UFPE abre concurso para selecionar 127 novos professores do magistério superior

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inscreve, de quarta-feira (15) até 28 de setembro, para o concurso público de provas e títulos que vai selecionar 127 novos professores do magistério superior.

A taxa de inscrição é de R$ 239. O edital n° 45/2018 está disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe).

Acesse em:  https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/VQX2pzmP0mP4/content/ufpe-abre-concurso-para-selecionar-127-novos-professores-do-magisterio-superior/40615

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

1ª) EDITAL 004/2018: PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES está com inscrições abertas, no período de 09/08 a 08/09 de 2018, para a seleção de um (1) bolsista para atuar no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES).
 
Site: http://www.filosofia.ufes.br/

Revista Em Construção Chamada de trabalhos para o Dossiê “Gênero e Conhecimento: Saberes localizados e poder”

Chamada de trabalhos para o Dossiê “Gênero e Conhecimento: Saberes localizados e poder”

Org. Rebeca Furtado de Melo (Colégio Pedro II) e Maria Helena Silva Soares (doutoranda - PPGFIL UERJ)

Prazo para o envio de trabalhos: 18 de novembro de 2018

ARevista Em Construçãotorna pública a chamada de trabalhos (artigos, ensaios, resenhas e traduções) para o dossiê temático Gênero e Conhecimento: Saberes localizados e poder , organizado pelas professoras Rebeca Furtado de Melo (Colégio Pedro II) e Maria Helena Silva Soares (doutoranda - PPGFIL UERJ) . A publicação está prevista para o terceiro número da revista emmaio de 2019. Os trabalhos devem ser enviados diretamente para o site da revista e devem estar em conformidade com as normas de publicação (disponíveis emhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/about/submissions#onlineSubmissions).

Além dos artigos para o dossiê, aRevista Em Construçãotambém recebe,em fluxo contínuo, outras contribuições (artigos, resenhas e traduções) sobre epistemologia histórica e estudos sobre ciências.

Leia Mais

Revista Educação e Filosofia - Chamada de artigos

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Submissões abertas em fluxo contínuo para contribuições nacionais e internacionais de doutores (artigos, resenhas e traduções). Envie seu artigo para publicação no 1º, 2º e 3º quadrimestres de 2019.

A Revista Educação e Filosofia tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento científico.

Normas:http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/about/submissions#authorGuidelines

Contato: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/about/contact

Revista Intuitio v. 11, n. 1 (2018) Dossiê em Filosofia & Probabilidade

pageHeaderTitleImage pt BR

É com grande prazer que informamos a todos/as que já está no ar o v. 11, n. 1 (2018) Dossiê em Filosofia & Probabilidade da Revista Intuitio (PUCRS).

Aproveitamos a oportunidade para agradecer as contribuições de todos/as colaboradoras/es que fizeram parte desse volume, em especial aos organizadores Andre Neiva e Felipe Medeiros.

Desejamos a todos uma excelente leitura.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/…/intui…/issue/view/1240

Revista Dialectus n.12 (2018)

É com satisfação que divulgamos o novo número da Revista Dialectus, dossiê: "A Filosofia Neohegeliana: Sobre a Necessidade de um Debate na Atualidade".

Segue o link desta nova edição: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/issue/view/713

Também convidamos a todos(as) para a chamada de publicação de artigos do nosso próximo número, dossiê: "A Filosofia na América Latina".

Segue o link para a chamada da nossa próxima edição: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/index

Chamada de artigo - Sapere aude

A revista Sapere aude, do Departamento de Filosofia da PUC Minas, abre chamada de artigo para seu próximo dossiê, MARX: 200 ANOS. Submissão até o dia 30 de outubro de 2018.

Em maio de 2018 se comemora os 200 anos de nascimento de Karl Marx (1818-1883) e a revista Sapere Aude abre aos estudiosos de sua obra a oportunidade de apresentar a riqueza de seu pensamento e sublinhar sua relevância para a compreensão da sociedade contemporânea. Ao contrário de alguns juízos que anunciam Marx como um autor ultrapassado, interessa-nos pensar a atualidade de suas teses, nesse momento em que a materialidade das questões econômicas se mostra, de uma forma quase despudorada, como o cerne das contradições que impactam a vida social e política, atingindo a democracia e a noção de justiça social. Nada mais urgente que conhecer, discutir e repensar o lugar de suas contribuições à análise da sociabilidade, de forma a nos reapropriarmos da arma da crítica oferecida por Marx, no sentido de colocar novamente no horizonte a questão da emancipação humana.

http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude

 

Mirabilia Journal 2018/1

À Comunidade Acadêmica,

Informamos o lançamento de Mirabilia Journal – publicação do Institut d’Estudis Medievals (IEM) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) – edição deJunho de 2018, e suas respectivas seções:

ZIERER, Adriana; COSTA, Ricardo (orgs.). Mirabilia Journal 26 (2018/1). Society and Culture in PortugalInternet;

SALVADOR GONZÁLEZ, José María; SILVA, Matheus Corassa (orgs.). Mirabilia Ars 08 (2018/1). Between the sacred and the profaneInternet;

CORTIJO, Antonio; MARTINES, Vicent (orgs.). Mirabilia MedTrans 07 (2018/1). New Approaches in the Research on the Crown of AragonInternet.

Nossa diversidade de trabalhos mostra a pluralidade de perspectivas e abordagens dos temas tratados. O fato de recebermos textos de especialistas de mais de uma dezena instituições acadêmicas de seis países (Espanha, Portugal, Brasil, Itália, Grécia e Argentina) e que superaram o peer review reafirma Mirabilia Journalcomo uma publicação espanhola de alto impacto – indexada, aliás, em mais de oitenta programas internacionais de busca de publicações acadêmicas, especialmente ERIHPLUS (Índice Europeu de Referência para as Ciências Humanas e Sociais), um dos mais prestigiados sistemas europeus, e o cumprimento de todas as características consideradas por LATINDEX ou a boa avaliação de Journal Scholar Metrics. Arts, Humanities, and Social SciencesPor fim, agradecemos a todos os pesquisadores que contribuíram para os presentes volumes.

www.revistamirabilia.com

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (MESTRADO/TURMA 2019)

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura, no período de 16 de julho a 26 de outubro de 2018, das inscrições para o processo seletivo ao Mestrado (Acadêmico) em Filosofia, turma 2019.

As inscrições serão exclusivamente online, conforme estabelece o Edital:

Site: http://www.filosofia.ufes.br/

Chamada de Trabalhos - Revista Kínesis

Prezad@s Pesquisador@s,

A Kínesis (http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/about) recebe trabalhos (artigos, traduções e resenhas) em fluxo contínuo.

Essa chamada de trabalhos é referente ao nosso próximo número, previsto para Dezembro de 2018.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail revistakinesis@ymail.com e devem estar adequados às Normas da Revista (http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/about/submissions

Informamos que estamos na nova plataforma: Open Journal Systems (OJS 3.1.1.2)

Atenciosamente,
Editores

Seleção de Alunos para Mestrado do PPG em Metafísica/UnB

O Programa de Pós-Graduação em Metafísica (PPGμ/UnB) anuncia que as inscrições para a seleção 2019.1 para ingresso de alunos no curso de Mestrado acadêmico estarão abertas no período entre 01/10/2018 e 31/10/2018.

O curso oferece até 20 vagas divididas em duas linhas de pesquisa:

α) Origens do Pensamento Ocidental;

β) Ontologias Contemporâneas.

Confira o edital completo em http://metafisica.net.br/wp-content/uploads/2018/05/edital_2-2018.pdf.

Revista Guairacá - UNICENTRO

Revista Guairacá - UNICENTRO

Número temático: Filosofia Antiga

A Revista Guairacá está recebendo artigos, resenhas e traduções para o volume temático “Filosofia Antiga” que será publicado em dezembro de 2018. A publicação visa abarcar os mais variados estudos a respeito do pensamento filosófico grego e romano. Os materiais deverão ser enviados pelo sítio https://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca até a data de 31 de agosto de 2018.

Editor: Prof. Dr. Juliano Orlandi (UNICENTRO)

Leia Mais

Edital PNPD 2018 PPGFIL/UNB

Edital de seleção para bolsista de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPG-FIL/UnB).
 
O período de inscrição vai de 30 de julho a 13 de agosto de 2018.

Edital PNPD PPGFIL/ UNB

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (MESTRADO/TURMA 2019) UFES

Edital 002/2018

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura, no período de 16 de julho a 26 de outubro de 2018, das inscrições para o processo seletivo ao Mestrado (Acadêmico) em Filosofia, turma 2019.

As inscrições serão exclusivamente online, conforme estabelece o Edital:

http://www.filosofia.ufes.br/

Revista Temporal - novo portal e chamada para artigos

Chamada para artigos Temporal, v 2, n 3, jul 2018

Justiça

Walter Benjamin, em um texto de 1921, cujo teor de complexidade já se enuncia na difícil tradução de seu título Zur Kritik der GewaltPara uma crítica da violência ou Crítica da violência – crítica do poder, pensa como se institui a ordem do direito:
"A justiça é o principio de toda instauração divina dos fins, o poder é o princípio de toda instauração mítica do direito". (Para uma crítica da violência, In: Escritos sobre mito e filosofia, 2011).

A Justiça, ordem divina dos fins, não se estabelece por um código de direito, ordem violenta e mítica dos meios. Direito, poder e violência estão, portanto, imbricados. E a relação entre Justiça e Direito é problemática. Claro que a leitura é polêmica, e aberta a contraposições, mas não deixa de ser atual pensar qual a potência/poder – Gewalt – do Direito e da Justiça nos dias atuais.  O dossiê de nosso próximo número propõe investigar esse poder em suas múltiplas facetas.

Aceitamos contribuições até 31 de julho.

Leia Mais

Mais artigos...