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A explicação, na perspectiva de van Fraassen, especialmente em sua obra The Scientific Image (1980), não constitui uma das metas-chave para a ciência, por isso ele a desloca do âmbito semântico, desvinculando-a do nível axiológico, que no empirismo construtivo consiste em construir teorias empiricamente adequadas. Situada na pragmática, a explicação se dá numa relação entre teoria, fato e contexto. A depender dos fatores envolvidos, e considerados os componentes pragmáticos, uma teoria pode ou não ter um alto fator explicativo. Van Fraassen, em geral, é contra a explicação causal na ciência. Sua contraposição se dá, em especial, nas razões oferecidas para se justificar a crença na existência dos inobserváveis a partir da consideração de que possuímos a melhor explicação sobre os fenômenos que observamos. Toda essa ideia, de inferir os inobserváveis a partir da explicação causal, não passa, para ele, de mera ficção. Para van Fraassen, a ideia de causalidade, desde a modernidade, constitui uma relação entre eventos. Há, porém, dois problemas em apresentar a causalidade como uma conditio sine qua non para garantir a ocorrência do evento: a de pensar a causa como condição necessária ou suficiente. Desse modo, se não é possível acessar as causas com objetiva precisão, tampouco se poderia encontrar plausibilidade na crença da verdade das entidades teóricas veiculadas por elas. Nancy Cartwright, particularmente em sua obra How the laws of physic lie (1983), apesar de ser antirrealista sobre leis teóricas, é realista sobre a crença na existência de entidades. Para ela, ao contrário de van Fraassen, podemos ser realistas de entidades a partir das explicações causais. Ao inferir um efeito para um causa, está-se perguntando o que fez o evento ocorrer, o que o trouxe. Nenhuma explicação desse tipo explica,

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21.10 | Sexta-Feira | sala 18| 11h00
sala 18
21/10/2016
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