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Este artigo tem como objetivo principal investigar os fundamentos que sustentam o Outramente que ser em toda sua radicalidade no pensamento do filósofo Emmanuel Levinas (1906-1995). Pensar o itinerário que afirma esse argumento significa superar o traumatismo na transcendência que ocorre no acontecimento do Ser. Dessa maneira, não interessará aqui ser de outro modo senão outramente que ser, numa espécie de ascensão da alteridade imbuída de uma ética em completa superação e separação da ontologia. Dos elementos que contribuem para a compreensão desta proposta, dois são imprescindíveis, os termos dizer e dito, como bases de uma linguagem fora dos padrões da tradição, apresentam aqui uma linguagem capaz de estar aquém e além das próprias palavras, uma linguagem do inaudito, indispensável na busca do mais além da essência. Nesse sentido, apontar o outramente que ser enunciado num dizer que sempre se desdiz, evitaria a clausura do dito que mantém apenas o ser de outro modo. Para a realização desta proposta considerou-se os procedimentos metodológicos essenciais de uma pesquisa filosófica que, em grande parte, consistem na leitura do referencial teórico, a obra base principal, neste caso, Autrement qu’être ou au-delà de l’essence (1974) de Emmanuel Levinas, e as demais obras do autor e de outros autores em contribuição.

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21.10 | Sexta-Feira | sala 57| 08h40
sala 57
21/10/2016
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