análise dessa abertura mesma mostra a relação entre o originário e o derivado. Perguntamos, assim, como e por q

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18.10 | Terça-Feira | sala 55| 15h35
sala 55
18/10/2016
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