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Na Doutrina Transcendental do Método (segunda parte da Crítica da Razão Pura) Kant nos apresenta a necessidade de construirmos um edifício que conjugue todo o conhecimento da razão pura. Kant encara o conjunto de todo nosso conhecimento da razão especulativa como um edifício, que encontramos em nós a “ideia”, e cuja matéria para esse empreendimento foi investigada e avaliada na Doutrina Transcendental dos Elementos (primeira parte da Crítica da Razão Pura), de forma a estabelecermos sua validade, possibilidade e alcance. Se a esta cabe avaliar os materiais com que podemos empreender a construção de tal edifício, àquela é atribuída construir um plano para a elaboração de um possível edifício da razão pura. Kant compreende então a Doutrina Transcendental do Método como sendo a determinação das condições formais para a realização de um sistema da razão pura. Tal doutrina possui subdivisões que nos possibilitam realizar tal propósito: ela possui uma disciplina, um canôn, uma arquitetônica e uma história da razão pura. A arquitetônica é o ponto central para pensarmos a forma de um edifício da razão. Para Kant o modo próprio da razão proceder é o arquitetônico. No entanto, não podemos tomar aqui a noção de arquitetônica como já possuindo uma estrutura determinada e estabelecida anteriormente a qual se deve obedecer. Pelo contrário, em sua argumentação Kant procura afirmar o caráter ensaístico e aberto da arquitetônica enquanto um exercício filosófico. Dessa forma, a arquitetônica aparece como metáfora central a respeito do caráter construtivo da razão humana e do filosofar. Em nosso trabalho buscaremos investigar a arquitetônica da razão pura, o papel que essa metáfora assume na economia do pensamento de Kant, especificamente na Crítica da Razão Pura, seu caráter eminentemente de exercício filosófico e a sua contribuição para a possív

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21.10 | Sexta-Feira | sala 34| 09h40
sala 34
21/10/2016
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