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As críticas da Reforma Protestante e do Iluminismo à religião trouxeram à filosofia alemã implicações que fizeram do fenômeno religioso tema filosófico para caracterização da Modernidade. Especialmente nos territórios alemães, berço da Reforma Protestante, filósofos do século XIX, à grandeza de Feuerbach e Marx, cumpriram um papel de ir além da crítica à unilateralidade cultural do cristianismo europeu e encampar uma crítica interna aos elementos constitutivos da atividade religiosa. E mais: Mostraram que há mudanças de perspectivas tão sérias, pelas quais suas teses se tornariam tão originais a ponto de retomarmos ao famoso elogio marxiano à Feuerbach, interrogando: “Na Alemanha, a crítica da religião está, no essencial, terminada”? Se confrontarmos essa afirmação de Marx sobre Feuerbach com o olhar de Max Weber quanto ao papel desempenhado pelo protestantismo e sua ética ascética, corroborando com o ‘espírito’ do capitalismo, coerentemente teremos resposta negativa à afirmação transformada em indagação. Esse é, pois, o objetivo dessa exposição: mostrar que, na Alemanha, entre Feuerbach e Marx, e diferentemente em Weber, há elementos para continuar pensando a religião sem exaurir as perspectivas de análise e os métodos pelos quais tais perspectivas são construídas. Assim, estamos diante de três teses distintas: Em Feuerbach, a religião é antropologia, uma vez que deus é o próprio humano abstraído das condições de finitude, portanto, deus negado em si mesmo, elevado à totalidade ou à natureza. Para Marx, Feuerbach inverteu a inversão: deus não criou o homem, mas o homem criou deus. Mas Feuerbach não desceu ao chão material, no qual a religião é engendrada. Assim, para Marx, a religião é sim uma criação humana, mas a partir de condições materiais, diante da insatisfação das necessidades

Marx e a Tradição Dialética Buscar Grupo igual a Marx e a Tradição Dialética
21.10 | Sexta-Feira | sala 55| 08h30
sala 55
21/10/2016
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