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Defender-se-á aqui que a representação do incondicionado exerce uma função imprescindível para elaboração das atividades lógica e transcendental da razão especulativa. Essa representação do incondicionado, de certa forma, foi esquecida pela tradição de intérpretes da filosofia teórica de Kant e tratada de modo secundário. Essa espécie de negligência foi fomentada por uma tradição que investigou a Dialética Transcendental a partir do problema da coisa em si apresentado na Analítica. Essa tradição produziu dois tipos de paradigma de leitura da Dialética. Nesse sentido, a polêmica em torno de conceitos transcendentes é compreendida a partir de um compromisso ontológico ou metodológico. Na tentativa de apresentar uma terceira via de acesso à Dialética, este trabalho apresentará um breve esboço do desenvolvimento histórico do problema da coisa em si e proporá uma nova linha de leitura desvinculada, em parte, do modo como a Dialética é vista apenas como um desenvolvimento de teses da Analítica. Para isso, far-se-á uma investigação das capacidades lógica e transcendental da razão especulativa de modo isolado. Essa investigação está imbricada com a exposição da função exercida pela representação do incondicionado. É plausível a tese defendida por Hinske que vê a pergunta pelo incondicionado como uma procura de uma raiz comum para os litígios que foram herdados da história da filosofia e que vão desembocar na elaboração do problema da antinomia da razão pura e que a pergunta pelo incondicionado marca um profundo corte no processo do pensamento kantiano. Nesse sentido, está certo Ludger Honnefelder que defende que a pergunta pelo incondicionado substitui a pergunta pelo absoluto. Aliás, o termo incondicionado até as últimas décadas do século XVIII era a tradução alemã para o termo latino “absolutus”. Uma das

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21.10 | Sexta-Feira | sala 34| 09h00
sala 34
21/10/2016
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