O governo da emergência: Estado de exceção, guerra ao terror e colonialidade - Prof. Dr. Diego Reis

unnamed 5

Este livro analisa os procedimentos de governo erigidos a partir da política de “guerra ao terror”, suas estratégias, táticas e alvos. Parte-se da hipótese de que para entender as atuais relações entre o governo da emergência, a produção do medo e da (in)segurança é necessário examinar os processos de estigmatização racial implicados no poder punitivo do Estado, bem como as consequências político-jurídicas derivadas dessa paisagem de guerra ao terror.

Deste modo, é adotada uma perspectiva racializada e decolonial, que reconhece os efeitos persistentes da colonialidade nas sociedades subalternizadas, na interface entre a luta por direitos sociais e a anomia; entre a proteção da vida humana e seu extermínio sumário. Trata-se, então, de discutir como a construção discursiva do terror e do terrorista/criminoso/inimigo racializado fundamenta o paradigma necropolítico vigente e a sujeição criminal de corpos racialmente marcados, traduzidos na intensificação das práticas punitivas, em um período no qual as violações sistemáticas dos Direitos Humanos são justificadas em nome da guerra ao terror, ao crime ou às drogas.

Editora: Multifoco
ISBN: 9786599143328
Ano de edição: 2020
Número de páginas: 388
Adquira em: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/o-governo-da-emergencia-estado-de-excecao-guerra-ao-terror-e-colonialidade/ 
 

Tags: LANÇAMENTOS

FaLang translation system by Faboba