Nota pública do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFMT

Nota pública do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Cuiabá, 17 de maio de 2019
Diante de um cenário de ataques constantes, de campanhas de difamação e da construção de redes de desinformação sobre a realidade acadêmica e financeira das universidades brasileiras, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso vem a público manifestar seu repúdio às políticas de austeridade com fundo ideológico promovidas pelo Governo Federal que, se mantidas, afetarão significativamente o ensino e a pesquisa pública brasileira.  Temos convicção que as universidades são espaços para a livre circulação de ideias e para o exercício reflexivo e crítico. Cursos das Humanidades, como Filosofia, Sociologia, Ciência Política, dentre outros, têm sido espaços de promoção desse exercício - sempre de forma fundamentada e respaldada por uma comunidade nacional e internacional de pesquisadores/as; e sempre visando uma formação completa e democraticamente orientada.

Esforços políticos e institucionais de desmerecer a educação superior pública brasileira, com base em estereótipos irreais e surreais da vida acadêmica, e de estrangular financeiramente o ensino público, são tentativas de conduzir a nossa educação em direção a um obscurantismo já experienciado em outros momentos autoritários do nosso passado recente.

Ressaltamos, nesse contexto, a importância das bolsas de pesquisa CAPES e CNPq para o estímulo da capacitação no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisa no Brasil, sendo o conhecimento gerado por pesquisas e estudos de pós-graduação essencial para o desenvolvimento da autonomia intelectual de nosso país. Os cortes dessas bolsas, realizados de forma abrupta pelo Governo Federal, são uma ameaça direta a essa autonomia.

O Colegiado do PPGF/UFMT afirma, então, seu compromisso com uma educação pública, gratuita, democrática, cientificamente informada e de qualidade, e repudia os cortes orçamentários que foram impostos às IES. Afirma, por fim, que quaisquer ataques injustificados direcionados às universidades brasileiras em geral, e às Humanidades em particular, serão devidamente condenados e combatidos institucionalmente por este Colegiado.  

Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia/UFMT 

Acesse: Nota pública PPGF UFMT

FaLang translation system by Faboba