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A tradição liberal pode, em linhas gerais, ser caracterizada pela primazia da defesa dos interesses e aspirações dos indivíduos sobre eventuais noções substantivas de bem comum e boa vida. A partir da época moderna, as instituições normativas das sociedades ocidentais passaram a ser referendadas pela preeminência do ideal liberal: a justeza das instituições e a legitimidade das leis deveriam estar em estreita consonância com uma concepção negativa de liberdade. Contudo, desde a primeira metade do século XX, o ideal liberal de organização societária vem sendo objeto de reiteradas críticas. A retomada de teorias republicanas, com efeito, representa esse movimento teórico de contestação da primazia absoluta da tradição liberal no que concerne à condução da vida sociopolítica. Considera-se que o supracitado corolário liberal da centralidade dos interesses do indivíduo teve como um de seus mais influentes defensores o filósofo inglês John Stuart Mill. Ele é frequentemente apresentado como um autor liberal. Tal caracterização possui inegável plausibilidade. Não obstante, é possível entrever nas obras de Mill a defesa contumaz de uma concepção de liberdade que não se circunscreve à liberdade negativa pura e simples, ou seja, na filosofia prática de Mill, é possível entrever uma concepção de liberdade compatível com a tradição republicana de normatividade. O objetivo da exposição será identificar e examinar os aspectos passíveis de serem denominados de “republicanos”, na filosofia prática de Mill. A tradição republicana esposada pelo filósofo inglês, por seu turno, funda-se na defesa da indispensabilidade da participação cívica dos cidadãos na vida pública para o próprio exercício da individualidade, bem como no nexo entre os interesses do indivíduo e a busca ativa pela consecução do bem comum.

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21.10 | Sexta-Feira | sala 25| 08h30
sala 25
21/10/2016
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