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Embora Bergson não seja conhecido como um pensador que dedicou parte significativa de sua obra à Estética, muito se comenta sobre a proximidade de sua reflexão com a arte, bem como sobre a força expressiva de sua prosa filosófica, que lhe granjeou um Nobel de Literatura. Esta ambiguidade de seu pensamento corresponde, talvez, à dualidade constatada por Frédéric Worms em toda sua filosofia. Cabe a nós, aqui, arriscar uma interpretação de duas categorias estéticas de Bergson __ a graça, como uma qualidade dos movimentos nas formas artísticas: e o cômico, esse petit problème philosophique __, como manifestação, no plano estético, dos “dois sentidos da vida” discriminados por Worms: o metafisico e o pragmático. Esperamos que o alcance que Worms atribuiu à distinção bergsoniana entre duração e espaço possa repercutir de maneira a ultrapassar inclusive a própria amplitude de sua análise, que reconhece a dualidade de sentidos desde a psicologia até a cosmologia de Bergson, arrematando-a no contexto do homem e de sua cultura (moralidade, religião e política). Deste modo, pretendemos mostrar que as experiências dos objetos cômicos e graciosos representam esta ambivalência da vida no domínio da arte.

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21.10 | Sexta-Feira | sala 43| 08h30
sala 43
21/10/2016
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