"A outra face do pessimismo" Vilmar Debona

Capa Loyola

Nesta leitura de Schopenhauer, Vilmar Debona busca a possibilidade de uma “formação” nas brechas deixadas por esse pessimista honesto. Essa “formação” – que não é, por certo, ausência de sofrimento – mira a possibilidade de compartilhar a vida sofrida, tal como é, com outros seres sofredores, tornando-a menos hostil e mais justa. Se nascemos, e se não morremos jovens, é preciso encarar a vida, enfrentando-a com seus sofrimentos. Nenhuma denegação, apenas uma coragem, por assim dizer heroica, desponta na “pequena ética” e no “pessimismo pragmático” nomeados por Debona. De derrota em derrota até a vitória, mesmo que esta nunca aconteça! Esta interpretação dá vida nova à filosofia de Schopenhauer, pondo ao lado da corrente idealista de que faz parte a contracorrente realista, que permite ao sujeito volitivo a sua inserção no mundo. (Por Maria Lúcia Cacciola)

Sobre o Autor
Vilmar DebonaVilmar Debona é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC. Cofundador e editor da Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, membro associado da Schopenhauer-Gesellschaft (Frankfurt) e de sua Seção brasileira. É autor de livros e artigos sobre a filosofia schopenhaueriana e suas recepções na contemporaneidade. Pesquisa temas de Ética, Filosofia Social e interseções entre Filosofia e Literatura.

 

Adquira em: https://www.loyola.com.br/produto/a-outra-face-do-pessimismo-5241?fbclid=IwAR1gt0tnJDK1Sb_X3-dgYoDP2SDKCmqcHAZAxAEmdYUk0ZBaN9wXJZ_dNho

 

Tags: LANÇAMENTOS

FaLang translation system by Faboba