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Na conferência "O Caminho para a Linguagem", Heidegger mostra a necessidade de trazer a linguagem como linguagem para a linguagem. Construir esse caminho para o próprio da linguagem significa mostrar de que modo a "Saga" do dizer deixa aqueles que a escutam alcançar a linguagem. Esse caminho se realiza através do acontecimento apropriador ("Ereignis"), que encaminha a "Saga" para a verbalização da linguagem. O propósito é mostrar que esse caminho é o caminho poético, que constitui o verdadeiro habitar do homem. O poético, desse modo, não se refere a um mero jogo de palavras que retira o homem de si, mas aquilo que constitui a sua autêntica morada e habitação. Habitar para o homem, portanto, é testemunhar a tensão entre a essência e a nâo-essência da linguagem, entre o divino e o mortal, entre os acenos dos deuses e o encaminhamento desses acenos para os homens. O modo de encaminhar os acenos é através da palavra, mas aí o homem corre sempre o risco de que em seu testemunho o mais divino apareça como o mais trivial e superficial. O divino, no entanto, para ser divino, precisa se afirmar diante do rasteiro e superficial, e o modo de se afirmar não é eliminando-o, mas mostrando a necessidade de poder sempre se afirmar diante dele. “Para quê”, então, “poetas em tempo indigente?”, pergunta Hölderlin. E Heidegger responde dizendo que os poetas são necessários para testemunhar a indigência de sua época. Isto também é revelado por Rilke, quando diz que o desamparo ("schutzlos sein") nos abriga ("birgt"), à medida que o viramos no aberto ("ins Offne wandten"), vendo-o como aquilo que ameaça. Isso, segundo o que ele diz nesse poema, revela que “... o que por fim nos alberga, é o nosso desamparo...” No poético, portanto, o homem conquista a sua essência como "zôon lógon échon" ao revelar o seu habitar próprio como o lugar ("aí") da tensão, da luta, da separação, e também da união dos movimentos contrários, "legein" e "logos", que se unem na separação e se separam na união ("hen panta").

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18.10 | Terça-Feira | sala 55| 14h00
sala 55
18/10/2016
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