Contexto nacional da pós-graduação em filosofia é discutido em seminário na UFBA

 Os desafios da pós-graduação em filosofia foram debatidos no último dia 19/6 na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O Programa de Pós-graduação em Filosofia desta universidade promoveu o Seminário "Pós-graduação em Filosofia: avaliação, desafios e perspectivas" que contou com apresentações dos professores Vinícius Figueiredo, representante da área de Filosofia na CAPES, Adriano Correia, presidente da ANPOF, e Olival Freire Jr, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA.

Além de promover o debate, o evento serviu para elaborar uma análise do contexto atual da pós-graduação no cenário da política acadêmica e científica. Os convidados se empenharam em apresentar suas perspectivas, em grande medida convergentes, e indicar aqueles que seriam os grandes desafios: o financiamento da pesquisa e pós-graduação, a internacionalização, critérios de avaliação e sua publicidade e aprimoramento, o trabalho em rede, a valorização dos intercâmbios regionais, a relação da filosofia com a sociedade e a presença da filosofia no ensino médio, dentre outros.

Participaram do seminário docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFBA. Segundo o Prof. Waldomiro J. Silva Filho, coordenador do PPGF/UFBA, A ideia é que este seminário seja apenas o primeiro de uma série de ações do programa no sentido refletir sobre a prática da filosofia e da pesquisa filosófica no Brasil e também sobre seu próprio projeto acadêmico.

 

*Professor Vinícius Figueiredo - representante da área de Filosofia na CAPES

IMG 9755

 

*Adriano Correia, presidente da ANPOF

IMG 9759

 

*Olival Freire Jr, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA

IMG 9760

 

 

149946854914de2dc8233cce78e75eecc8ff45f5fb

 

ANPOF 2017-2018

FaLang translation system by Faboba