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O trabalho pretende explicar e compreender a relação entre dois conceitos fundamentais do pensamento tugendhatiano: egocentricidade e mística, vistos por Tugendhat como produtos de nossa estrutura antropológica. Ernst Tugendhat acredita que a pergunta “como se deve viver?” é a pergunta básica da filosofia, que está estritamente vinculada à antropologia. Para respondê-la, é necessário nos perguntarmos acerca daquilo que distingue os seres humanos dos outros animais. Em sua obra Egocentricidade e mística, Tugendhat une aspectos considerados inicialmente opostos e nos remete a uma resposta inesperada: o ser humano, em virtude de sua estrutura antropológica, tem necessidade de buscar, na religião ou na mística, a solução para o problema da finitude da vida. A estrutura proposicional da linguagem humana criou condições para que o indivíduo pudesse se perguntar por razões e deliberar, o que resultou em um significativo diferencial no processo evolutivo: este diferencial levou o ser humano a uma compreensão do ‘eu’ como um ser diferenciado e único, portanto singular, criando as bases para uma egocentricidade especificamente humana. Além disso, esta capacidade de deliberação faz com que recuemos ainda mais em nossas reflexões e nos perguntemos sobre o sentido de nossa existência e de nosso ser no mundo. Neste momento, percebemo-nos como seres finitos e dependentes, haja vista que nossas deliberações realizam-se num espaço perceptivelmente restrito, deixando um enorme campo para o acaso e a contingência. Frente ao inevitável e à sua própria insignificância, os humanos se vêem ‘obrigados’, devido à sua própria estrutura antropológica, a buscar uma resolução para estas frustrações, a fim de conseguir manter sua própria vida em equilíbrio. Segundo Tugendhat, esta solução tem sido encontrada, em diferentes momentos da história e s

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21.10 | Sexta-Feira | sala 54| 08h30
sala 54
21/10/2016
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