AS QUEIMADAS NO BRASIL SÃO MAIS UMA FACE DO ECOCÍDIO PROMOVIDO PELO GOVERNO BRASILEIRO

NOTA DO GT HANS JONAS DA ANPOF

Os números de queimadas em dois dos mais importantes berços da vida animal e vegetal do Brasil é um evento cuja gravidade eleva a questão ambiental brasileira a níveis dramáticos e insustentáveis. Enquanto as fumaças se espalham sobre os céus do país, a ineficiência dos governos, seu riso hipócrita e sua omissão planejada, colocam em xeque a vida futura e quebram a rede de solidariedade de interesses que une todos os organismos vivos, inclusive os humanos, na aventura comum da vida.

Conhecido e cantado mundo afora pela riqueza de sua fauna e sua flora, o Brasil está deixando que a ganância desmedida, a irresponsabilidade e o lucro de fazendeiros, madeireiros, mineradores e outros ecocidas, destruam o que é patrimônio comum. O fogo criminoso conta com o apoio cínico do ministro do meio-ambiente, Ricardo Salles e do presidente da república Jair Bolsonaro, cujos discursos e práticas políticas têm levado ao colapso das ações de fiscalização, controle e imputação dos culpados. Também no campo ambiental, vivemos numa “terra sem lei”, que de pulmão do mundo, foi alçada a inferno fumegante do planeta.

Como pesquisadores/as das questões ambientais e estudiosos do pensamento do filósofo alemão Hans Jonas, cuja obra chamou atenção para a responsabilidade ética diante da catástrofe ambiental, denunciamos veementemente tal situação e responsabilizamos diretamente o atual governo brasileiro e os órgãos de fiscalização. Ao mesmo tempo, convocamos a sociedade nacional e internacional para salvar o que ainda pode ser salvo e evitar que tal situação se agrave ainda mais. Louvamos as inúmeras iniciativas de pessoas, movimentos sociais e organizações não-governamentais que têm atuado diretamente para apagar o fogo, resgatar e cuidar dos animais.

Reconhecendo a contribuição desses grupos, convidamos a sociedade filosófica a [1] contribuir com essas entidades, como forma concreta de ação diante da emergência que lesiona tão profundamente a vida sobre o Pantanal e a Amazônia (veja lista abaixo) e [2] denunciar amplamente a situação brasileira, a fim de sensibilizar a sociedade e pressionar o governo a reverter a atual situação.

O fogo não é acaso, é projeto.
Precisamos salvar o futuro.

COMITIVA ESPERANÇA
https://comitivaesperanca.com.br/doar/

INSTITUTO ACAIA
https://www.acaia.org.br/doacoes

INSTITUTO ARARA AZUL
https://www.institutoararaazul.org.br/como-ajudar/

SOS PANTANAL
https://www.sospantanal.org.br/doacoes

GRUPO DE RESGATE DE ANIMAIS EM DESASTRES
https://linktr.ee/DoacaoPantanal

LOS INCENDIOS EN BRASIL SON UNA CARA MÁS DEL ECOCIDIO PROMOVIDO POR EL GOBIERNO BRASILEÑO - NOTA DE GT HANS JONAS DE ANPOF

Tags: NOTAS

FaLang translation system by Faboba