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A base para uma abordagem da filosofia anárquica é compreender que Feyerabend não se posiciona contra a razão nem contra todos os métodos, mas somente contra filosofias racionalistas que se vêem ou desejam estar no alto de uma torre de marfim e que estabelecem sua própria superioridade epistêmica, metodológica e ontológica como ponto de partida (Cf. Hoyningen-Huene, 2000b, p.13-4: e também: Feyerabend, 2010, p. 13). Ademais, a perspectiva pluralista pretende-se apresentar como progressiva para o conhecimento, já que coloca abaixo as pilastras que advogam em prol de um conhecimento especial. Obviamente, tal está fundada tanto na metafísica anarquista encontrada, entre outros, n’A Conquista da abundância (2006), em The Tyranny of science (2011) e nos Diálogos sobre o conhecimento (2008b), tratando-se de uma atitude com caráter inclusivo e, assim, que na prática apenas abre excessão para rejeitar as propostas que excluam/eliminem a abundância ontológica. De maneira direta, o princípio metafísico proto-anarquista não consegue garantir logicamente a sobrevivência de todas as culturas e/ou formas de vida (ainda que quisesse), mas apenas de todas as propostas que desejem e permitam a diversidade e a abundância. Logo, não se trata de um tudo vale enquanto um relativismo radical que garantiria todas as propostas sem excessão, pois isso seria o seu próprio fim lógico, epistêmico e prático. Do exposto, é possível destacar que os ataques de Feyerabend aos atributos do racionalismo, aqui defendidos como fundados no princípio metafísico proto-anarquista, ajudam numa expectativa de extração de sua concepção de racionalidade, permitindo perceber sua aversão a uma “lealdade permanente” (Feyerabend, 1977, p. 292-3) para com uma tradição, realidade, instituição, metodologia e também uma preocupação com uma aderência à t

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21.10 | Sexta-Feira | sala 18| 10h20
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21/10/2016
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